Cama, guarda-roupa, penteadeira… veja TUDO o que não pode faltar em seu quarto
Existe pelo menos uma peça fundamental para o funcionamento de cada ambiente da nossa casa. Nos quartos, por exemplo, não pode faltar a cama, onde vamos descansar os nossos corpos – o propósito principal deste ponto do imóvel.
Agora, pode ser que, dependendo do nosso desejo ou necessidade, tenhamos outros móveis no local – como penteadeira, sapateira, cômoda e mais.
A questão é que, tirando as peças principais das decorações, existem também as complementares. Estas, aliás, podem ser coringas nas composições, enfatizando estilos e acrescentando mais vida e função aos cenários tratados.
Ou seja, itens assim também possuem certo grau de importância nos projetos – algo que não deve ser ignorado. Descubra quais peças seriam estas quando se trata de planejamento de quarto.

Diferentes projetos de quartos e seu público-alvo
Pode parecer que o passo-a-passo de qualquer decoração de quarto é igual, mas não é. Obviamente, muito das diferenças de cada projeto vai depender do seu público-alvo, melhor dizendo, de quem se destinará este cômodo da casa.
Por certo, um quarto de criança não pode ser pensado igual a um quarto de adolescente e o mesmo de um casal. São planos de necessidades diferentes. Fora que cada pessoa tem suas preferências particulares.

O planejador de interiores precisa, então, conhecer muito bem o seu cliente. Ele deve saber qual o seu gosto e desejo, e todas as atividades que deseja desempenhar neste ponto do imóvel.
Se este quarto será só um local de descanso ou também de namoro, estudo, trabalho, ginástica, maquiagem, gravação de vídeos, partidas de videogame, reunião com amigos e mais. Eis a importância do diálogo constante entre as partes.

Segredos da decoração de quartos
Quartos de adultos costumam ser mais simples de detalhes. Em comparação, os quartos de crianças já apresentam muitos cantinhos bem elaborados, com imagens lúdicas e educativas.
Mas os mais velhos possuem mais tempo de vida guardando pertences. Ou seja, eles devem provavelmente precisar de mais espaço de armazenamento de objetos dentro do quarto.
Enfim, os projetistas precisam atender cada público de um modo muito particular, pensando na etapa de vida que estão hoje, mas também no seu futuro.
Por exemplo, a decoração de um quarto de criança precisa acompanhar o seu crescimento, com móveis que sejam capazes de mudar a sua forma e ou função com o tempo. Já para as decorações de quarto de adulto, a iluminação mista é o detalhe que ganhará mais importância.

Móveis que não podem faltar no seu quarto
Uma coisa é certa, adultos e crianças precisam de um local para dormir. A cama, certamente, será a peça mobiliária principal na ambientação de seus quartos, guiando completamente o layout destes cômodos.
Mas depois, havendo espaço, pode-se otimizar a área livre restante com outros móveis – o tamanho destas peças e a sua relevância na composição vai mudar de acordo com a faixa etária do usuário do quarto.

Assim, vamos lhes explicar melhor. Para um quarto de bebê, não se tem muitos pertences para guardar e pode ser que uma cômoda seja o bastante para todas as roupas e brinquedos – fora que este móvel ainda pode ser usado como trocador.
Contudo, os pais da criança podem sentir a necessidade de ter, no local, uma poltrona de amamentação e uma cama auxiliar, para a vigilância do filho.

Quando a pessoa é mais velha, na fase escolar, ter uma mesinha de estudos ou escrivaninha no quarto, além de pequenas estantes e um guarda-roupa, é interessante.
Sendo jovem, ela vai começar a ler na cama e precisar de um criado-mudo com abajur e uma mesa mais apropriada para apoiar o seu notebook. Moças ainda adoram ter no seu ambiente privado uma mesa de maquiagem ou penteadeira, sapateira e cabideiro.

Enfim, chega-se a fase adulta. Neste momento, deseja-se ver mais televisão no quarto, por isto um painel para TV é acrescentada à decoração do ambiente.
Também é utilizado um modelo de guarda-roupa maior, com áreas diferentes para cada lado do casal. E, talvez, se couber no ambiente, um calceiro ou recamier frente à cama e uma pequena área de estar perto da janela, com direito a uma poltrona ou chaise.

Agora é a sua vez de pensar no que não poderia faltar na decoração do seu quarto. Monte sua lista de desejos e comece agora mesmo esse projeto!
Essas dicas de decoração para quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.
