Fotografias: ideias para a criação de uma parede de memórias

Fotografias: ideias para a criação de uma parede de memórias

Alegre-se com as melhores lembranças da vida:  como criar uma parede de memórias

A vida é desafiadora. Tem dias que estamos menos animados, mas é normal. Justamente por isto é interessante espalhar pela casa elementos que ativem a nossa felicidade.

Artigos de decoração que possam nos trazer a lembrança de momentos memoráveis, as realizações que tivemos e as conquistas alcançadas. Nesta lista podem estar itens como luminárias, quadros e outros. Que tal montar uma parede de memórias na sua casa?

parede de memórias
Henrique Yokoyama Ortis

O que é uma parede de memórias?

Todos os elementos da decoração da sua casa podem parecer especiais para você – principalmente se escolheu cada um deles pessoalmente nas lojas. 

Mas alguns, mais especificamente, lhe parecerão ainda mais preciosos, os quais não quererá abrir mão mesmo depois de muito tempo. São estes: peças herdadas de família, presentes de amigos, criações dos filhos, lembranças adquiridas em viagens, e outros.

É interessante que coisas assim não fiquem escondidas dentro de caixas e armários. Na verdade, é melhor que elas sejam expostas em um cantinho especial do seu imóvel, o que pode ser, aliás, uma estante, um aparador ou mesmo uma parede. 

E é esta última alternativa que iremos destacar neste texto. Em resumo, parede de memórias seria uma superfície coberta de elementos que ajudariam a instigar em nós as boas memórias.

decoração com fotos
Ana Carolina Campos França e Casa Aberta

O que colocar em uma parede de memórias?

Antes de tentarmos lhe responder esta pergunta, você precisa nos responder outras. Por exemplo, o que te faz feliz? O que te anima e incentiva no dia-a-dia? O que despertaria a sua criatividade e imaginação? Quais os seus interesses? As pessoas que mais ama? As paisagens que mais aprecia? As comidas mais gostosas que já provou? Os passeios mais emocionantes que já fez?

Com base nestas questões, pode-se ter uma ideia dos objetos que seriam mais interessantes para fazer parte de uma parede de memórias na decoração da sua casa. Como você traduzirá as respostas é o desafio. Pode ser por meio de molduras, esculturas, desenhos, pratos, cestarias, luminárias e muito mais. E estes itens podem ser fixados com pregos e parafusos direto à superfície ou ficarem em nichos e prateleiras.

decoração afetiva
Lays Sanches Arquitetura + Decor + Ideias

Como criar uma parede de memórias com fotos da família?

Observar fotografias é o melhor jeito de ativar a nossa memória para os momentos do passado que desejamos relembrar. E estes retratos podem ficar lindos dentro de molduras e serem agrupados das formas mais diferentes. Alguns exemplos bem bacanas são mostrados nas ilustrações deste texto. Vamos falar sobre elas.

Antes de tudo, devemos citar onde é interessante criar uma parede de memórias com fotos. Bem, em tese, em qualquer lugar da casa. Em alguns casos, vemos retratos expostos em decorações de banheiros, cozinhas, varandas e mais. 

Agora, não é bem esta a intenção da proposta trazida para este artigo, que é criar um cantinho especial que remeta às memórias mais bonitas de toda uma família.

parede de memórias
Casa Aberta

Se as memórias pertencem somente a um casal, podem ficar expostas em um mural ao lado da cama ou até mesmo embutido na cabeceira – como visto num dos exemplos. 

Em escritórios – sobretudos os compartilhados – também pode ser interessante criar uma parede de fotos bem criativa – talvez com recortes, colagens e mais. E, por fim, em corredores que ligam os quartos, nas salas íntimas, e nos quartos de crianças.

como decorar com fotos
Maria Helena Torres
fotos na parede
Lucia Manzano e Revista Viva Decora

Existem murais de fotos prontos à venda nas lojas que podem muito bem fazer parte desta sua parede de memórias. Você também pode criar uma espécie de árvore genealógica utilizando adesivos e pequenos quadrinhos. 

Fazer um varalzinho com ajuda de barbante e grampos de papéis. Apoiar quadrinhos em prateleiras. Misturais molduras ovais e retangulares. Ou criar um agrupamento bem simétrico.

parede de memórias
Casa Aberta
fotos na parede
Deva Soares
parede de fotos
Danyela Corrêa e Conceição Estrela Pinto Barbosa

Muitas propostas de decoração modernas dão, como solução, a criação de um mural de fotos na parede utilizando fitas adesivas. 

Fotos devem ser impressas em papéis e com tintas de melhor qualidade. Contudo, mesmo assim, elas podem trabalhar com o tempo por conta da umidade no ar. Então, se puder, prefira colocá-las dentro de molduras com fechamento de vidro anti reflexo.

Então, o que achou de todas estas sugestões? Agora é só juntar todos os itens especiais de memórias, incluindo as fotos mais bonitas de sua família, e montar um cantinho especial dentro de casa.

parede de memórias
Casa Aberta

Essas dicas para criar uma parede de memórias foram criadas pela equipe Viva Decora.

Este post tem 2 comentários

  1. Muito boa essa idéia! Amei!

    1. Que joia, Cida!! 😍

Deixe uma resposta