Mergulho Sereno: a cor do ano de 2017, por Tintas Coral

Na última sexta-feira, a Coral reuniu um baita time de arquitetos, designers, jornalistas e blogueiros para anunciar a cor do ano de 2017: Mergulho Sereno, um tom de azul acinzentado super lindo, que vai bem em diferentes contextos.

mergulho sereno cor do ano 2017 header

Esse ano, quem veio apresentar as novidades e falar sobre todo o processo de pesquisa do Colour Futures 2017 foi a Heleen van Gent, diretora do Centro de Estética Global da AkzoNobel (empresa que detém a marca Coral no Brasil). E agora, eu conto tudinho que vi por lá com detalhes para vocês.

Daniel Campos, diretor da empresa, nos deu alguns dados interessantes sobre o uso de cores em residências aqui no Brasil. Através de pesquisas feitas com os consumidores, constataram que dois terços das paredes brasileiras são brancas (ou de tons neutros). O país multicolorido do Carnaval, do frevo, das matas e praias exuberantes prefere, simplesmente, não levar cores para as paredes de dentro de casa.

mergulho sereno cor do ano 2017 12

Outro dado curioso é que o brasileiro demora, em média, 3 anos e meio para trocar as cores das paredes de casa; algumas culturas orientais têm o hábito de mudar as cores todos os anos para renovar as energias dos ambientes e prepará-los para receber os familiares em períodos de festas.
Por que não nos inspiramos neles?

Mergulho Sereno foi eleita a cor do ano junto com o tema “A vida sob um novo ângulo“, que reforça essa ideia de renovação através do uso das cores. Tanto na minha sala quanto naquela parede de triângulos do meu home office, já usei cores bem semelhantes e gosto muito do efeito.

mergulho sereno cor do ano 2017 05

mergulho sereno cor do ano 2017 01

Apesar de ser uma cor fria, ela casa super bem em várias situações, inclusive combinada a outros tons. Usada com cores mais claras, ela ganha um aspecto mais arejado; já em companhia de tons mais escuros, se torna mais dramática.

mergulho sereno cor do ano 2017 02

mergulho sereno cor do ano 2017 04

O Colour Futures é um estudo de tendências que engloba vários setores do mundo inteiro, como arte, arquitetura, moda, design e até comportamento, para definir o que estará em alta. A Heleen deu um show de palestra para falar de todo esse processo e disse que também usam redes sociais, especialmente o Pinterest, como fonte de pesquisa.

mergulho sereno heleen van gent 2

Mas esse é um estudo muito aprofundado e elege não apenas uma única cor como tendência, e sim, uma paleta de várias tonalidades – 45 nesse ano, para ser mais exata. Mergulho Sereno é a grande norteadora, mas outras cartelas de cores também representam temas considerados importantes para o processo de criação para o ano que vem.

São quatro as paletas complementares, que foram definidas com base nas seguintes temáticas: Novo Romantismo, Home Office, Individualismo Compartilhado e Reinvenção do Luxo.

mergulho sereno paletas complementares

Alguns pontos para levarmos em consideração, citados pela Heleen na apresentação desses temas complementares, que acredito que podem ganhar mais destaque na decoração no ano que vem:

Uso de formas pintadas à mão livre

mergulho sereno cor do ano 2017 13

Demarcação de áreas através da pintura

mergulho sereno cor do ano 2017 16

mergulho sereno cor do ano 2017 15

Elementos que estimulem todos os sentidos

mergulho sereno cor do ano 2017 10

mergulho sereno cor do ano 2017 11

Uso de listras na decoração de paredes

mergulho sereno cor do ano 2017 07

mergulho sereno cor do ano 2017 08

Paredes com pintura ombré

mergulho sereno cor do ano 2017 09

mergulho sereno cor do ano 2017 03

Na ocasião do lançamento da cor do ano, também foram anunciados alguns updates no aplicativo Coral Visualizer. Agora é possível compartilhar nas redes sociais suas escolhas de cores para seu ambiente; seus amigos podem dar pitacos e até fazer alterações no seu projeto, para sugerir uma nova cor pra você.

coral-visualizer

Caso você não conheça ainda o aplicativo, ele permite que você simule uma cor específica no seu ambiente, através de realidade aumentada. Outra novidade com esse update é que agora também é possível fazer isso não só por fotos, mas também por meio de vídeo panorâmico. Assim, fica mais fácil de imaginar como aquele ambiente vai ficar com uma determinada cor! Baixe aqui o Coral Visualizer.

Imagens: Divulgação

O que acharam das escolhas do Mergulho Sereno e das paletas complementares? Eu amei o tom!

Deixe uma resposta