Pinus é uma madeira muito democrática: fácil de encontrar, super baratinha e sua cor e texturas são lindas e bem neutras, o que possibilita que ela combine com muitos estilos de decoração.

Como é clarinha, ela é ótima para ser usada aparente, ou seja, sem cobertura total de sua área, tanto por pintura ou por qualquer outro tipo de acabamento. Além de tudo, ela é molinha, então é uma madeira bem prática de trabalhar.

Por isso, separei quatro projetos DIY cujo principal material é o pinus, para que você também possa incorporá-lo aí na decoração da sua casa. Não importa qual projeto você faça; se deixar a madeira aparente, com certeza você dará um toque de aconchego ao seu cantinho.

Confira, então, os quatro tutoriais:

pinus diy

pinus diy

1. REVISTEIRO DE PISO

pinus diy

A ideia desse revisteiro é muito bacana porque é bem simples. Típico projeto que, se você tiver todas as ferramentas necessárias, faz em menos de 10 minutos.

Tudo que você precisa fazer é fazer dois pequenos cortes iguais em dois pedaços de madeira, usando uma serra tico-tico. Esses cortes vão funcionar como um encaixe para as placas e só isso já vai ser o suficiente para travar as peças.

pinus diy

pinus diy

pinus diy

Pode usar como apoio para revistas e livros e, se quiser, ainda pode dar uma incrementada: pintar só as laterais das madeiras pode ser uma boa; ou só um dos pés. Mas também fica lindo assim, sem nenhum acabamento.

Fotos e tutorial: Passion Shake Blog para Homedit

2. PENTEADEIRA MINIMALISTA

pinus diy

Uma ideia com pinus super diferente é fazer uma espécie de penteadeira usando uma chapa de madeira.

Usando uma serra-copo, faça 6 furos na parte de baixo da chapa; assim, você cria buracos para passar canos de cobre (pode substituir por pedaços de cabo de vassoura cortados). Eles serão apoios de pequenas prateleiras, que você também pode aparafusar pela parte de baixo nos canos, para que elas fiquem fixas.

pinus diy

pinus diy

Os canos nos buracos podem ser colados com prego líquido ou aparafusados pela parte de trás, você decide como fazer. Independente da escolha, as duas soluções vão deixar as prateleiras bem presas. E essa será sua penteadeira minimalista, que você pode incrementar colando um espelho na parte de cima, também usando o prego líquido.

pinus diy

Fotos e tutorial: A Pair and a Spare

3. PRATELEIRAS SUSPENSAS

pinus diy

Uma opção bem fácil de executar, com materiais simples e que pode quebrar um galho aí na sua casa. Uma prateleira como apoio pra qualquer coisa, mesmo que seja apenas decorativa, é sempre bem vinda em espaços pequenos.

Para fazer a sua, você só vai precisar de uma tábua pequena de pinus (vende na Leroy Merlin ela assim já, pequenininha), corda de varal e uma argola. Você também vai precisar de uma furadeira e broca para madeira – a espessura da broca vai depender da grossura da corda que você utilizar.

Faça quatro pequenos furos nas extremidades da tábua, que vão servir para você passar a corda por eles e, assim, pendurar a prateleira. Deixa a tábua aí guardadinha e já furada para ir ao próximo passo: o nó na argola.

pinus diy

pinus diy

Você vai cortar dois grandes pedaços da corda e dobrar cada um ao meio. É essa parte da dobra que você vai usar para fixar na argola. Eu já ensinei com detalhes a fazer esse tipo de nó nesse post aqui, pode dar uma olhada lá que o tutorial vai lhe ajudar. Depois de fazer esse nó na argola, você terá quatro pontas soltas da corda; passe cada uma por um dos buracos que você fez na tábua e dê um nó na parte de baixo. Prateleira pronta em pouco tempo!

pinus diy

pinus diy

Fotos e tutorial: Why Don’t You Make Me?

4. PLACA DECORATIVA DE PINUS

pinus diy

Impossível falar de tutorial com pinus e não mostrar o projeto fofo da Ju para o DIY Coletivo desse mês! A delicadeza dessa madeira combina demais com ela; por isso, para a (re)estreia dela na equipe, ela optou por usar uma tábua que já tinha em casa para criar uma linda placa decorativa com a palavra que vai reger o ano de 2018 para ela: “acreditar”.

Para isso, ela apenas decorou parte da tábua com papel contact acobreado, o que deu um toque de contemporaneidade à peça. Depois, ela ainda acrescentou um pequeno mimo: sua palavra-chave com uma rotuladora analógica! Eu amo essa brincadeira de novo versus antigo e isso deu muita personalidade ao projeto dela.

pinus diy

Lá no blog dela, ela ainda dá outra opção de uso para esse mesmo projeto, então vale a pena dar uma conferida no post dela para adicionar ainda mais essa ideia ao seu repertório.

Fotos e tutorial: Casa de Amados

Agora me conte qual dessas ideias você mais curtiu e se faria alguma delas aí na sua casa! 😉

Compartilhe: