Alerta de tendência: ombré walls (ou parede ombré)

Recentemente, tive a oportunidade de participar de alguns eventos relacionados a estudo de cores e pinturas de parede, e notei que havia uma coisa em comum em ambas as apresentações: paredes com efeito ombré.

ombre-wall-parede-01

Imagem: Bordignon

Na verdade, o ombré não é nenhuma novidade; eu até já dediquei um post aqui no blog ano passado, explicando essa técnica (clique aqui para ler). Mas agora, parece que ela vai aparecer com mais força na decoração de interiores, sobretudo em pintura de paredes.

Seja como for, duvido você não se apaixonar com as inspirações que separei com bastante carinho pra lhe mostrar!

ombre-wall-parede-14a

Imagem: Red Online

Ao contrário do que muita gente pensa, ombré não significa, necessariamente, degradê. Na verdade, se traduzirmos ao pé da letra, o termo em francês quer dizer sombreado. E esse aspecto de sombreado na pintura se dá através do esfumado, que nós, mulheres, conhecemos bem (da maquiagem).

Portanto, podemos dizer que nem todo degradê é um ombré. O exemplo abaixo mostra claramente as divisões entre as cores, sem nenhum efeito esfumaçado. É um degradê bem bonito, mas não é ombré.

ombre-wall-parede-02

Imagem: Ibratin

Para que exista o efeito ombré, é necessário que as cores se misturem suavemente entre si, de maneira que não seja possível identificar o ponto exato onde começa essa troca de cores.

ombre-wall-parede-03

Imagem: Bordignon

Isso torna o ombré um efeito bastante delicado, que nos passa uma sensação calmante; excelente para quartos, inclusive de bebês, salas de estar e locais de relaxamento.

ombre-wall-parede-12

Imagem: Pinterest

Como fazer uma parede ombré?

Tenho pesquisado bastante sobre os melhores métodos para criar o efeito ombré em uma parede; sim, teremos uma parede assim aqui no apê! E é claro que vou contar minha experiência para vocês em breve.

Mas já aprendi alguns pontos importantes e gostaria de compartilhar com vocês.

Planeje sua pintura antes de começar. Veja onde as cores começarão a se misturar e tenha essas alturas em mente (pode até marcar bem clarinho com um lápis pra saber o local).

Pinte normalmente sua parede até a altura desejada. Com a tinta ainda molhada, borrife um pouco de água e dê pinceladas para criar o efeito esfumado.

ombre-wall-parede-05

Imagens: Bower Power Blog

Não use rolo para fazer a mescla; prefira usar um pincel macio. Assim, as cores vão se misturar mais entre si. E faça sempre movimentos na horizontal.

ombre-wall-parede-13a

Imagens: Behr

Para fazer a transição entre cores, use sempre um pincel limpo. Nada de usar o mesmo que você fez a pintura; ele deve estar sem tinta para que a mistura entre as cores seja mais delicada, sem excessos. Se você usar 2 tonalidades diferentes, use dois pinceis e duas bandejas diferentes.

Comece sempre pela cor mais escura e evite fazer a transição entre os tons exatamente no meio da parede. Se seu ambiente for pequeno, isso vai diminuir visualmente o cômodo ainda mais.

ombre-wall-parede-09

Imagem: Deavita

Existem outros métodos de criar o efeito em paredes, mas com essas dicas, qualquer pessoa com o mínimo de intimidade com pincéis consegue fazer.

Outra opção é esfumar a tinta usando uma esponja macia. Nesse caso, o aspecto da pintura fica mais irregular – muito mais artística, na minha opinião. Porém, requer um pouco mais de cuidado, para que o resultado não pareça travessura de criança.

ombre-wall-parede-06

ombre-wall-parede-07

Imagens: 12

A escolha da cor também vai definir o impacto que você quer causar naquele ambiente. Aqui, valem aqueles truques que a gente já está careca de saber: cores quentes para animar, cores frias para relaxar.

ombre-wall-parede-04

Imagem: P.S. I Made This

E misturar cores quentes e frias na mesma parede pode causar um efeito lindo, bem expressivo, até dramático.

ombre-wall-parede-08

ombre-wall-parede-10

Imagens: 12

A maneira mais simples de fazer um ombré é usar apenas uma cor base e ir clareando sua tonalidade aos poucos, usando tinta branca. Pode até ir adicionando o branco dentro da própria lata da tinta colorida, mas certifique-se de que não vai ser preciso fazer nenhum retoque com a cor original.

ombre-wall-parede-11

Imagem: Deavita

Agora não vejo a hora de fazer uma parede ombré aqui em casa! Aguardem para ver como vai ficar! 🙂


Tem mais Simplichique aqui:

3 Comentários em Alerta de tendência: ombré walls (ou parede ombré)

  1. Olá amiga.
    Acho lindo.
    Amei a terceira foto.
    Que

    1. Que legal que vc vai fazer.
      Quero ver!
      Bjo
      renovandoacasasempre.blogspot.com.br

      1. Tô muito empolgada pra pintar uma parede assim! Só preciso me organizar pra poder me dedicar a ela sem pressa, mas claro que vou mostrar tudo aqui!
        Beijão!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *