Penteadeira: um salão particular na decoração do quarto

Penteadeira: um salão particular na decoração do quarto

Penteadeira: seu salão particular em seu quarto

Qual vaidoso não sonharia com uma linda penteadeira dentro de casa? Este móvel super charmoso pode ser destaque da decoração de muitos quartos – sobretudo dos de solteiro feminino.

Afinal, nunca as pessoas se preocuparam tanto com a aparência, a conservação da idade e a expressão de um estilo visual. Sendo assim, tal canto da casa pode se tornar um verdadeiro símbolo desta luta por uma boa saúde e estética.

Neste texto vamos conferir algumas características de design que podem fazer toda a diferença na beleza e na funcionalidade das penteadeiras. Também vamos entender como este tipo de móvel pode ser harmonizado à uma decoração, se tornando até mesmo o ponto focal principal do cenário. Confira.

penteadeiras na decoração
SP Estudio e Eliane Mesquita

O que não pode faltar em sua penteadeira?

Como executar e como apreciar o resultado de uma boa maquiagem ou de um penteado de cabelo sem um espelho? Pois então, o espelho é um item obrigatório em toda penteadeira.

Aliás, pode-se dizer que é este detalhe que diferencia tal móvel de uma bancada de estudos ou de trabalho qualquer. E o espelho pode ser parte integrante da sua volumetria ou aparecer como um item separado, apoiado sobre o tampo.

É interessante ter em uma penteadeira também algumas gavetas – o máximo delas que couber sob o nível da bancada. Outra ideia bacana também é – em substituto às gavetas – a criação de um nicho oculto sob o tampo. Espaços assim servem exclusivamente para a pessoa guardar muitos de seus itens pessoais de maquiagem e cabelo.

penteadeira com espelho
Studio Canto Arquitetura e Priscila Fernandes Arquitetura

Para que estas miudezas possam ser rapidamente encontradas, o ideal é prever subdivisões – ou seja, separadores – para as gavetas e os nichos internos da penteadeira.

Todo o restante do material precisará ficar em caixinhas organizadoras ou porta-trecos sobre a bancada. E peças como estas podem, inclusive, ajudar a destacar a penteadeira, dando mais charme e colorido a este ponto do quarto.

Tais potes e suportes de maquiagens sobre a penteadeira podem ser acompanhados de vidros de perfumes, vasos de flores e porta-retratos. Só que é preciso ter bastante cuidado para não encher o local com elementos desnecessários. Quanto mais livre estiver o tampo da mesa, para que a pessoa possa espalhar seus objetos e se instalar no local com mais conforto, melhor. Lembre-se disto sempre.

quarto com penteadeira
Karen Pisacane e Maíra Marchió

Estilos de penteadeira mais na moda

É impressionante como os fabricantes de móveis têm nos surpreendido cada vez mais. Todo ano são lançadas mais e mais peças mobiliárias diferentes. Quanto às penteadeiras, as opções sob medida – preferencialmente em MDF e na cor branca ou amadeirado claro – são as que têm sido mais requisitadas. O motivo é que elas se adequariam melhor a diversos modelos de design e decoração de quartos.

penteadeira branca
FENDI Marcenaria Moderna
Tetriz Arquitetura e Interiores e Anna Paula Moraes

Claro existem também as penteadeiras em cores vibrantes, que combinam muito bem com ambientes com aspecto mais jovial e alegre. E este seria, justamente, o astral que as pessoas tanto buscam para si quando se olham no espelho.

Portanto, são móveis a ser considerados, sim, para a decoração de quarto de criança, quarto de adolescentes, e espaços femininos em geral.

quarto infantil rosa
Katia Llaneli

Outro tipo de penteadeira que está bastante na moda atualmente são as penteadeiras em estilo vintage ou retrô. Sabe aquele móvel garimpado em um brechó ou aquele móvel lindo herdado da avó?

Exatamente. Peças assim estão voltando com tudo para as propostas contemporâneas de design e de decoração de interiores. A diferença é que elas surgem agora nos cenários totalmente personalizadas – com muita cor, estampa e brilho.

Penteadeiras com uma pegada assim, mais antiga, ficam lindas misturadas a outros móveis de traços modernos. Deste modo, ambientes onde elas se encontram – como banheiros, quartos e closets – ficam muito mais atraentes ao olhar. Para personalizar este tipo de móvel, uma ideia é pintar com tinta esmalte à base d’água parte de fora, trocar os puxadores, e forrar com tecidos estampados dentro das gavetas.

móvel de vidro no quarto
Piloni Arquitetura e Karen Pisacane

Como usar penteadeira na decoração do quarto?

Uma penteadeira antiga, escura ou colorida já vai chamar por si só bastante a atenção em meio à decoração de um quarto. Mas é óbvio que tem jeitos de deixar este canto do cômodo muito mais atraente. Os próprios acessórios e ornamentos sobre a bancada já é uma alternativa. Além disso, tem a questão da iluminação ambiente também.

É imprescindível pensar na iluminação em torno da penteadeira. Contar apenas com a luz que fica no centro do teto do ambiente não dá. Neste caso, é preciso instalar também pontos auxiliares próximo da mesa, deixando a imagem da pessoa mais clara diante do espelho – mas sem provocar ofuscamentos, claro. E é preciso dizer também que se deve estudar o tom das lâmpadas para estes aparelhos.

porta maquiagem
Tetriz Arquitetura e Interiores e Leonardo Muller

Na dúvida de qual penteadeira escolher, como personalizar o móvel ou destacar na decoração do quarto? Confira as imagens, aposte em sua criatividade e tome uma decisão!

Essas dicas de como utilizar a penteadeira na decoração do quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta