Tendências para 2016: o que vai se usar em decoração?

Tendências para 2016: o que vai se usar em decoração?

Começa um ano novo e muita gente sempre quer saber o que vai se usar em decoração; essa é uma dúvida bastante comum. Mas vocês já pararam para ler, de fontes diferentes, o que será tendência em um ano que se inicia?

Fazendo uma busca rápida pelo Google, visitei uns sete ou oito sites que abordaram o tema tendências para 2016. O curioso é que nenhum deles apresentou as mesmas opções; pelo contrário! Alguns disseram que o que estará em alta nesse ano são ambientes muito coloridos, com mix de estampas e objetos retrô; outros apontam ambientes monocromáticos, em preto e branco e com estilo minimalista. Escolhas bem diferentes entre si, eu diria.

1 2 - Tendências para 2016 - o que vai se usar na decoração

Imagens: 12

Então, finalmente, o que será usado em 2016?

Sei que vou frustrar muita gente, mas minha resposta é: não sei. Primeiro porque infelizmente, não tenho o dom de prever o futuro e sabemos que tudo que envolve subjetividade, como decoração, pode mudar de direção drasticamente de um dia para o outro.

Além disso, se você analisar muitas das sugestões de tendências de anos anteriores vai perceber que, no fundo, não existe muita novidade quando se estabelece o que estará em alta no ano seguinte. É o caso dos ambientes coloridões que citei no começo do texto. Veja o histórico das principais mostras de decoração e arquitetura dos últimos 3 ou 4 anos para comprovar.

3 - Tendências para 2016 - o que vai se usar na decoração

Imagem: via

Na verdade, as tendências ditam diretrizes para o mercado. Portanto, se você não for empresário do ramo, meu conselho é que você desapegue um pouco desse conceito. Decore sua casa com o que faz você se sentir bem nela, simples assim.

Manu, mas por que você disse pra desapegar “um pouco” e não totalmente?
Porque o próprio conceito da palavra tendência pode ser útil a muita gente: uma tendência pode ser uma orientação para nortear pessoas que querem, mas que não têm o hábito de decorar.

5 - Tendências para 2016 - o que vai se usar na decoração

Imagem: via

E mesmo batendo o pé pra dizer que não curte, inconscientemente, a gente costuma seguir algumas tendências, querem ver? Quantos de vocês têm sofá de linhas retas em casa? E TV presa na parede com painel? Cozinha americana ou varanda gourmet? Móveis antigos reformados e modernizados? Tudo isso se usa bastante hoje porque foram tendências bem aceitas.

Não estou no time nem dos que amam nem dos que odeiam; gosto de acompanhar as novidades e colocar algumas em prática, mas procurando sempre adequá-las à minha realidade. A essência da decoração é o seu sentimento pelo espaço; por isso, quando se deparar com algo tido como tendência, pergunte a você se aquilo exprime seu jeito de ser, se você se enxergaria morando num lugar com aquilo, se mesmo depois de passado o frisson da novidade, você continuaria tendo aquilo em sua casa.

4 - Tendências para 2016 - o que vai se usar na decoração

Imagem: via

Agora quero saber a opinião de vocês sobre tendências. O que vocês me dizem?


Tem mais Simplichique aqui:

Este post tem 6 comentários

  1. Gostei do post. Muito bem colocado Manu! Eu acho que as tendências são válidas, mas só adoto se eu me identificar e tornar a minha vida mais prática. Em termos de decoração, ante de adotar qualquer tendência, eu primeiro penso no dinheiro, que eu não tenho muito… rs Então, móveis mais caros eu prefiro que sejam atemporais, clássicos, e se eu gostar de alguma tendência deixo para usar em acessórios. bjsss!

    1. Giovana, sua contribuição foi maravilhosa! Sua saída para aproveitar em casa o que é tendência é muito prática; um ótimo exemplo a ser seguido! 🙂
      Obrigada pela participação!
      Um bjo!

  2. Oii Manu, muito bom o post. As tendências estão ai, todo ano, sempre tem uma coisa nova. Mais vai de cada um adaptar em seu lar o que mais agradar. Não podemos esquecer que a casa tem que ter a nossa cara.
    Beijos

  3. Adorei o post Manu! Eu sempre misturei um pouco de estilo minimalista, com vintage e boho e sempre ficava achando que eu era meio doida, que não tem originalidade, mas depois de um certo tempo vendo e lendo muito sobre decoração percebi que não sou a única que gosta de misturar estilos na hora de decorar, e é exatamente esse nosso jeito particular seguindo algumas tendências, que nos fazem ser únicas e originais. O importante mesmo é a gente se sentir bem. As tendências é sempre bom como um ponto de partida. Obrigada pela sua sinceridade e por compartilhar isso conosco do seu jetinho.
    Ah! E nem preciso dizer que vc escreve muito bem. Amei!
    Bjinhos
    Layde

    1. Exatamente, Layde, concordo com o que você disse. São esses detalhes que caracterizam nossa decoração. É sempre bom a gente ter um “guia” pra se basear e se inspirar, mas é a gente que acaba criando a identidade de nosso estilo próprio.
      E poxa, fiquei super feliz com seu elogio! 🙂 Muito obrigada, viu?
      Um super beijo!

Deixe uma resposta