Repaginar móveis, além de ser uma delícia, ajuda a economizar no nosso processo decorativo. Isso porque você pode garimpar móveis antigos por um valor super em conta e dar uma nova cara a eles, ou pode simplesmente transformar uma peça que você já tem em casa.

Seja como for, é bem provável que você gaste muito pouco (ou nada, se já tiver todos os materiais em casa) reformando seus móveis e ainda pode fazer do jeito que você quiser. O melhor é que só você vai ter aquele móvel daquele jeitinho, e isso torna a peça super especial.

Pensando em inspirar (e motivar) você, selecionei sete ideias lindas, possíveis de fazer em casa, para você finalmente dar a cara dos seus sonhos aos seus móveis antigos. Vamos ver?

1. Banco bacanudo com tampo preto

Quando bati o olho nesse banco da primeira vez, pensei que ele tinha pastilhas no tampo. Mas, acredite, isso aí é pintura e você também pode ter um assim na sua casa.

reforma de móveis

O que era pra ser mais um banquinho de madeira na multidão virou uma mesinha de apoio super bacanuda, digna de custar um rim em lojas de móveis de design.

Basta pintar o tampo dele com tinta preta de acabamento brilhante, esperar secar e fazer uma malha com fita crepe, pra isolar o que você não quer pintar.

reforma de móveis

reforma de móveisImagens: Make and Tell

2. Criado-mudo garimpado e repaginado

Amor incondicional por qualquer coisa verde menta! Ótima cor para pintar móveis no quarto, porque elas são bem suaves e ajudam na sensação de relaxamento.

reforma de móveis

Esse móvel já era lindo na madeira crua, mas com a nova pintura ficou um amorzinho! Ainda ganhou aplicação de papel no fundo do nicho e dentro da gaveta também, que caiu como uma luva com a cor escolhida. Fica aqui a sugestão pra gente fazer parecido!

reforma de móveisImagens: Retro y Con Encanto

3. Decoupagem no tampo do banquinho

Apenas um pedaço de papel e um pouco de cola é o que você precisa para transformar a cara dos seus móveis com essa técnica.

reforma de móveis

Perfeito pra quem gosta de estampas e quer fazer um detalhe em um móvel. O bonito aqui é fazer só no tampo, e não no banco inteiro, pra não poluir o trabalho e conseguir dar um diferencial a ele.

Use uma espátula (pode ser um cartão de crédito que você não use mais) para alisar o papel colado e garantir que não vai ficar nenhuma bolha de ar. Depois, aplique mais uma camada de cola por cima, pra dar aquela impermeabilizada e aumentar a durabilidade do papel.

reforma de móveisImagens: Mod Podge Rocks

4. Arquivo feliz

Essa é a prova de que nenhum móvel é feio, basta deixá-lo com a sua cara pra ele ser feliz. Quem poderia imaginar que um arquivo de metal poderia se transformar nessa coisa linda?

Solte sua imaginação e ouse nas cores; candy colors são sempre uma escolha muito legal pra quem quer um móvel colorido mas não gosta de tons muito vibrantes.

reforma de móveis

Não se esqueça de lixar o móvel, se ele não estiver em bom estado. Para isso, use uma lixa específica para superfícies metálicas, que você encontra em qualquer loja de materiais de construção. A pintura também tem que ser específica: primeiro, aplique um primer para metais e pinte com tinta esmalte. Tinta em spray é uma ótima pedida para esse tipo de móvel, vai agilizar bastante o trabalho.

reforma de móveisImagens: All Things Thrifty

Como eu me encanto com coisas coloridinhas!

5. Mesa antiga de cara nova

Essas mesas eram muito famosas na década de 80; aposto que você já deve ter visto uma parecida. A sugestão aqui é dar uma nova cara a elas, que pode ser uma nova cor, ou estilizar o trabalho, pintando tudo e deixando o tampo à mostra.

reforma de móveis

Essa aqui ficou bem vintage e combina com uma decoração mais country, meio coisa de fazenda. Como o tampo está exposto, é bom dar uma protegida nele: lixar bem a madeira e aplicar um verniz pode ser uma boa pedida.

reforma de móveisImagens: Creatively Living

Branco é uma cor mais comedida, então se você gosta de modelos mais discretos, essa é chance. Mas usar cores fortes, como um amarelão ou um magenta, torna a mesa super moderna e pode ser inserida num contexto mais atual.

6. Móveis metálicos com cara mais moderninha

Incrível o que apenas uma mudança de cor pode fazer num móvel. Se você curte uma decoração com estilo industrial, taí uma bela sugestão de repaginar sua mobília.

reforma de móveis

É tudo uma questão de bom gosto e força de vontade. E quando for garimpar móveis, tente olhar para eles já imaginando no que eles poderiam se transformar. Eu, por exemplo, se visse esses móveis no estado original, jamais iria querer pra mim. Mas olhando eles assim, reformadinhos, foi amor à primeira vista!

Agora quero um carrinho desse pra pintar de amarelo e usar como barzinho!

reforma de móveisImagens: The Striped House

7. Estampa grega 

Geometrismo está super em alta, mas não entendo porque as estampas gregas não pegaram. Quem gosta de desenhos de linhas retas vai amar esse tipo de padrão.

reforma de móveis

O melhor de tudo: é super fácil de fazer. Primeiro, pinte seu móvel normalmente, da cor que você quer. Depois de todas as demãos devidamente secas, faça o desenho no tampo com fita crepe (nesse caso aí, foi fita isolante), cobrindo as partes que você não quer pintar.

Imagens: The Striped House

Que achou dessa dose de inspiração de hoje? 😉


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: