4 ideias criativas para revestir parede sem graça

4 ideias criativas para revestir parede sem graça

Quando o assunto é revestir parede, existe uma infinidade de opções e lançamentos no mercado. O problema é que se você quer dar à sua casa uma aparência única, realmente exclusiva, que só você tenha, isso vai ficar praticamente impossível.

O melhor, nesse caso, é botar a criatividade para funcionar e pensar em soluções personalizadas, independente de quanto aquilo vai custar. Afinal de contas, se sua intenção é transformar sua casa em seu doce lar, todo investimento é válido, desde que você fique extremamente satisfeito com o resultado.

Para ajudar nessa tarefa, que eu sei que não é tão simples, listei nesse artigo quatro ideias criativas para revestir paredes de maneira personalizada. Veja qual delas mais atende a você e mão à obra!

1. PINTURA DIFERENCIADA

Pintar é uma das maneiras mais comuns de revestir parede; tinta é um material super fácil de encontrar no mercado e se você já tiver em casa os equipamentos necessários, como rolo de espuma e bandeja para tinta, melhor ainda, porque eles serão necessários sempre que for preciso renovar sua pintura.

Mas pintar só por pintar, todo mundo faz. A dica aqui é você fazer uma arte diferenciada, que destaque não só a parede, mas todo o cômodo, por consequência. Eu já mostrei 6 tutoriais de pinturas diferenciadas que você pode fazer na sua casa, e todas elas estão super em alta.

revestir parede gastando poucoImagem: parede antiga do meu home office (clique aqui para aprender a fazer)

🚫 O que eu não recomendo: usar tintas de acabamento brilhante em mais de uma parede. Elas refletem muito a luminosidade que entra de fora e isso pode criar um destaque exagerado que você não quer. As melhores são as de acabamento acetinado, que podem ser laváveis e, por isso, são bem mais vantajosas que as foscas. Porém, se sua parede não estiver 100% nivelada, é melhor apostar nas de acabamento fosco porque elas vão disfarçar essas pequenas imperfeições.

2. TECIDO

Mais um material simples, fácil de encontrar e que tem um grande potencial para revestir parede sem graça. Você só precisa de cola branca (não use cola quente!) e um pincel grosso, tipo brocha, para o serviço. Há quem prefira diluir a cola em água, sendo duas partes de água para uma de cola. Como uma parede é uma área bem grande, talvez seja interessante diluir, só para fazer a cola render, mas tente a proporção de 1:1, ou seja, a mesma quantidade de cola e de água na mistura.

revestir parede gastando poucoImagem: Minha Casa Minha Cara

Isso vai fazer com que a cola não fique tão rala e escorra na hora da aplicação. Também é interessante passar a cola por cima do tecido já colado, para que ela crie uma camadinha impermeável – isso facilita bastante na hora da limpeza.

🚫 O que eu não recomendo: tecidos muito estampados em mais de uma parede. Isso vai trazer muita confusão visual ao ambiente e você vai enjoar muito rápido. Se quiser usar uma chita ou qualquer tecido com muita informação, faça isso em apenas uma superfície (a da cabeceira é sempre a melhor pedida) e arremate com móveis de cor neutra, como o bege ou branco, para criar um contraste bonito.

3. ADESIVO VINÍLICO

Talvez uma das melhores opções para mudar uma parede em pouco tempo. A praticidade do material autocolante é uma mão na roda e você também consegue o papel em qualquer loja de materiais para escritório ou papelaria.

Assim como no caso da pintura, você também pode apostar em uma colagem diferenciada, recortando formas geométricas e fazendo uma composição interessante com o adesivo vinílico de sua preferência.

revestir parede gastando poucoImagem: A Casa Que a Minha Vó Queria

Existe uma variedade absurda de estampas, cores e texturas para escolher. Particularmente, não gosto de revestir parede com aquelas estampas de pedras; acho que fica fake demais, mas se você curte, não tem nada de errado, é só uma questão de gosto. Também é possível usar o adesivo vinílico na cozinha, aplicado por cima dos azulejos. Só evite usar na parede da pia, já que a umidade pode danificar o material, e em áreas que peguem muito calor, como atrás ou ao lado do fogão.

🚫 O que eu não recomendo: usar papel de baixa qualidade. Posso afirmar por experiência própria que não adianta ir atrás do mais barato nessas horas. Procure o adesivo da Plas-Tak; é o mais próximo que vamos encontrar do finado Con-Tact, que era da marca Vulcan (para quem não sabe, o famoso papel contact original deixou de ser fabricado esse ano).

 

 

4. PISO VINÍLICO

Apesar de conhecermos o vinílico como “piso”, ele pode ser aplicado tranquilamente na parede. O piso vinílico é muito confundido com o piso laminado; são duas coisas diferentes. O laminado, como o nome sugere, é feito de lâminas de madeira prensadas. O vinílico é feito de PVC, por isso, é bem maleável e resiste melhor à umidade que o laminado. Alguns modelos, como o da foto abaixo, ainda são adesivos.

revestir parede gastando poucoImagem: Minha Casa Minha Cara

Em relação a todos os outros materiais já citados, ele é um pouquinho mais caro. Por isso, minha dica é que você use o piso vinílico para criar um detalhe na parede, como um painel, por exemplo. Porém, em comparação a todos os materiais anteriores, ele é o que dá o melhor acabamento final, porque vai parecer que é madeira de verdade.

revestir parede gastando poucoImagem: Casa.com.br

O melhor é que você pode instalar sem precisar de mão de obra especializada, porque as placas serão coladas na parede. Para isso, use cola de sapateiro e uma brocha, sempre aplicando a cola tanto na parede quanto na parte de trás do piso. Se precisar, use um estilete para cortar as placas e ajustá-las ao tamanho necessário.

🚫 O que eu não recomendo: instalar em paredes que peguem muita umidade, como banheiros e lavanderias. Mesmo ele tendo uma boa resistência, o excesso de umidade pode fazer com que o material inche e se desprenda da parede facilmente.


Revestir parede é uma solução muito eficiente para mudar a cara de qualquer espaço. Com exceção da primeira, todas as outras sugestões que você acabou de ver nesse artigo não devem ser colocadas em prática se você pensa em fazer alterações a curto prazo. O trabalho que você vai ter de retirar tudo não compensa o investimento.

Agora me conte se você já usou alguma dessas soluções para revestir parede aí na sua casa!

3 Comentários em 4 ideias criativas para revestir parede sem graça

  1. Parabens MANUELA
    Gostei muito do aprendisagem
    Ficou bonito em minha sala
    Deus abencoe !

    1. Francisco, que legal saber que você colocou em prática nossas ideias! Fico muito feliz.
      Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *