10 tendências de decoração que vão bombar em 2018 | Simplichique
10 tendências de decoração que vão bombar em 2018

10 tendências de decoração que vão bombar em 2018

2018 vai apresentar novas perspectivas em termos de tendências de decoração, mas também teremos outras que não são novidade, porque já bombaram no ano passado e vão continuar super em alta.

Lembram de quando eu falei sobre o Hygge, o estilo de vida dos dinamarqueses que celebra o prazer e o bem estar nas pequenas coisas do dia a dia? Ele vem sendo usado mundo afora e agora em 2018, muitas das tendências que veremos serão baseadas nesse conceito de conforto e aconchego.

Ao contrário do que muita gente pensa, as tendências de decoração não são estabelecidas ao mero acaso; existem estudos e pesquisas que analisam diversas áreas comportamentais e, com base nos resultados, é possível fazer uma projeção do que está por vir em vários aspectos culturais – moda, beleza e, inclusive, decoração de interiores.

Então, vamos conferir o que vai bombar em 2018?

AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO 2018

1. TONS NEUTROS E ACINZENTADOS

Os tons neutros trabalham muito bem a questão do aconchego e, por isso, eles estarão com tudo em 2018. Os neutros mais terrosos, como o bege, o nude e o fendi, são boas apostas.

tendências de decoração 2018Imagens: 12

Algumas cores acinzentadas (não necessariamente tons de cinza, mas cores que puxam uma nuance mais acinzentada), além de lindas, estão sendo bastante exploradas em interiores. O Millennial Pink, que estourou em 2017, apareceu na Semana do Móvel de Milão em tons mais queimados e essa é a aposta para 2018. Uma outra cor que tem chamado bastante a atenção é o sálvia, que foi apontado pelo Pinterest como uma das cores mais pesquisadas em 2017 e promete vir com tudo esse ano.

tendências de decoração 2018Imagens: 1234

2. URBAN JUNGLE

A vida acelerada nas grandes cidades fez com que, cada vez mais, o verde se fizesse presente em nossas vidas como um respiro de alívio às “selvas de pedra”. E não basta apenas ter um ou dois vasinhos dentro de casa; o negócio agora é montar uma pequena floresta caseira!

tendências de decoração 2018Imagens: 1 – 234

Se você curte essa tendência, tenho uma coluna aqui no blog que pode ajudar. Em cada post, eu falo sobre uma determinada espécie e dou dicas de como você pode decorar sua casa com elas. Depois dá uma conferida que tem muita informação bacana.

3. FEITO À MÃO

Em 2017, o handmade veio com força nas principais mostras de decoração ao redor do mundo e o Brasil não poderia ficar de fora. Afinal, o artesanato moldou (e molda até hoje) nossa cultura e ignorar isso na decoração de interiores seria até um desrespeito.

tendências de decoração 2018Imagens: 12

Portanto, tudo feito à mão vai continuar sendo explorado também em 2018, mas cada vez mais com uma linguagem mais sofisticada. E não apenas técnicas artesãs, mas a prática do DIY (Do It Yourself) também entra nessa estatística. Pintar as paredes da sua casa, dar novas caras a móveis antigos e até montar pequenos móveis são alguns exemplos de como você mesmo pode decorar sua casa sem precisar contratar nenhum serviço.

4. TEXTURAS PALPÁVEIS

O uso de texturas é sempre um coringa na decoração, mas em 2018 elas virão com um quê a mais: sensações táteis. Tecidos com alto relevo, uso do veludo, que já estava em alta, tapetes altos, matelassê (que está super em alta, inclusive); todas as texturas que forem palpáveis serão bastante usadas em 2018. E explorar sensações táteis na decoração de interiores é mais uma maneira de reforçar nossa conexão com ela. Duvido que você nunca tenha visto algo lindo em uma loja e não quis tocar naquilo.

tendências de decoração 2018Imagens: 123

5. MAXIMALISMO

Aqui, podemos dizer que começa a ocorrer uma quebra de paradigma, porque a decoração minimalista ganhou muita força nos últimos anos, motivada, inclusive, por várias influenciadoras digitais nas redes sociais. Agora é hora de esquecer a máxima “menos é mais” porque os grandes volumes – e quantidades – vêm com tudo.

tendências de decoração 2018Imagem: Histórias de Casa

O maximalismo apresentado nas principais mostras de design e decoração veio sob vários aspectos. Um deles, e que super dá pra explorar em nossas casas, é o uso de grandes estampas; quanto maior a superfície onde ela estiver, mais dará para perceber sua magnitude, então usar papeis de parede com desenhos bem grandes é uma boa opção.

tendências de decoração 2018Imagens: 1234

Móveis grandes também entram nesse conceito maxi; ao invés de ter várias pecinhas pequenas, opte por apenas uma, só que bem maior. Na prática, um exemplo que posso dar é com relação a sofás. Tem gente que ainda usa conjunto de 2 e 3 lugares – e pior, às vezes, ainda conseguem colocar 3 sofás no ambiente. Esteticamente, usar apenas um modelo bem grande vale mais a pena do que 3 pequenos.

6. PADRÕES GEOMÉTRICOS

Já faz tempo que eles estão em alta e acho que tão cedo não deixarão de estar. O que vem ganhando força ultimamente é o uso de pisos com padrões geométricos diferenciados, especialmente o espinha de peixe (já expliquei essa paginação de piso nesse post, vale a pena dar uma olhada depois) e os hexagonais.

tendências de decoração 2018Imagens: 1234

Esses últimos, inclusive, podem vir mesclados com pisos de madeira – o instalador não vai gostar muito de fazer tanto recorte, mas acredite, o resultado vale o esforço!

tendências de decoração 2018Imagem: Histórias de Casa

7. MATERIAIS NATURAIS

Novamente, o aconchego ditando mais uma das tendências de decoração em 2018. Materiais naturais como a palha e o ratan prometem ser estrelas de grandes ambientes. Esses elementos, por si só, passam uma aparência de conforto, de resgate ao passado e de simplicidade.

tendências de decoração 2018Imagens: 123

A madeira aparente também entra nesse quesito, só que nas próximas temporadas, é a madeira rústica que dará o ar da graça. Cada vez mais, tonalidades mais escurecidas de madeira voltam a ocupar uma posição de destaque na decoração de interiores, e quanto mais brutas e irregulares, melhor.

tendências de decoração 2018Imagens: 12

8. MIX DE METAIS

Que o cobre, dourado e rose gold estão na moda, isso todo mundo já está careca de saber. A novidade agora é que esses acabamentos metálicos estão sendo usados juntos e misturados. Se você morre de amores por todos eles mas tem dificuldade pra eleger um favorito, agora não tem mais desculpa, usa todos!

tendências de decoração 2018Imagens: 123

Além dos três que citei, as texturas oxidadas também são super modernas e ganharam força recentemente, sobretudo em revestimentos de pisos e paredes.

tendências de decoração 2018Imagens: 12

9. WABI-SABI

Aposto que essa será uma das tendências de decoração preferida de muita gente. Wabi-sabi é uma antiga filosofia japonesa que celebra a beleza do imperfeito. Esqueça o simétrico, ele já caiu faz tempo; a onda agora é mostrar pequenos defeitinhos e irregularidades, e deixar à mostra toda e qualquer marca que o tempo imprima nos materiais.

tendências de decoração 2018Imagens: 12

Aqui vão alguns exemplos de como explorar o wabi-sabi na prática: ao invés de deixar a manta do seu sofá certinha e esticadinha, deixa ela meio bagunçadinha (mostrei como nesse vídeo). Na sua mesa, opte por pratos de cerâmica mais irregulares, eles estão bombando e levam um toque de contemporaneidade na hora das refeições. Móveis rústicos de madeira bruta, mais irregular, também são uma opção.

tendências de decoração 2018Imagem: La Cool et Chic

10. FURTA-COR E IRIDESCÊNCIA

Já ouviu falar em sereismo? Nos últimos anos, isso vem sendo muito explorado no mundo da moda (provavelmente, você já deve ter visto aquelas maquiagens de rosto feitas com meia arrastão que simulam escamas de peixe). Não deu outra, a decoração de interiores se rendeu ao conceito também.

Porém, nosso contexto é um pouco menos esquisito que o da moda. Objetos e revestimentos furta-cor e acabamentos iridescentes são as maneiras de explorar, dentro de casa, esse conceito bem diferentão. Utensílios domésticos, como talheres furta-cor, por exemplo, estão super na moda. Não sei quanto a vocês, mas de todas as tendências de decoração 2018 que mostrei, pra mim, essa é a mais sem noção. Cafona, eu diria.

tendências de decoração 2018Imagens: 1234

E quanto a vocês? O que acham desse assunto? Qual dessas tendências de decoração você usaria aí na sua casa e qual delas você jamais teria?

Este post tem 5 comentários

  1. Olá Manoela,
    Descobri vc no YouTube e adorei suas dicas.
    Tenho uma kitnet e quero reformar minha micro cozinha..
    Vc ajudaria?
    Não sei como funciona?
    Vou aguardar sua resposta.. Desde já obrigadíssima.. ROSANGELA

  2. Perfeito seu artigo. Almofadas e quadros já fazem e sem duvida ira fazer ainda mais parte de muitas decor por aí. Parabéns!

  3. Olha, aquela imagem 3 das fotos de tendências furta-cor eu até achei bacana, hein! Particularmente, não gosto muito do wabi-sabi. Mas todo o resto, oh gostei!

Deixe uma resposta