11 projetos para decorar a casa usando tecido sem costura

11 projetos para decorar a casa usando tecido sem costura

Se você é como eu, que adora trabalhar com tecido, mas não manja nada de costura – pior, nem tem máquina em casa, então esse post vai ser utilidade pública! Separei alguns projetos DIY que você pode fazer em casa com tecido, mas 100% sem costura.

São soluções bem práticas que qualquer pessoa consegue fazer para deixar a casa mais bonita sem precisar gastar muito. Já comece a pensar por aí qual tecido vai ser o escolhido pra enfeitar sua casa e depois me conte nos comentários.

1. Porta talheres de juta

Uma mesa bem posta traz muito charme não só para seu almoço ou café da manhã, mas para o ambiente como um todo. Aposte nessa técnica para chamar a atenção para a mesa se seu ambiente não estiver decorado do jeito que você quer; seus convidados ficarão tão encantados com ela que nem vão notar o resto.

decoracao tecido sem costura 01Imagem: I Heart Nap Time

A juta é um excelente material para trabalhar em qualquer estilo de mesa. Sua rusticidade dá um toque de acolhimento bem especial para seus convidados. Faça um porta talheres com ela colando as laterais com cola quente, para criar um bolsinho, onde você coloca facas, garfos e colheres.

2. Cúpula de abajur renovada

decoracao tecido sem costura 02Imagem: Curbly

Quando você enjoar daquele abajur sem graça, essa é a melhor solução para não se desfazer dele. Cole um pedaço de tecido na cúpula usando cola branca, pode até passar uma camada extra por fora para impermeabilizar. Abajur novinho em poucos minutos e sem gastar quase nada.

3. Caixas organizadoras

decoracao tecido sem costura 03Imagem: Brit+CO

Uma ótima forma de reaproveitar caixas de papelão na decoração da sua casa é forrando-as com tecido. Assim, você cria belas caixinhas organizadoras que custam uma fortuna em qualquer loja bacanuda. Mas as suas saíram quase de graça e ainda vão ter a aparência que você quiser.

4. Fundo de armário com tecido

colar tecido em armário 02Imagem: acervo pessoal

Bastam algumas sobras de tecido para renovar seu armário em pouco tempo. Se ele tiver portinhas de vidro (ou nem tiver portas), melhor, porque o tecido vai dar o charme naquele ponto. Esse aí é meu armário da cozinha e eu já mostrei como fiz pra colar nesse post.

5. Capas para almofadas

decoracao tecido sem costura 04Imagem: Joann

Quem diria que é possível confeccionar capas lindas de almofadas sem costura. Uma dica: escolha estampas bem legais, cores chamativas, e combine tudo para criar uma composição bem diferente. Corte dois quadrados iguais, maiores que sua almofada, e picote todo contorno do tecido. Esses picotes é que vão fechar a capa, por meio de nós: basta amarrar uma tirinha na outra e fazer isso ao longo de todo o tecido.

6. Tapete DIY sem costura

decoracao tecido sem costura 05Imagem: DIY Network

Esse projetinho é mara para reaproveitar sobras de tecido e até de roupas que já não servem. Basta recortar várias tirinhas iguais e amarrar numa daquelas telas furadinhas. Ou melhor: se não encontrar essa tela furadinha, recorte um grande retângulo de feltro e cole as tirinhas nele usando cola quente. Simples, prático e baratinho.
Já viu quanto custa um tapetinho desses em lojas de decoração?

Aqui tem mais ideias de tapetes que você pode fazer em casa gastando pouco.

7. Passadeira para mesa de jantar

decoracao tecido sem costura 06Imagem: Petite Party Studio

Dá pra fazer uma bela passadeira para sua mesa sem costura. Para fazer o acabamento nas laterais, basta dobrar o tecido para dentro pra fazer a barra (passe ferro para reforçar a dobra) e colar com cola para tecido. Numa situação emergencial, cola quente também funciona, mas talvez solte tudo quando você lavar. O arremate fica a seu critério; nesse caso, é uma fitinha de pompons, que também foi colada no tecido.

8. Tampo de móvel revestido com tecido

antes e depois banquinho com chita 02Imagem: acervo pessoal

Uma das maneiras mais rápidas e baratas de ganhar um móvel novo é repaginando com tecido. Do mesmo jeito que eu fiz no meu armário da cozinha, revesti esse banquinho com chita e cola branca. Agora tenho um móvel muito mais alegre, com a minha cara, e se gastei 6 reais nessa reforma, foi muito.

Mais fotos dele e o passo a passo dessa repaginada, confira aqui.

9. Assento de cadeiras personalizado

decoracao tecido sem costura 07Imagem: Houzz

À primeira vista, parece super difícil trocar o revestimento de assentos, mas não é nada complicado, é só trabalho braçal. Apesar de não envolver costura, esse projeto precisa de um grampeador específico, que você encontra em lojas de materiais e bricolagem. É só remover os grampos existentes, tirar o tecido velho e substituir por um novo, grampeando tudo no lugar de volta. Cadeiras novinhas em folha!

10. Pufe novinho em folha

decoracao tecido sem costura 08Imagem: DIY Network

Colar tecido em um pufe detonado é uma boa sugestão de renovar a peça sem gastar muito. Dá pra usar o grampeador do exemplo anterior ou dá pra fazer os arremates com cola pra tecido também.

11. Cortininha sem costura

decoracao tecido sem costura 09Imagem: Meu Móvel de Madeira (via YouTube)

Sim, é possível fazer uma cortininha de pia sem nadinha de costura! Basta prender o tecido na bancada usando velcro adesivo – cola um lado na bancada e o outro lado no tecido. Assim, é possível tirar a cortina pra lavar de tempos em tempos.

Tem algum projeto aí na sua casa feito por você, usando tecido e que não envolva costura? Manda a foto pra gente! Envie para contato@simplichique.com.br ou entre em contato através das redes sociais aqui embaixo:


Tem mais Simplichique aqui:

One Review on 11 projetos para decorar a casa usando tecido sem costura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *