Papel de parede para personalização dos ambientes de casa

Papel de parede para personalização dos ambientes de casa

Segredos para arrasar usando papel de parede na decoração

A maioria das pessoas sabe o que é um revestimento de papel de parede. Existem vários modelos à venda nas lojas – em diversas cores, texturas e acabamentos. Tem para todos os gostos e bolsos. Um é mais lindo que o outro. 

E sempre é possível encontrar pelo menos uma opção que combine com a decoração de um determinado ambiente, seja ele no estilo que for. Saiba mais sobre como usar papel de parede nos interiores de casa.

papel de parede na decoracao
Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Vantagens dos de papéis de parede

O papel de parede é um material que está presente em muitos momentos da história da arquitetura e do design de interiores. 

No passado, ele era utilizado, sobretudo, em ambientes de palácios e residências de famílias nobres. Mas, hoje, pode ser visto em casas de todo o tipo, combinando bem com decorações contemporâneas de diversos estilos.

Já há anos, descobriu-se que o papel de parede é um tipo de revestimento que pode ajudar a manter os ambientes aquecidos. Por isto é que ele ficou, por muito tempo, mais popular em países como da Europa e norte da Ásia. 

Depois, chegou à América. E aqui no sul do continente acabou sendo explorado para outros fins. Afinal, nos trópicos, não é necessário manter as casas aquecidas do mesmo modo.

Nas decorações de residências brasileiras de diversos períodos é possível ver exemplos de uso de papel de parede. 

Mas, talvez, desde o princípio, a ideia das pessoas era de utilizar este material para embelezar os interiores. Isto era, para muitos, o sinônimo de status e de riqueza – e assim ainda é em muitas casas de famílias mais ricas, sofisticadas.

sala de estar com papel de parede bege
Helena Koki

Só que o fato de o papel de parede aparecer em modelos de arquitetura e design de outras classes sociais denuncia que este material pode simbolizar, hoje, muito mais. 

Na verdade, papéis de parede podem ser, na verdade, um ótimo recurso para personalização de ambientes. Ou seja, é um jeito de dar um toque personalizado ao lar, deixando-o mais ao gosto e próximo ao estilo de seus moradores.

papel de parede na sala de jantar
CASA COR 2016

Sabendo de tudo isto, os fabricantes de papéis de parede continuaram suas pesquisas e aprimoraram esta técnica de revestimento. 

Agora, é possível ver, no mercado, papel de parede feito de outras matérias-primas, além da celulose – como é o caso do papel em vinil, por exemplo. E também papel de parede em diversas estampas e cores – alguns até mesmo brilhantes e em alto-relevo, criando efeitos em 3D.

quarto de casal com papel de parede 3D
Renata Basques
quarto de casal com papel de parede neutro
Espaço do Traço Arquitetura

Ideias inovadoras para aplicação de papel de parede

Papel de parede pode ser usado de diversas, divertidas e criativas maneiras em interiores. Pode-se aplicar papel sobre bancadas de móveis, no fundo de nichos, e na parte da frente de gaveteiros, por exemplo. 

Claro que o ideal é aplicar mesmo tal material nas superfícies para o qual foi projetado, as paredes. Mas ele também pode ficar lindo em tetos. Pense nisto.

Existem os papéis comuns, que devem ser aplicados às superfícies com ajuda de uma cola especial. E ainda tem os papéis com película adesiva – bem mais fáceis de serem instalados. 

De qualquer modo, ambos os tipos são capazes de criar lindos efeitos – basta ter atenção às emendas. Papéis podem provocar ilusões e fazer as pessoas enxergarem os ambientes de casa de modos diferentes. Ou seja,vale a pena apostar em sua utilização.

sala de tv com papel de parede listrado
Migs Arquitetura

Decorações de áreas secas

O mais comum é usar papel de parede em decorações de salas e quartos. Especificamente nas salas, pode-se colocar papel de parede em todas as paredes. 

Contudo, o resultado fica melhor se o decorador se detiver a aplicar este material à apenas uma superfície – talvez atrás do sofá ou do painel para TV. São exemplos de modelos, para este tipo de caso, papéis que imitam pedra, concreto, listrados, geométricos, e em 3D.

Já para dentro dos quartos, indica-se a aplicação de papel de parede sobretudo atrás da cabeceira da cama. 

Para os quartos de casal combinam os papéis em tons neutros – como os floreados e os em arabescos. E para os quartos de crianças ficam lindos os papéis mais lúdicos, em tons pastéis, estampados com figuras que lembram o universo infantil – como os personagens de desenhos animados.

quarto com papel de parede geometrico
Amis Arquitetura & Design
quarto de bebe com papel de parede
Quattrino Arquitetura e Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira

Decorações de áreas úmidas

Sim, já existem papéis de parede que podem ser aplicados a áreas úmidas da casa. Dentro das cozinhas, fica legal instalar papel em zonas como entre o armário aéreo e o balcão inferior – mas longe da pia, que é uma região com acúmulo excessivo de umidade. 

Também como pano de fundo da mesa de refeições – talvez apresentando uma estampa que estimule o bom apetite; em cores como alegres, como verde, vermelho e laranja.

Agora, quanto aos banheiros, não é indicada a aplicação de papel de parede – sobretudo em zonas de box de chuveiro ou banheira. Talvez, o revestimento de papel deva ser destinado apenas aos lavabos. 

Neste caso, pode-se aplicar papel nas quatro paredes do cômodo ou somente atrás do espelho. Usar um papel que seja mais ousado, de cores fortes – como folhas e imitações de madeira e ladrilho. Reflita sobre estas ideias.

papel de parede no lavabo
Camila Tann e Juliana Conforto
lavabo com papel de parede
Conceição Estrela Pinto Barbosa e Thamires Oliveira

Fica lindo papel de parede na decoração, não acha? Por que você não experimenta em sua casa?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

peraí...

Tenho dicas ainda melhores para você!

Aqui no blog é só a cereja do bolo… quero te ajudar com dicas de decoração bem mais completas – e de graça!