4 técnicas de pintura para você repaginar seu móvel

4 técnicas de pintura para você repaginar seu móvel

Aprenda quatro técnicas de pintura fáceis, bonitas e baratas para mudar a cara dos seus móveis

Pintura é uma das maneiras mais fáceis e baratas de repaginar um móvel, mas quando a gente pensa em fazer um trabalho mais exclusivo, só passar tinta não basta. Personalizar essa pintura com algumas técnicas de pintura específicas pode dar ao móvel uma cara única, e o melhor: deixar você morrendo de orgulho por ter feito com as próprias mãos.

Selecionei quatro técnicas de pintura em móveis fáceis de fazer, para inspirar e motivar você a começar nesse encantador mundo das repaginadas. Dessa forma, você terá um móvel novinho muito mais barato do que um comprado já pronto.

1. Stencil

técnicas de pintura
técnicas de pintura
Imagens: via

Stencil (ou estêncil, na tradução aportuguesada) é um tipo de pintura feita através de um molde vazado, usado para fazer padrões artísticos repetidos com precisão. Existem lojas especializadas que vendem modelos prontos, e as estampas são bem variadas, para todos os gostos.

técnicas de pintura

técnicas de pinturaImagens: via

Mas é claro, com muita criatividade, você pode fazer um stencil próprio. Basta criar um molde com qualquer material impermeável à tinta e deixar livres os espaços onde você quer pintar. Fita crepe funciona, mas seu molde será descartável: depois que retirar, você não vai poder reaproveitar em outra pintura.

Use um papel resistente ou chapas de radiografia usadas para fazer seu stencil. Recorte o desenho dentro com um estilete bem afiado e manda ver na sua pintura.

técnicas de pinturaImagem: via

2. Pintura Dip Dye

técnicas de pinturaImagens: via

Essa é uma das técnicas mais fáceis de pintura que eu conheço. Já fiz um post super explicativo falando sobre ela; basta pintar uma parte do móvel, dando a impressão de que aquele pedaço pintado foi mergulhado dentro do balde de tinta.

Já até coloquei em prática essa técnica num banquinho daqui de casa com tinta azul; hoje, ele é meu criado-mudo, e é esse que vocês estão vendo na foto abaixo, do lado direito.

técnicas de pinturaImagens: 12

Na pintura dip dye, a gente só pinta um pedacinho do móvel, por isso ela é super fácil e econômica de fazer. Muito legal para dar um borogodó naqueles móveis feinhos que a gente sempre tem em casa. Olha como ficou essa cadeira de plástico com os pezinhos pintados:

técnicas de pinturaImagem: via

Quem diria, hein?

3. Ombré

técnicas de pinturaImagem: via

Ombré é o tipo de pintura feita com degradê de tonalidades. O post que eu explico sobre dip dye também fala dessa técnica, vale a pena como leitura complementar. E esse degradê pode ser feito de várias formas num móvel. Usar duas cores de tinta em spray é uma delas; o importante é que a transição entre as cores seja bem suave.

técnicas de pinturaImagens: 12

Se seu móvel tiver gavetas, melhor ainda. Uma das opções é pintar cada gavetinha de uma cor, deixando uma mais escura, outra um pouco mais clara, e assim por diante, até ter uma sempre mais clarinha que a outra. Fica muito lindo!

Num post desses, eu não poderia deixar de falar na Veronica Kraemer do Além da Rua Atelier, que faz trabalhos incríveis de pinturas em móveis e domina com maestria todas essas técnicas. Nesse banquinho azul, ela fez uma pintura ombré linda, bem discreta, e o melhor é que ela ensina como fazer em vídeo, não deixe de ver!

técnicas de pinturaImagem: via

4. Pátina

técnicas de pinturaImagem: via

A pátina é aquela pintura que aparenta estar bem desgastada e que, apesar de parecer complicada, também é simples de fazer.

técnicas de pinturaImagens: 12

Existem várias maneiras de aplicar o efeito de pátina na madeira, mas o mais comum é pintar o móvel normalmente e, depois que a tinta estiver seca, dar umas lixadinhas de leve para ir retirando aos poucos a tinta. Funciona bem e a peça ganha um ar bem sofisticado e romântico.

técnicas de pinturaImagem: via

Qual dessas técnicas de pintura é a preferida de vocês? E alguém aí já colocou alguma delas em prática?


Tem mais Simplichique aqui:

Este post tem 5 comentários

    1. Quero ver como vão ficar esses móveis aí, viu Layde! Adoro incentivar esse tipo de trabalho e tenho certeza que sua casa vai ficar muito mais enriquecida e linda com eles repaginados!
      Um beijão!

  1. Manu acompanho sempre suas dicas, elas foram valiosas para a customização de alguns móveis antigos que adquiri. Parabéns pelo blog e pelas dicas deste post.
    Sucesso sempre. Abraços

    1. Gláucia, que delícia de comentário! É muito gostoso ter esse feedback, você não sabe como isso me gratifica! Espero poder ajudar cada vez mais!
      Muito obrigada pelo carinho!

  2. Manu querida, é uma honra estar aqui, num post tão lindo como este!!!
    Amo todas as pinturas das quais você falou!
    Obrigada e parabéns por este blog, cada dia mais incrível!
    Beijosssssssssss
    Vero

Deixe uma resposta