Não adianta, por menor que seja sua obra, um bom planejamento é algo imprescindível. É através dele que a gente tem uma noção de quanto vai gastar, de quando encomendar materiais e serviços, enfim… temos um panorama geral da bagunçaiada toda.

Nessas horas, organização é fundamental para a gente tirar as ideias do papel e sair da fase do projeto. Pensando nisso, resolvi elaborar algumas planilhas que podem ajudar quem estiver em fase de planejamento e gerenciamento de obra, seja de construção, de interiores ou apenas para mobiliar um cômodo.

Vou explicar direitinho cada uma deles, começando com a mais simples: a planilha de planejamento para compra de móveis.

Planejamento de Custos: Compra de Mobiliário

Eu já havia dito nesse post aqui que a pesquisa de preços de móveis é super importante quando a gente quer economizar. Mas não adianta olhar preços e tentar guardar tudo na caixola; é preciso anotar tudo! Assim, você vai poder comparar a variação dos valores ao longo do tempo (e vai perceber como eles variam bastante!) pra decidir quando é a melhor hora de comprar.

Basta imprimir essa planilha e guardar as anotações em uma pasta. Tudo que você precisa fazer é escrever o produto em que você está de olho, a loja onde você o viu, a data da sua pesquisa e o preço. Eu gosto de anotar também o código do produto quando vejo em sites; assim, fica fácil de reencontrar o item numa futura pesquisada.

download planilha planejamento simplichiqueClique na imagem para ampliá-la

Eu sou tãããão gente boa que ainda fiz essa mesma planilha numa versão menorzinha, pra você poder levar dobradinha na bolsa ou dentro da agenda e fazer essas anotações enquanto estiver nas lojas físicas.

planilha simplichique 02

download planilha 1

download planilha 2

Cronograma de Obra

Quem está em processo de construção ou reforma pode acompanhar o andamento do trabalho através desse cronograma. Na verdade, o ideal é que o profissional ou escritório que está à frente da sua obra disponibilize um desses pra você, mas eu sei que nem todos fazem isso.

Profissionais e estudantes da área, sintam-se à vontade para usar também. Lembrando que esse cronograma serve apenas para dar um panorama bem geral da sua obra.

Basta inserir as datas de início e término de um determinado serviço e pintar o período na área do cronograma. Veja que todos os quadradinhos de cada mês estão divididos ao meio, ou seja, você vai levar em conta o meio do mês pra pintar a área correspondente. Se foi até o dia 15 do mês, pinta a primeira metade; se foi a partir do dia 15, pinta a metade seguinte.

download planilha planejamento simplichiqueClique na imagem para ampliá-la

download planilha 3

Cronograma de Obra de Interiores

Caso você queira acompanhar o trabalho de interiores da sua reforma, esse cronograma também vai nortear, de uma forma geral. o andamento dos serviços. Apesar de ter sido elaborada com base em minha experiência profissional, cada caso é um caso e pode ser que algumas tarefas não estejam na ordem sequencial correta da sua obra.

download planilha planejamento simplichiqueClique na imagem para ampliá-la

Siga as mesmas orientações do cronograma anterior para preencher. Não tem mistério. Mas se você ainda não entendeu direito ou teve alguma dúvida, fique à vontade para me escrever. Será um prazer ajudar!

download planilha 4


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: