Transformando uma cristaleira antiga num cantinho de jardinagem

cristaleira cabeçalho

Gosto muito de mostrar projetos de móveis repaginados, para que vocês se sintam cada vez mais motivados a fazer isso também. É uma forma bem econômica de ganhar um lindo móvel sem ter que comprar um novo.

Cristaleiras são móveis que se adaptam muito bem a esse contexto, dada sua versatilidade. Elas podem desempenhar uma série de funções, mas essa sugestão que encontrei é simplesmente sensacional. Uma única cristaleira se transformou num incrível cantinho de organização para amantes de jardinagem.

cristaleira antes e depois

Com algumas reformas pontuais e algumas mãos de tinta, ela passou de móvel condenado a estrela do jardim. A porta maior de baixo foi removida para criar um nicho aberto, cujo fundo foi pintado com um lindo tom de rosa, que contrasta muito bem com o verde escolhido para o exterior do móvel.

cristaleira

Num novo tampo de madeira foram instaladas pastilhas de cerâmica, que você pode fazer sem ajuda de ninguém; não tem segredo. Basta aplicar a argamassa específica para esse tipo de revestimento, assentar as placas e rejuntar depois. É claro que se você não se sentir à vontade com esse tipo de trabalho, vale a pena chamar mão de obra especializada.

Essa etapa do trabalho é opcional, mas pense como um tampo de cerâmica na cristaleira vai ajudar sua vida na hora dos trabalhos de jardinagem: a superfície fica muito mais fácil de limpar depois.

cristaleira

Adicionar ganchos na parte interna de qualquer móvel é uma ótima ideia para otimizar seu espaço; assim você pode pendurar pequenos itens e permitir que eles fiquem à vista – menos tempo perdido procurando as coisas.

cristaleira

Dependendo do estado de conservação das ferragens, nem vale a pena manter as originais; em lojas de ferragens, dá para encontrar essas peças bem baratinhas. E capriche na escolha de novos puxadores também, porque um móvel pode ser supervalorizado apenas com a troca deles. Modelos vintage, mais antiguinhos, dão destaque a essa cristaleira repaginada.

cristaleira

Telinhas metálicas permitem ventilação no interior do móvel, ajudando a evitar mofo; por isso, substituir vidros nas portas de armários por elas pode ser uma boa ideia. Não gosta do visual da tela? Experimente pintá-la com tinta spray numa cor bem viva. Talvez você a veja com outros olhos!

cristaleira

Instale ganchos extra na lateral da cristaleira para acomodar a mangueira de uma forma bem criativa e organizada.

cantinho de jardinagem 10

E sua estação de trabalhos de jardinagens está pronta!

cristaleira

É claro que há uma limitação: como originalmente a cristaleira é concebida para áreas internas, é interessante que, no jardim, ela fique num local coberto, para se proteger da chuva. E antes da pintura, convém preparar a madeira com uma seladora ou primer, para protegê-la da umidade.

No mais, é só amor, não acham?

Fonte: BHG


Tem mais Simplichique aqui:

Este post tem 4 comentários

  1. Olá Manu, ah que fofa!! Realmente com um trabalho desse, agora é só amor mesmo!!
    Ficou muito lindo, nossa inspirador.
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    1. Mag, que bom que você gostou!! É super inspirador mesmo, né?
      É sempre um prazer ver vc por aqui! Obrigada pelo carinho.
      Um beijão!

  2. Sensacional, Manu, este antes e depois! Mudou radicalmente a função do móvel e todas as opções tomadas foram muito felizes: as cores, o mosaico no tampo, retirada de porta, acessórios, e por aí vai! Mega inspiração, obrigada por partilhar! bjs

    1. Também achei, Val! E apesar de chocantes, são mudanças que qualquer pessoa pode fazer em casa, basta querer.
      E eu é que agradeço a você, pelo seu comentário! 🙂
      Um beijo!

Deixe uma resposta