Vem chegando o verão… saiba como deixar sua piscina perfeita para esta estação

Está chegando o final do ano. Para quem vive no hemisfério sul do planeta, isso significa que também é vez do período do mais quente do ano, da passagem da primavera para o verão.

Esse calor combina com férias; assim como férias combina com alegria e diversão. E nada mais prazeroso do que passar os bons momentos com a família e amigos se refrescando dentro de uma piscina.

Há pessoas que têm a graça de ter uma estrutura assim em casa, no quintal. E essa gente sabe o quanto dá trabalho deixar tudo bem limpinho e tratado. Fazer a manutenção de uma piscina não é tarefa fácil.

Por isso que muitos preferem contratar uma empresa especializada – que fica encarregada em ir ao endereço, especialmente em datas que antecedem a temporada de férias.

Casacor Franca

Agora, se você tem uma piscina, mas não tem dinheiro para contratar alguém para a manutenção da mesma, pode optar por realizar todo o serviço sozinho. É difícil, mas não impossível.

Na própria rede de supermercados já se encontram vários dos produtos necessários para realizar tal tarefa.

Veja nossas dicas, você entenderá como se faz para manter tudo sempre em dia para aproveitar o melhor do verão.

WT Studio

Água suja ou não tratada pode me fazer mal?

Existem piscinas de fibra, de alvenaria, de concreto, de vinil e mais – tem para todos os gostos e orçamentos.

No dia a dia, a primeira coisa que as pessoas se lembram de fazer é ver se tem algum tipo de vazamento acontecendo, se há rasgos, trincas ou azulejos quebrados; e se será necessário esvaziar tudo para fazer o conserto. Claro que reparos assim são mais do que necessários, mas não bastam.

Marcelo Faisal

Vazamentos são problemas comuns que podem ser facilmente resolvidos e só geram problemas mesmo para a arquitetura.

Agora, as consequências de uma água suja ou mal tratada são bem piores, pois afetam diretamente a saúde humana. Para que os usuários fiquem sempre seguros e saudáveis, alguns cuidados devem ser tomados pelo proprietário da piscina.

Para começar, é importante verificar o equilíbrio químico da água. Também adotar algum método para higiene da piscina, garantindo sua usabilidade – estando, ela, livre de bactérias e microrganismos perigosos.

Só que não é tão simples quanto parece. Isso envolve químicos que, se não bem dosados, representam risco de danificar a estrutura; além de causar problemas de pele, nos olhos, cabelo e dores de cabeça nas pessoas.

Claudia Comparin

Fator PH e alcalinidade

O fator PH e a alcalinidade são duas coisas sempre verificadas pelos tratadores de piscina. O primeiro indica o equilíbrio da água, o quão ácida ou alcalina ela está.

Assim, a segunda, é a capacidade de manter o PH dentro dos parâmetros ideias. E ambos podem ser conferidos através de um kit igualmente conseguido em supermercados ou em lojas do ramo.

Studio Deux

O “kit teste de piscinas” é fundamental na fase de tratamento da água. Nada mais é do que uma caixinha pequena, com vários frascos. Cada um tem uma solução. Através deles, de ‘fitas teste’ e da água da piscina, obtêm-se os resultados de fator PH e alcalinidade. Todo o processo é muito simples e rápido. Depois, fica fácil de a pessoa saber como dosar os produtos que devem ser adicionados para o tratamento.

São níveis de PH e alcalinidade recomendados:

  • PH entre 7.2 e 7.6.
  • alcalinidade entre 80 e 120 ppm.

Elaine Saraiva

Como devo tratar a água da minha piscina?

Para que a piscina fique pronta para um mergulho, existem muitos jeitos diferentes de tratar a sua água.

Obviamente, escolher um deles vai depender de vários fatores, como o volume a estrutura, o material de fundo, a quantidade de sujeira, a frequência de uso e o número de banhistas. Para cada situação existem critérios específicos de cuidado. Veja algumas dicas a seguir!

Cloro

O cloro é o elemento mais utilizado para tratamento de piscinas. Ele tem alta capacidade de desinfecção, ou seja, serve para eliminar as tais bactérias e microrganismos indesejados, que tanto contaminam. Mas não é qualquer pessoa que sabe dosá-lo.

Se o produto não for usado na quantidade correta, pode causar, por exemplo, irritações nos olhos e peles daqueles que entrarem na água.

  • São níveis de cloro recomendados: entre 1 a 3 ppm.
  • São proporções de cloro recomendadas: o granulado, 4 gramas para cada mil litros de água; o líquido, 15ml para cada mil litros de água.
  • A periodicidade ideal recomendada de aplicação do cloro: 3 vezes por semana – diluído em água separadamente em um reservatório plástico, antes de jogar na piscina.

Studio Deux

Tem outras coisas que posso fazer para manter a minha piscina sempre em dia?

Além do tradicional tratamento com cloro, existe também a possibilidade da pessoa purificar a água da piscina por outros métodos.

São exemplos o ozonizador, o ionizador, as lâmpadas ultravioletas e até algumas plantas aquáticas. Mesmo com tudo isso, ainda será preciso ter um motor para realizar os processos de filtragem e aspiração dos resíduos – em especial aqueles que ficam depositados no fundo da estrutura.

Aquiles Nicolas Kilaris

O motor deve ser colocado para funcionamento eventualmente, durante todo o ano, inverno e verão – recomenda-se, inclusive, três vezes por semana, entre quatro e cinco horas.

Claro que a pessoa precisa verificar se o mecanismo de seu motor, de fato, é de baixa rotação. Do contrário, pode levar um susto com a conta de energia elétrica. Fora que é indispensável também avaliar, com frequência, as condições da areia do filtro.

Juliana Pippi

Além disso, dia a dia, pode-se passar uma peneira na superfície da piscina, para retirar as folhas e insetos que estejam flutuando. Ou ainda, cobri-la com uma lona, que protegerá melhor a água, evitando a necessidade do uso de tantos produtos químicos.

Outro detalhe importante é remover as algas presentes nas juntas e bordas da estrutura, passando uma escova ou esponja adequada.

Cactus Arquitetura

Manter uma piscina em perfeito estado não é fácil. Mas fazendo um pouquinho todo dia, com disciplina, você vai curtir um verão incrível com ela!

Estas dicas de manutenção de piscinas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Compartilhe: