Como usar prateleiras na decoração: veja ideias incríveis! | Simplichique
Como usar prateleiras na decoração: veja ideias incríveis!

Como usar prateleiras na decoração: veja ideias incríveis!

Como usar prateleiras na decoração e deixar sua casa linda

Com o passar dos anos, as pessoas compram, herdam ou ganham de presente muitos objetos para a casa. A maioria é tão bonita, ou tem um valor sentimental tão grande, que acaba recebendo destaque especial na decoração de interiores.

E a forma bem comum utilizada para expor essas peças, adequadamente, é através da inserção de estantes abertas, nichos e prateleiras nos ambientes.

Felipe Hess

Por que instalar prateleiras no apartamento?

Vamos falar especificamente das estantes. Elas costumam aparecer em quase todos os projetos de design e arquitetura de interiores. Estão por toda a parte, desde as cozinhas até os dormitórios.
Pode-se dizer que são um tipo de peça coringa dos projetistas, preenchendo vãos vazios e dando utilidade às áreas onde, antes, não havia qualquer função.

Prateleiras são peças simples, baratas e que podem, em tese, ser instaladas em qualquer parede da casa. Algumas são apenas tábuas retas.

Outras têm formas torneadas, mudando ora e outra de sentido, assumindo desenhos diferenciados e até mais de um nível de altura. Tem as que são fixadas em painéis e outras que são simplesmente apoiadas sobre mãos francesas. As opções são ilimitadas!

INÁ Arquitetura e Deborah Roig

O que colocar nas prateleiras de modo a valorizar a decoração dos ambientes?

Sobre prateleiras, as pessoas podem apoiar todo o tipo de objeto. Na cozinha, por exemplo, pratos, panelas, livros de receitas e vasos de temperos. Nas lavanderias, produtos de limpeza, como potes de sabão em líquido ou em pó.

E nos banheiros, elementos decorativos, frascos de perfumes e cremes, velas aromáticas, difusores, cestos com toalhas e mais.

Bernal Projetos e SP Arquitetos

A sala de estar e o home office são os dois lugares da casa onde se costuma ter mais prateleiras. Isso porque é nesses dois ambientes onde as pessoas deixarão mais a mostra – e com facilidade de acesso – o maior número de miudezas.

Entram nesta lista itens como porta-retratos, lembranças de viagens, objetos de coleção, livros, DVDs, troféus, artigos antigos de família e muitos outros.

Studio Ecoara e Danyela Corrêa

Agora, nos dormitórios a ideia dos decoradores não é usar as prateleiras apenas para expor objetos. Eles as colocam em pontos específicos das propostas para enriquecer os cenários, valorizando cada recanto de área livre disponível.

Manipulando suas formas até o ponto de unirem pontos dispersos ou peças distintas, como cabeceiras, criados-mudos, penteadeiras, racks e painéis para TV, e mais.

Marília Veiga

Quais os tipos de prateleiras existentes à venda no mercado?

Percorrendo as lojas é possível encontrar kits prontos de prateleiras para vender. Algumas vêm com suportes embutidos e outras com suportes separados. Para sua instalação na parede, faz-se necessário buchas e parafusos – sempre adequados à fixação de acordo com o material que é feito a estrutura.

Portanto, tem peças em que nada a mais além da tábua na horizontal ficará a mostra – algo esteticamente bem mais bonito de se ver.

Livia DalmasoBraccini + Lima Arquitetura

Existem prateleiras que são de espessura bem fina; estas costumam ser mais baratas. Ademais, também se podem ver nas propostas de decoração peças espessas – até mesmo com iluminação embutida ou bordas, adequadas especialmente para o apoio de quadros e molduras. Tem as feitas em madeira – mais comuns; e as em vidro e metal.

Rodrigo Fonseca e Paula Muller

Dependendo do gosto e necessidades do proprietário do imóvel, além da proposta do decorador, as prateleiras podem ser agrupadas de diversas formas. Geralmente, elas ficam em pares.

Grupos maiores de peças podem ser posicionados às paredes um sobre o outro. Ou ainda formar desenhos em intervalos variados. Tudo vai depender caso a caso!

Como usar e inserir prateleiras na decoração do apartamento?

Fazendo uma busca rápida na internet, é possível encontrar muitos bons exemplos sobre como inserir prateleiras na decoração de interiores. As imagens neste texto mostram casos em que recantos ou ambientes inteiros de casas e apartamentos ganharam um charme pra lá de especial por meio dessas peças.

É incrível ver os resultados visuais que se pode obter!

Studio BR e Tria Arquitetura

Como dito antes, a pessoa pode instalar prateleiras em todos os ambientes da casa que quiser. Ela só precisa prestar a atenção, primeiro, aos materiais no qual foram feitas as prateleiras e as paredes.

Segundo, a quanto de carga cada uma suporta, respectivamente. Atenção! Prateleiras para livros, por exemplo, precisam ser mais resistentes. E paredes em gesso acartonado apresentam pontos certos para fixação de tais peças.

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Tem decoradores que criam lindos cenários usando apenas e prateleiras. Tábuas claras, finas ou feitas em material transparente ficam ótimas contrastadas com painéis mais escuros ou espelhos de fundo.

Pode-se fazer uma falsa estante intercalando as pranchas com nichos de cores diferentes. Ou ainda ligar as peças com tijolos, tubos e cabos, formando um móvel de design pra lá de diferente.

Studio Novak e Oliveira Arquitetura

Gostou das ideias? Então, o que acha de usar prateleiras na decoração do seu apartamento? Reveja as imagens e inspire-se!

Estas dicas de como usar prateleiras na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta