A rhipsalis é uma plantinha que, assim como as suculentas e os cactos, vem se tornando bastante popular. Seu aspecto exótico chama mesmo a atenção e, por isso, ela já se tornou bem comum em projetos de interiores e paisagismo.

 

Acredite, ela é um tipo de cacto e é provável que você a conheça por outro nome: cacto macarrão. Porém, ela não tem espinhos e sua principal característica é que suas folhas são tubulares, parecendo palitinhos, e são bem ramificadas.

A Rhipsalis baccifera é a espécie mais conhecida; provavelmente, é a que você mais vê por aí. Mas existem muitas variedades dessa plantinha – algumas possuem folhas mais achatadinhas, lembrando um pouco mais os cactos convencionais. Outras possuem colorações mais diversificadas, indo do verde claro, passando por um verde musgo e chegando até a tonalidades avermelhadas.

rhipsalisImagens: 12345

Essa plantinha tão peculiar é originária de áreas tropicais das Américas Central e do Sul, principalmente o Brasil. O cacto macarrão, no entanto, vem da África ocidental, apesar de ser, de longe, o mais famoso por aqui.

Na natureza, a rhipsalis cresce sob a copa de grandes árvores – isso é bem comum de ver em áreas de mata atlântica. Aqui em São Paulo, é fácil de encontrá-la pendendo dos troncos em canteiros e jardins pela cidade, dividindo espaço com orquídeas, que também se desenvolvem em árvores de grande porte.

rhipsalisImagem: Aprenda Cultivar

Ela é ótima para plantar em xaxins e substratos bem aerados, como aqueles para orquídeas. Suas folhinhas tubulares conseguem armazenar água, então ela é excelente para quem ama verde mas não sabe cuidar de plantas, porque não exige muitos cuidados. Ideal para usar dentro de casa, pois ela adora sombra e meia-sombra e, apesar de ser uma planta tropical, resiste bem a baixas temperaturas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa plantinha tão linda, vamos às dicas de decoração com ela.

COMO DECORAR COM A RHIPSALIS

rhipsalisImagens: 1234

Seus galhos costumam crescer bastante e acabam pendurando. Ou seja, impossível falar de rhipsalis sem falar de jardim vertical. Ela é a planta mais adequada para você montar uma parede verde sem precisar ter muito trabalho para manter depois.

E sua folhagem cria uma espécie de cortina verde muito bonita! Minha sugestão é que você faça uma composição com orquídeas, já que elas gostam do mesmo substrato. Mas também fica lindo usar o cacto macarrão sozinho, criando um grande mural vivo e bem exuberante.

rhipsalisImagem: Flickr

Também é legal explorar vasos suspensos espalhados pela casa. Como ela é tóxica para animais domésticos, essa seria a solução para não deixá-la ao alcance dos bichinhos, só tendo o cuidado de ir podando as pontas à medida em que eles vão chegando perto do chão.

rhipsalisImagens: 123

Como todo cacto, a rhipsalis também não pede muita água. Regue seu vaso de 2 a 3 vezes por semana, nunca encharcando a terra e, se for o caso, deixando escorrer o excesso de água.

rhipsalisImagens: 123

Aqui no meu apê, tenho um vasinho com ela e, desde que comprei, já cresceu um bocado, mas ainda não pendurou. Deixo decorando em cima de algum móvel ou prateleira e nunca deixei a minha no sol. Ela está linda e verdinha e olhe que não me dedico muito a jardinagem. Se eu consigo manter, com certeza você também vai conseguir!

Quer sugerir alguma planta específica para que ela apareça aqui na nossa coluna Decore Com Plantas? Mande seu pedido para contato@simplichique.com.br, será uma alegria contar com sua participação!

Compartilhe: