Os ovos de Páscoa simbolizam o renascimento da vida e, segundo a tradição, quanto mais coloridos, melhor. Apesar de estarmos mais familiarizados com os de chocolate, em vários lugares do mundo os ovos de Páscoa são os de galinha mesmo, personalizados com as mais diferentes técnicas artísticas.

Além de serem mais saudáveis que os doces, decorar ovos de Páscoa é um excelente exercício de criatividade. E contrariando o que muita gente pensa, eles não são desperdiçados depois dessas customizações. Dependendo da arte, os ovos podem ser personalizados crus ou cozidos. Seja como for, ao quebrar a casca, o alimento vai estar intacto e, por isso, poderá ser consumido normalmente.

Decorar a casa com ovos pintados é uma maneira diferente de celebrarmos essa época tão festiva. Por isso, selecionei algumas ideias para que você possa se inspirar a botar a mão na massa nessa Páscoa. Vamos conferir?

COMO DECORAR OVOS DE PÁSCOA

Pintar é uma bela forma de customizar ovos de Páscoa. Use corantes alimentícios ou faça seus próprios pigmentos, usando a água de cozimento de algumas verduras e temperos. Por exemplo: beterraba, para cores púrpuras, repolho roxo para cor azul, cenoura para cor laranja, açafrão, amarelo, e por aí vai.

Com essas tinturas, você pode decorar ovos já cozidos – eles serão um charme também na mesa de café da manhã da Páscoa. Mas se quiser usar tintas comuns, é melhor fazer essas intervenções nos ovos crus, pois assim, é só quebrá-los depois de maneira que a parte líquida não tenha contato com sua personalização.

Ovos com pintura aquarelada são um encanto! Para quem não conhece, essa é uma técnica que se faz com tinta e água. O resultado é uma pintura bem delicada, em tons suaves e contornos irregulares. Vale até arriscar várias cores no mesmo ovinho, fica lindo demais.

ovos de Páscoa

Foto: A Pumpkin and a Princess

Já ouviu falar na técnica da marmorização? É bem fácil de fazer com esmaltes de unhas; eu já ensinei aqui nesse post. Mescle cores diferentes para ter um efeito bem bonito nos ovos de Páscoa.

ovos de Páscoa

Foto: Little Inspiration

Ovos metalizados com detalhes feitos em caneta giz sugerem uma proposta mais contemporânea. Mas nem por isso deixam de ser lindos!

ovos de Páscoa
Foto: Delineate Your Dwelling

Aqueles que possuem talento para lettering podem decorar os ovos com as iniciais de pessoas queridas. Essa ideia é muito boa para usar também como marcadores de lugares, para quem curte caprichar nas mesas postas.

ovos de Páscoa

Foto: Simple as That

Pintura geométrica é uma de minhas paixões. E pra mim, quanto mais colorido, mais bonita fica a arte. Se você gosta de cores mas ainda tem um medinho de ousar nas suas paredes, experimente pintar seus ovos de Páscoa. Quem sabe assim, você não se anima a tentar essa técnica na sua casa depois disso? 😉

ovos de Páscoa

Foto: Sparkle Living

Outra técnica que você pode experimentar aqui é o pontilhismo. Ela consiste em criar figuras pela união de vários pontinhos. Dá pra fazer com canetinha, com pincel, ou até molhando a ponta de um palito num pouco de tinta. Fique à vontade também para brincar com cores diferentes e criar símbolos, letras, objetos ou o que mais sua criatividade permitir.

ovos de Páscoa

Foto: Designer Trapped in a Lawyer’s Body (via Reasons to Skip the Housework)

As crianças amam ovos de Páscoa decorados! Essa ideia é perfeita para os amantes da Elsa e companhia, com a temática Frozen. Pode até experimentar fazer apliques de glitter (ou açúcar colorido) na casca do ovo, com cola branca mesmo.

ovos de Páscoa

Foto: Poofy Cheeks

Olha que ideia sensacional! Disponha um ovo tingido dentro de um vasinho e você terá pequenos “cactos de Páscoa”. Super diferente e divertido! Ainda dá pra complementar a decoração com confeitos de chocolate (ou até perolados) para simular pedrinhas dentro dos vasos. Ótima sugestão de lembrancinha de festa, que pode ser, inclusive, com um ovinho de chocolate mesmo.

ovos de Páscoa

Foto: Quartz and Leisure

Tudo da Pantone fica lindo, não tenho como negar. A pintura do ovo é até simples; o pulo do gato aqui é fazer as letrinhas. Para isso, você vai precisar de papel transfer, uma espécie de decalque que você imprime em casa e o que sai no papel será transferido para a superfície desejada – nesse caso, seus ovos de Páscoa. Quem quiser, pode se arriscar a fazer a arte à mão livre também.

ovos de Páscoa

Foto: How About Orange

Tem ideia nível hard também. Usando canetinha, é possível criar figurinhas caricatas para seus ovos, dando uma cara mais divertida e moderna a eles. Bem legal para criar expressões de surpresa e usá-los na caça aos ovos.

ovos de Páscoa

Foto: Sicou

E que tal usar seus ovos de Páscoa como mensagens motivacionais? Escreva e desenhe palavras de ânimo neles, para presentear de uma maneira bem diferente e criativa.

ovos de Páscoa

Foto: Walk in Love

A temática de galáxia é sempre um deleite para os olhos. Super fácil de fazer, mas que requer algumas etapas, já que a pintura é feita por camadas. As cores mais escuras primeiro, como o preto e os azuis marinhos, e os violetas depois. Espere secar e respingue tinta branca e dourada para criar o efeito de estrelas.

ovos de Páscoa

Foto: Dream a Little Bigger

Uma pintura super simples de fazer, mas que dá um resultado bem singelo: dê algumas voltas de forma aleatória ao redor do ovo com elásticos e pinte ele assim. Depois, remova esses elásticos e pronto!  Um efeito bem moderno que nasce a partir de uma técnica super simples.

ovos de Páscoa

Foto: Our Chocolates Havings

E quem não ama estampa de poá, não é verdade? Um dos padrões mais românticos e fáceis de fazer. Com um furador de papel, fure várias vezes um pedaço de papel contact, não importa de que cor. Cole essas bolinhas ao longo da casca do ovo e pinte-os. Depois que a tinta secar, tire os pedaços de contact deles e pronto!

ovos de Páscoa

Foto: Abbie Living

Por fim, um dos materiais que mais gosto de usar: washi tape! Também é possível decorar belos ovos de Páscoa com elas. Faça recortes nas fitas, de maneira aleatória mesmo, e cole na casca para criar padrões e estampas personalizadas. Coisa linda de ver!

ovos de Páscoa

Foto: Lovely Indeed

Eu confesso que não tenho o costume de decorar ovos de Páscoa, mas fiquei muito tentada a experimentar esse ano. Vocês têm esse costume?

Compartilhe: