Nichos na decoração da cozinha compacta

Nichos na decoração da cozinha compacta

Nichos na cozinha compacta: decoração mais bonita e otimização do espaço

A cozinha é um ambiente importante num imóvel. Sem ela, a casa não poderia funcionar de forma alguma. Trata-se do setor onde as pessoas guardam e preparam seus alimentos. Sendo assim, vai precisar de muitos armários e equipamentos especiais.

E nem importa se a cozinha é compacta, sempre precisará haver tudo isso no local, isso é indiscutível. E para resolver o problema de espaço, os designers dão algumas ideias, como usar nichos.

Tetriz Arquitetura e Interiores e Degradê Decoração

Que tipo de móvel é classificado como nicho?

Quando se fala em nicho, logo vem à cabeça a ideia de uma reentrância na parede. De fato, até pode ser assim mesmo. Agora, para o design, trata-se de mais, uma estante com módulos vazados ou caixas individuais fixadas às paredes da casa.

Sem dúvidas, uma solução inteligente e versátil, capaz de combinar com vários modelos de decoração e servir para organizar vários objetos e acessórios. Algo válido para cozinha compacta!

Podem-se encontrar vários modelos de nichos a venda no mercado. Há peças que são feitas em madeira, em MDF e até mesmo em aço ou vidro. Peças quadradas, retangulares, triangulares e redondas.

Peças com a parte a da frente e a de trás vazadas; e também fechadas, com uma porta articulada maciça, opaca ou transparente. Como é possível perceber, opções de nichos é o que não faltam nas lojas!

Studio Ecoara

Por que os nichos são peças que podem ajudar na otimização da casa?

Agora, por que será que os nichos são tão bons mesmos para a otimização de espaços da casa? Bem, que já brincou com lego ou qualquer jogo similar pode responder facilmente esta pergunta. Nichos são como blocos.

Então, quando empilhados, eles podem virar uma estante, por exemplo. Também podem ser organizados horizontalmente. Complementar um painel maior de madeira ou preencher um vão entre armários aéreos.

Studio Ecoara

Quem tem um trecho de parede vazia, branca e sem utilidade em um canto de casa pode se valer de nichos para preencher o espaço. Isso se chama ‘otimização’! E dentro desses vazados, as pessoas têm o direito de colocar todo o tipo de objeto que quiser.

Dependendo do ambiente e da proposta de decoração, podem ser simples bibelôs ou então equipamentos elétricos – não importa, desde que não sobrecarregue o móvel.

Maria Luisa Mendes

Como usar os nichos em decorações de cozinha compacta?

Cozinha compacta pode ser menos dispendiosa para mobiliar. Porém, por ter um espaço limitado, exige que cada centímetro de sua área seja mais bem aproveitada.

As pessoas precisam de muitos lugares para guardar seus utensílios domésticos. Pois os nichos são uma sugestão que os designers dão para resolver isso – confie com os diversos exemplos encontrados neste texto!

Andrea Petini e Nathalia Bilibio Schwinn

Onde adquirir os nichos

Nas imagens apresentadas, podem-se ver nichos sendo usados de diversas maneiras em cozinhas compactas. Em alguns casos, eles fazem parte da própria estrutura dos móveis. As fábricas de móveis já disponibilizam modulados assim pré-fabricados, o que ajuda ainda mais na otimização da decoração dos imóveis.

E, às vezes, essas peças vêm com espessura maior, luzes embutidas, subdivisões internas e fundo espelhado – um charme.

Lorena Lelis

É possível usar na decoração da cozinha compacta também os nichos que são vendidos individualmente. Eles podem ser facilmente encontrados como kits em lojas de material para construção, podendo fazer conjunto com prateleiras da mesma marca.

Se a pessoa já tiver o balcão da pia e não quiser gastar dinheiro com armários aéreos, pode usar os nichos na parte superior das paredes do ambiente – solução que dá bons resultados visuais!

Onde instalar os nichos

Vários módulos de nichos – abertos e fechados, brancos e coloridos –, quando agrupados juntos, podem formar um enorme quadro de armários.

TT Interiores e Andrea Bento

Mas a pessoa pode ter também armários comuns misturados aos módulos de nichos, tanto faz. Tudo vai depender do orçamento da pessoa, de quanto espaço livre tem nas paredes da cozinha e a proposta de decoração que ela pensou para a sua casa.

Andrea Petini

O que colocar nos nichos

Dentro da cozinha, os nichos podem abrigar vários objetos. Quando perto do fogão, eles podem servir para guardar os vidros de temperos e os livros de receita. Sobre o balcão de condimentos, vidros com massas e bolachas, além de bules e xícaras de chá.

Liliana Zenaro e Alcione Cavanholi

Entre a sala e a cozinha, garrafas de vinho. E sobre a pia da cozinha, vasos com ervas e, dependendo do tamanho do módulo, até o micro-ondas ou outros equipamentos elétricos, tipo a cafeteira.

CASAon CASAon e KTA Arquitetura

Olhe novamente as imagens apresentadas neste texto. Gostou das ideias? Use-as como inspiração caso esteja pensando em redecorar a casa!

Observe como, em todos os casos, a decoração de uma cozinha compacta ficou mais bonita e seu espaço melhor otimizado com o uso de nichos.

Veja como essas peças combinam ou se destacam no cenário; e como até mesmo ajudam a disfarçar a integração entre ambientes!

Estas dicas de decoração de cozinha compacta foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta