As 4 peças básicas que não podem faltar em um quarto infantil
O anúncio de uma gravidez é um momento muito feliz para muitos casais. Alguns passam anos se preparando para esta etapa da vida. Já outros são pegos de surpresa e justamente num momento de crise financeira.
Só que mesmo com o orçamento apertado, é preciso fazer sacrifícios e ser criativo para montar o quarto mais lindo, seguro e confortável para o novo bebê.
É nesta etapa inicial da decoração do quarto do futuro filho que muitos pais de primeira viagem ficam indecisos sobre quais itens comprar para a ambientação básica do cômodo.
Enfim, o que não poderia faltar em sua primeira lista de compras, principalmente com relação às peças mobiliárias que podem ser facilmente encontradas nas lojas? É esta pergunta que tentaremos responder no texto a seguir! Continue acompanhando!

#1 Camas ou berços
Para cada setor da casa é destinada uma função. Existem áreas de serviços, áreas de estar e lazer, e áreas privativas. E cada uma destas zonas do imóvel só funcionará bem se receber os devidos equipamentos e ou mobiliários em sua decoração. Um quarto, por exemplo, só poderá funcionar como quarto se possuir em seu conjunto um bom leito – já que se trata de um ambiente destinado, sobretudo ao descanso do corpo.

No caso das decorações de quartos infantis, pode-se dizer que a cama é o item mais importante. Pensando na primeira fase de vida da criança, é preciso escolher um berço que atenda bem às suas necessidades.
É claro que os controversos berços montessorianos podem ser considerados pelos pais, desde que haja um bom planejamento assegurando de que o pequeno esteja sempre em segurança.
Para fases seguintes da vida do pequeno, sai o berço e entra a cama de solteiro – ou uma cama ainda maior, como a king, dependendo da área disponível.
Além disso, pode ser interessante ter no ambiente um beliche ou bicama – até se a criança quiser receber amigos em casa. E ainda uma cama auxiliar ou sofá-cama para o período da amamentação – quando se deseja dormir junto do filho para monitorá-lo.

#2 Armários
Quanto mais idade a criança tiver mais pertences pessoais ela sentirá a necessidade de guardar em seu quarto. Ainda bebê, ela precisará apenas de um gaveteiro com alguns trajes e produtos de higiene.
Depois, passado alguns anos, precisará de um guarda-roupa. E quando estiver mais velha – e o espaço dos demais armários se mostrar insuficiente – talvez também deseje uma sapateira e baús para cobertas e mais.

Nichos podem ser excelentes peças coringas para decorações residenciais. Em quartos infantis, eles podem assumir dois papéis: funcional e decorativo.
Nichos fechados são excelentes como substitutos de armários aéreos e podem guardar grupos de objetos pequenos do dia-a-dia da criança. Quanto aos nichos abertos, podem ajudar a expor brinquedos, livros e outros pertences especiais.

#3 Bancadas
Assim que se inicia o processo de educação da criança é importante incentivá-la a realizar trabalhos manuais – como desenhos, pinturas e outros. E estas atividades podem ser feitas em uma pequena mesinha, acompanha de cadeira ou puff.
Agora, um investimento ainda mais válido que os pais poderiam fazer para a criança seria a compra de uma escrivaninha.
Sobre esta bancada, no futuro, pode-se colocar um computador. Então, esse móvel irá acompanhar o pequeno em todas as suas etapas, até a fase adulta.
Logo, esse local poderá ser utilizado não só como ponto de estudos, mas também como estação de trabalho e até de entretenimento. Assim sendo, pode-se considerar também ter nas proximidades gaveteiros, pequenas estantes e mais.

#4 Extras
No início da vida, é fácil a criança se assustar com vários movimentos e sons provocados pelos objetos.
Mas, depois, quando ela estiver maior, poderá receber em seu quarto um espelho para ver seus looks de corpo inteiro, assim como fazem os pais.
E também poderá ter sua própria televisão, para ver aquelas programações que tem tudo a ver com a sua idade.
Um móvel – extra – que pode entrar na lista de decoração para quarto de bebê é a poltrona de amamentação.
E para todas as idades, as prateleiras, os assentos-baús com rodízios, e os criados-mudos.
Para os mais velhos, artigos como penteadeiras, racks, e mais. Use as imagens deste texto para ter um parâmetro do que não pode faltar na decoração do quarto do seu futuro filho ou filha! Felicidades!

Anotou os 4 tipos de móveis essenciais para um quarto infantil? Então, não perca mais tempo e vá providenciar agora mesmo! Estas dicas de decoração de quarto de criança foram criadas pela equipe Viva Decora.
