Aprenda quatro técnicas de pintura fáceis, bonitas e baratas para mudar a cara dos seus móveis
Pintura é uma das maneiras mais fáceis e baratas de repaginar um móvel, mas quando a gente pensa em fazer um trabalho mais exclusivo, só passar tinta não basta. Personalizar essa pintura com algumas técnicas de pintura específicas pode dar ao móvel uma cara única, e o melhor: deixar você morrendo de orgulho por ter feito com as próprias mãos.
Selecionei quatro técnicas de pintura em móveis fáceis de fazer, para inspirar e motivar você a começar nesse encantador mundo das repaginadas. Dessa forma, você terá um móvel novinho muito mais barato do que um comprado já pronto.
1. Stencil
Imagens: via
Stencil (ou estêncil, na tradução aportuguesada) é um tipo de pintura feita através de um molde vazado, usado para fazer padrões artísticos repetidos com precisão. Existem lojas especializadas que vendem modelos prontos, e as estampas são bem variadas, para todos os gostos.
Imagens: via
Mas é claro, com muita criatividade, você pode fazer um stencil próprio. Basta criar um molde com qualquer material impermeável à tinta e deixar livres os espaços onde você quer pintar. Fita crepe funciona, mas seu molde será descartável: depois que retirar, você não vai poder reaproveitar em outra pintura.
Use um papel resistente ou chapas de radiografia usadas para fazer seu stencil. Recorte o desenho dentro com um estilete bem afiado e manda ver na sua pintura.
Imagem: via
2. Pintura Dip Dye
Imagens: via
Essa é uma das técnicas mais fáceis de pintura que eu conheço. Já fiz um post super explicativo falando sobre ela; basta pintar uma parte do móvel, dando a impressão de que aquele pedaço pintado foi mergulhado dentro do balde de tinta.
Já até coloquei em prática essa técnica num banquinho daqui de casa com tinta azul; hoje, ele é meu criado-mudo, e é esse que vocês estão vendo na foto abaixo, do lado direito.
Na pintura dip dye, a gente só pinta um pedacinho do móvel, por isso ela é super fácil e econômica de fazer. Muito legal para dar um borogodó naqueles móveis feinhos que a gente sempre tem em casa. Olha como ficou essa cadeira de plástico com os pezinhos pintados:
Imagem: via
Quem diria, hein?
3. Ombré
Imagem: via
Ombré é o tipo de pintura feita com degradê de tonalidades. O post que eu explico sobre dip dye também fala dessa técnica, vale a pena como leitura complementar. E esse degradê pode ser feito de várias formas num móvel. Usar duas cores de tinta em spray é uma delas; o importante é que a transição entre as cores seja bem suave.
Se seu móvel tiver gavetas, melhor ainda. Uma das opções é pintar cada gavetinha de uma cor, deixando uma mais escura, outra um pouco mais clara, e assim por diante, até ter uma sempre mais clarinha que a outra. Fica muito lindo!
Num post desses, eu não poderia deixar de falar na Veronica Kraemer do Além da Rua Atelier, que faz trabalhos incríveis de pinturas em móveis e domina com maestria todas essas técnicas. Nesse banquinho azul, ela fez uma pintura ombré linda, bem discreta, e o melhor é que ela ensina como fazer em vídeo, não deixe de ver!
Imagem: via
4. Pátina
Imagem: via
A pátina é aquela pintura que aparenta estar bem desgastada e que, apesar de parecer complicada, também é simples de fazer.
Existem várias maneiras de aplicar o efeito de pátina na madeira, mas o mais comum é pintar o móvel normalmente e, depois que a tinta estiver seca, dar umas lixadinhas de leve para ir retirando aos poucos a tinta. Funciona bem e a peça ganha um ar bem sofisticado e romântico.
Imagem: via
Qual dessas técnicas de pintura é a preferida de vocês? E alguém aí já colocou alguma delas em prática?
Tem mais Simplichique aqui:

Amei as dicas! Ganhei 3 móveis de modelos antigos lá em casa e precisava dessas dicas. Adorei a tecnica de pintura Dip Dye e Ombré. Minha cara! Hahaha! Parabéns pelo post Manu!
Beijos
Layde Linhares
http://www.senhorabaguncadiy.com.br
Quero ver como vão ficar esses móveis aí, viu Layde! Adoro incentivar esse tipo de trabalho e tenho certeza que sua casa vai ficar muito mais enriquecida e linda com eles repaginados!
Um beijão!
Manu acompanho sempre suas dicas, elas foram valiosas para a customização de alguns móveis antigos que adquiri. Parabéns pelo blog e pelas dicas deste post.
Sucesso sempre. Abraços
Gláucia, que delícia de comentário! É muito gostoso ter esse feedback, você não sabe como isso me gratifica! Espero poder ajudar cada vez mais!
Muito obrigada pelo carinho!
Manu querida, é uma honra estar aqui, num post tão lindo como este!!!
Amo todas as pinturas das quais você falou!
Obrigada e parabéns por este blog, cada dia mais incrível!
Beijosssssssssss
Vero