4 tipos de móveis que não podem faltar em quarto infantil

4 tipos de móveis que não podem faltar em quarto infantil

As 4 peças básicas que não podem faltar em um quarto infantil

O anúncio de uma gravidez é um momento muito feliz para muitos casais. Alguns passam anos se preparando para esta etapa da vida. Já outros são pegos de surpresa e justamente num momento de crise financeira. 

Só que mesmo com o orçamento apertado, é preciso fazer sacrifícios e ser criativo para montar o quarto mais lindo, seguro e confortável para o novo bebê.

É nesta etapa inicial da decoração do quarto do futuro filho que muitos pais de primeira viagem ficam indecisos sobre quais itens comprar para a ambientação básica do cômodo. 

Enfim, o que não poderia faltar em sua primeira lista de compras, principalmente com relação às peças mobiliárias que podem ser facilmente encontradas nas lojas? É esta pergunta que tentaremos responder no texto a seguir! Continue acompanhando!

quarto infantil

Eliane Mesquita

#1 Camas ou berços

Para cada setor da casa é destinada uma função. Existem áreas de serviços, áreas de estar e lazer, e áreas privativas. E cada uma destas zonas do imóvel só funcionará bem se receber os devidos equipamentos e ou mobiliários em sua decoração. Um quarto, por exemplo, só poderá funcionar como quarto se possuir em seu conjunto um bom leito – já que se trata de um ambiente destinado, sobretudo ao descanso do corpo.

quarto de criança

Andrea Petini

No caso das decorações de quartos infantis, pode-se dizer que a cama é o item mais importante. Pensando na primeira fase de vida da criança, é preciso escolher um berço que atenda bem às suas necessidades. 

É claro que os controversos berços montessorianos podem ser considerados pelos pais, desde que haja um bom planejamento assegurando de que o pequeno esteja sempre em segurança.

Para fases seguintes da vida do pequeno, sai o berço e entra a cama de solteiro – ou uma cama ainda maior, como a king, dependendo da área disponível. 

Além disso, pode ser interessante ter no ambiente um beliche ou bicama – até se a criança quiser receber amigos em casa. E ainda uma cama auxiliar ou sofá-cama para o período da amamentação – quando se deseja dormir junto do filho para monitorá-lo.

quarto infantil

Helaine Goes Pinterich

#2 Armários

Quanto mais idade a criança tiver mais pertences pessoais ela sentirá a necessidade de guardar em seu quarto. Ainda bebê, ela precisará apenas de um gaveteiro com alguns trajes e produtos de higiene. 

Depois, passado alguns anos, precisará de um guarda-roupa. E quando estiver mais velha – e o espaço dos demais armários se mostrar insuficiente – talvez também deseje uma sapateira e baús para cobertas e mais.

quarto de criança

Flávia Campos Arquitetura

Nichos podem ser excelentes peças coringas para decorações residenciais. Em quartos infantis, eles podem assumir dois papéis: funcional e decorativo. 

Nichos fechados são excelentes como substitutos de armários aéreos e podem guardar grupos de objetos pequenos do dia-a-dia da criança. Quanto aos nichos abertos, podem ajudar a expor brinquedos, livros e outros pertences especiais.

quarto de criança

Patricia Kolanian Pasquini

#3 Bancadas

Assim que se inicia o processo de educação da criança é importante incentivá-la a realizar trabalhos manuais – como desenhos, pinturas e outros. E estas atividades podem ser feitas em uma pequena mesinha, acompanha de cadeira ou puff. 

Agora, um investimento ainda mais válido que os pais poderiam fazer para a criança seria a compra de uma escrivaninha.

Sobre esta bancada, no futuro, pode-se colocar um computador. Então, esse móvel irá acompanhar o pequeno em todas as suas etapas, até a fase adulta. 

Logo, esse local poderá ser utilizado não só como ponto de estudos, mas também como estação de trabalho e até de entretenimento. Assim sendo, pode-se considerar também ter nas proximidades gaveteiros, pequenas estantes e mais.

cômoda quarto infantil

Fran Acosta; e BY Arq&Design

#4 Extras

No início da vida, é fácil a criança se assustar com vários movimentos e sons provocados pelos objetos. 

Mas, depois, quando ela estiver maior, poderá receber em seu quarto um espelho para ver seus looks de corpo inteiro, assim como fazem os pais. 

E também poderá ter sua própria televisão, para ver aquelas programações que tem tudo a ver com a sua idade.

Um móvel – extra – que pode entrar na lista de decoração para quarto de bebê é a poltrona de amamentação. 

E para todas as idades, as prateleiras, os assentos-baús com rodízios, e os criados-mudos. 

Para os mais velhos, artigos como penteadeiras, racks, e mais. Use as imagens deste texto para ter um parâmetro do que não pode faltar na decoração do quarto do seu futuro filho ou filha! Felicidades!

quarto de bebê

Schaelly Campos

Anotou os 4 tipos de móveis essenciais para um quarto infantil? Então, não perca mais tempo e vá providenciar agora mesmo!  Estas dicas de decoração de quarto de criança foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta