Naval: a cor do ano 2020 da Sherwin-Williams

Naval: a cor do ano 2020 da Sherwin-Williams

Um azul profundo, inspirado na tranquilidade de um horizonte entre o oceano e o céu noturno. Assim é Naval, a cor do ano 2020 da Sherwin-Williams, divulgada mundialmente hoje.

Tenho gostado muito das escolhas da marca quanto às cores do ano. Tonalidades mais saturadas, cores de personalidade.

Naval reflete muito um estado de espírito de tranquilidade e introspecção. Um azul marinho expressivo, vivo, mas ao mesmo tempo, contemplativo.

naval
Sherwin-Williams/Divulgação

Como usar a cor Naval na decoração

Levando para o mundo da decoração de interiores, talvez a característica mais marcante dessa tonalidade de azul seja a elegância. Por isso, Naval pode ser usada para compor ambientes sofisticados e sóbrios.

cor do ano 2020
Sherwin-Williams/Divulgação

Por ser uma cor escura, existe um artifício excelente para explorarmos com ela: o contraste. Funciona assim: ela é usada como um pano de fundo para objetos de cores bem claras. Quanto mais clara, maior o contraste.

Por isso, se você quiser destacar objetos decorativos numa parede pintada com a cor Naval, minha sugestão é usar tonalidades próximas do branco. Eles ganharão muito destaque só por estarem numa superfície escura.

sw6244
Sherwin-Williams (via Instagram)

Esse raciocínio também serve para móveis. Veja, no exemplo a seguir, como o sofá não ganhou tanto destaque encostado nessa parede. Isso acontece porque a cor do sofá não contrasta com ela.

Mas não se trata de estar certo ou errado. É apenas um efeito visual provocado pela diferença entre as cores.

Essa é uma cor ótima para ser usada na parede do quarto, já que ela carrega a simbologia da calma e da tranquilidade. É uma cor que convida ao relaxamento e ao descanso.

Por outro lado, cores escuras também podem ser impactantes e ousadas. E se tem um tipo de ambiente onde dá para ousar sem muitas restrições, esse ambiente é o lavabo.

Se você não tem medo de ousar (mesmo que seja no lavabo), minha sugestão é que você pinte não apenas as paredes com esse azul, mas também inclua o teto.

Isso vai criar uma dramaticidade muito interessante, e como os lavabos são ambientes de curta permanência, não tem problema fazer isso.

Truques para usar a cor Naval sem errar

Se você ainda não tem muita afinidade com cores fortes, mas gostaria de experimentá-las, vou dar alguns truques para combinar a cor Naval sem errar.

A primeira dica é pintar somente uma única parede do cômodo. Essa parede será a parede de destaque, aquela que chamará a atenção assim que você entrar no cômodo. Por isso, escolha bem qual ela será!

naval cor do ano
Clem Around the Corner

Outra possibilidade é pintar várias paredes (ou todas elas) pela metade. Por “metade”, não me refiro ao sentido matemático, mas metafórico. Ou seja, não precisa pintar exatamente no meio da parede; pode ser menos que a metade.

Esse efeito fica muito mais diferenciado quando, ao invés de pintar as metades de baixo, você pinta as de cima. Um truque criativo para ressaltar o pé-direito (que é a altura do piso até o teto).

Como combinar Naval a outras cores

A cor do ano 2020 faz parte de uma das 5 paletas tendência que a marca já havia divulgado há algumas semanas e que o Simplichique trouxe em primeira mão. A paleta Alive (Vivo), uma mistura rica e intensa de cores fortes a tons terrosos.

colormix 2020

Naval é uma tonalidade forte de azul, uma cor extremamente poderosa. Seguindo esse pensamento, minha primeira sugestão é usá-la como a protagonista da sua paleta. Isso significa dizer que, nesse caso, ela deve ser a cor mais chamativa.

Uma paleta aconchegante é mesclar Naval a tons de brancos e off-whites. Para aquecer um pouco essa paleta, tons amadeirados completam muito bem essa combinação de cores.

naval
Sherwin-Williams/Divulgação

Reforçando o quesito elegância, a cor Naval, combinada a toques de dourado, resulta numa união extremamente sofisticada e imponente.

Azul e amarelo é uma combinação que nunca dá errado. Mas no caso da cor Naval, que exala uma sensação de calma, o amarelo pode entrar como um toque pontual para destacar alguma peça importante do ambiente.

Como é o caso dos exemplos a seguir. Quartos com a parede azul e o amarelo aparece na roupa de cama, que é o elemento mais importante e necessário em um quarto.

Uma forma diferente de trabalhar a propriedade do contraste com esse azul é substituir o branco por um tom de rosa antigo, mais claro. Essa tonalidade de rosa está muito em alta e também é extremamente elegante.

naval
Sherwin-Williams/Divulgação

Uma combinação rica é misturar azul e vermelho. Com o azul Naval, as tonalidades de vermelho precisam estar apenas em detalhes pequenos, para que ele não brigue muito com a força da cor escura. Acrescente tons neutros, como beges, e amadeirados para ter uma paleta acolhedora, exclusiva e com leves toques de humor.

E para provar que a cor Naval também pode ter uma característica mais lúdica, observe como fica a tonalidade usada em conjunto com salmão. Perceba que, mesmo sendo um ambiente mais expressivo, o mobiliário e os itens decorativos grandes (como o tapete e o pendente) são de cores neutras.

Isso ajuda a equilibrar todas as cores presentes no ambiente. Se você tiver dúvida na hora de tentar fazer isso na sua casa, use essa técnica que não tem erro!

Comente aqui abaixo o que você achou da escolha da cor Naval como a cor do ano 2020 da Sherwin-Williams!


Este post tem um comentário

Deixe uma resposta