Plantas fazendo milagres na decoração

plantas na decoração 01

Quem acompanha este bloguito há algum tempo já sabe: costumo dizer que as plantas têm um poder quase mágico de renovar um ambiente em poucos segundos. Quer uma prova? Proponho um teste mental a vocês nesse post.

Imaginem os ambientes a seguir sem suas plantas e vasinhos:

plantas na decoração 02

plantas na decoração 05

plantas na decoração 04

plantas na decoração 03Imagens: 1234

Não dá pra negar que elas fazem toda a diferença. Mas muita gente se empolga e enche um determinado lugar com várias plantinhas com a finalidade de decorar e se esquece de que elas são seres vivos, e não meros enfeites.

Por isso, não basta adquiri-las; a gente tem que cuidar muito bem delas. Em geral, uma boa rega a cada dois ou três dias, agora no inverno, já é suficiente; mas é claro que isso vai depender do tipo de planta que você tem. Algumas espécies, como as avencas e as samambaias, por exemplo, requerem rega diária.

plantas na decoração 06

Além de água, uma boa quantidade de luz e de nutrientes são essenciais. Novamente de modo geral, plantas que têm folhas mais escuras se dão bem com pouca luz e não gostam de tomar sol; já as de folhas mais verde claro precisam de sol direto. Mas é bom reforçar que essa regra também tem exceções.

E se você mora em apartamento que não tem varanda (ou que tenha uma onde não bate sol) e sempre quis ter plantas em casa, vou dar cinco sugestões de espécies que se dão super bem em ambientes internos e que são relativamente fáceis de cuidar.

plantas na decoração 07Imagens: via

O ideal é pesquisar sobre sua planta. Pode ser através da internet mesmo, mas é melhor conversar com algum jardineiro ou paisagista. Ir em floriculturas é uma ótima pedida, porque além de a gente aprender um monte de coisa, ainda faz um passeio maravilhoso. Algumas lojas grandes do ramo até oferecem cursos gratuitos de jardinagem; outras permitem que você leve sua plantinha que está precisando de socorro para que cuidem delas no local.

plantas na decoração 08Imagem: via

Acha que não tem o dedo verde? Experimente começar sua coleção de plantinhas com as suculentas; além de muito fofas, não dão trabalho e se adaptam muito bem a ambientes “hostis”, ou seja, com pouca água e até pouco espaço.

Será que vou conseguir convencer alguém a começar uma nova paixão depois de tudo isso?

Este post tem 3 comentários

  1. Manu, apaixonei rs preciso de plantas aqui em casa pra ontem… tenho só duas mini suculentas, mas depois desse post vou arriscar comprar umas plantas maiores. Bjks

    1. Eu sei muito bem como é isso, Fabi; mas comecei com uma espécie um pouco maior: ganhei uma pitangueira de vaso dos meus sogros! rs
      Mas senti que ela tava tão solitária lá na varanda, aí fui comprando uma plantinha aqui, outra ali, ganhando vasinhos… hoje posso dizer que já tenho algumas. É muito gostoso! Cresci numa casa com quintal grande, cheio de plantas e, quando vim pra cá pra SP, senti falta delas.
      Bjo!

Deixe uma resposta

peraí...

Tenho dicas ainda melhores para você!

Aqui no blog é só a cereja do bolo… quero te ajudar com dicas de decoração bem mais completas – e de graça!