You are currently viewing Reforma de banheiro: tudo para um resultado de qualidade

Reforma de banheiro: tudo para um resultado de qualidade

Reforma de banheiro: tudo que você precisa saber para garantir um resultado de qualidade

Quando estamos em casa, passamos boa parte do nosso tempo em ambientes como sala de estar. Contudo, é preciso dizer serem outras as áreas que sentiríamos mais faltas se não existissem. 

É que uma residência jamais poderia funcionar sem uma cozinha e banheiros. E como prova disso, nós temos quando um destes setores do imóvel fica interditado, daí vem o desespero com a ideia de se precisar fazer uma reforma.

Quem já passou por esse tipo de experiência sabe ser algo inevitavelmente desagradável para todas as partes. Projetos como este costumam trazer muitas dores de cabeça se não são rigorosamente bem planejados. 

Contudo, infelizmente, este planejamento também exige conhecimento. O que nos lembra dizer o quanto é importante realizar uma obra de reforma com o devido acompanhamento técnico de um profissional habilitado para a função.

Se você está justamente naquela fase tem que estar pensando em fazer uma reforma em casa, aqui vão algumas das nossas dicas.

banheiro com paredes brancas
INÁ Arquitetura

Como evitar dores de cabeça na hora de reformar ambientes de casa?

Bem, se você leu atentamente os parágrafos anteriores, já recebeu a primeira dica, que é sempre procurar um profissional com conhecimento e experiência para tocar a sua obra. A parte de detalhamento da questão hidráulica deve ficar para um engenheiro ou arquiteto. Profissionais assim podem verificar o melhor esquema de encanamento de água e esgoto, tubulação elétrica, e mais para a sua casa.

Eles também podem te responder sobre registros e alterações de pontos. Fazer raio x do seu imóvel e avaliar sobre a situação das instalações existentes. Indicar e quantificar a utilização de novos materiais, incluindo revestimentos. Além de dar dicas inteligentes para o layout espacial.

Nessas horas, é muito importante que você seja sincero em suas conversas com este profissional e até mesmo ser sincero consigo mesmo. 

Você pode se inspirar em projetos de terceiros e também pode sonhar alto, mas não além daquilo que é possível conforme a estrutura do seu imóvel e também com seu orçamento limite. E quando estiver com seu engenheiro ou arquiteto, lembre-se de dizer qual o estilo de decoração que te agrada mais.

banheiro com revestimento rosa
INÁ Arquitetura e IngridRosienNichols

Quais são os detalhes mais importantes de um projeto de banheiro que precisam ser bem observados?

Todos os detalhes mais complexos de arquitetura de interiores nós devemos deixar realmente para aqueles profissionais com mais conhecimento. 

Agora, se estamos lidando somente com o planejamento de decoração, nós mesmos podemos nos aventurar em traçar algumas ideias que podem vir a guiar uma futura reforma em casa, como uma reforma de banheiro – sendo o tema deste texto.

Para o funcionamento de banheiros, é importante que haja pontos de água, esgoto e energia elétrica – em alguns casos, também de gás, para aquecer o chuveiro. 

Estes pontos serão colocados no ambiente conforme o dimensionamento básico do layout. Para começar, é preciso ter um boxe de chuveiro com pelo menos 80 x 80 cm. A altura do chuveiro será de 2,10 m, com os registros a 1,20 do chão.

Para as banheiras, a entrada de água deve ficar a cerca de 50 cm do chão e o registro a 75 cm. De cada lado do vaso sanitário deve-se deixar 40 cm de área livre, e à sua frente 45 cm  de distância de uma parede ou móvel – embora o ideal seja mesmo 60 cm. 

Por fim, a cuba ou lavatório deve ficar a 75 cm do chão. E somando todas essas medidas, se recomenda que os banheiros tenham, no mínimo, 2 metros quadrados.

Preferencialmente, toda essa área de banheiro deve ser revestida com azulejo. Somente os lavados podem receber revestimentos como papel de parede. Dentre as alternativas mais modernas de revestimento, temos as pastilhas em formato de tijolinho, os novos ladrilhos, os porcelanatos, e as soluções de cimento queimado – como nos exemplos de imagens. E sobre estes revestimentos é preciso uma boa camada impermeabilizada mais rejuntamento.

reforma de banheiros
INÁ Arquitetura
reforma de banheiros
Cyntia Sabat e INÁ Arquitetura

Como tornar o design e a decoração de banheiros reformados mais atraentes?

Enfim, a parte final da reforma dos banheiros é mais divertida, pois envolve a escolha de louças, metais e acessórios. Começando pelos equipamentos de bacia sanitária e pia, que podem combinar em design. 

Depois, o chuveiro – hoje existem lindos modelos de duchas tecnológicas modernas, inclusive com opção de luzes de LED. E ainda teriam os gabinetes, espelhos e luminárias.

Aliás, a iluminação tem um papel importante na funcionalidade e decoração de banheiros. O projetista deve pensar na quantidade de pontos elétricos. 

Isso inclui o ponto central de iluminação do ambiente, além dos pontos auxiliares – ponto de luz sobre o box do chuveiro, luzes focais direcionada para a pia e a bacia sanitária, mas as luzes em torno do espelho. E para aquecer o ambiente, o mais indicado são as lâmpadas em tom  amarelo.

Em  locais indicados, devem ser instalados os registros e as torneiras. Para as propostas modernas combinam mais aquelas peças com acabamento brilhante. Cuba de sobrepor podem ser acompanhadas betoneiras de bancada ou de parede. E também devemos citar a peça de sifão colocada sob a pia. Todos esses com partes de metal podem combinar entre si e formar um conjunto coerente harmônico de  decoração.

No caso dos banheiros, os acessórios assumem também um papel ornamental. Isso inclui cestas caixas organizadoras, saboneteira, lixeiras, suporte para toalha e papel, frascos, vidros e mais. E para dar um toque de charme ao cômodo, é acrescentado a esta lista os vasos de plantas, quadrinhos, arranjos de flores, difusores de velas aromáticas, revisteiros, e até mesmo pufes e  poltronas, quando possível.

A presença da natureza é muito valorizada nas propostas atuais de banheiros. Por exemplo, através da utilização de quadros vivos e jardins verticais. Outra alternativa é a integração diária de banheiro com jardim interno. 

Por fim, essa natureza é representada por detalhes de revestimentos de pedra natural – inclusive com mosaico de pedra de rio – e também pelo traçado, cor e textura de outros revestimentos, equipamentos e acessórios.

bancada esculpida
INÁ Arquitetura
banheiro com tijolo aparente
INÁ Arquitetura
banheiro com bancada
IngridRosienNichols e Cyntia Sabat

Pronto, agora é mão na massa e ver seu banheiro ficar incrível! Ficam as dicas…

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário