You are currently viewing Decoração de quarto de casal: TODOS os detalhes especiais

Decoração de quarto de casal: TODOS os detalhes especiais

Dicas especiais para decoração de quarto de casal

Quarto de casal é um ambiente compartilhado por duas pessoas que, apesar de terem gostos e necessidades diferentes, querem permanecer em união, junto uma da outra. 

Então, este espaço da sua casa precisa ser muito bem planejado para atender a ambas, sem discriminação. Ou seja, tudo precisa ser dimensionado para dois. E as tonalidades e estampas desta decoração de quarto devem estimular o romance e a paixão.

Mas como coisas assim devem ser feitas? Esta é a questão. Daremos algumas opções de respostas no texto a seguir. Confira.

papel de parede para quarto
RBP Arquitetura e Interiores

Como escolher os móveis e arrumá-los no quarto de casal?

Antes de começar a decorar um quarto de casal, você precisa pensar no layout que terá este cômodo; em como aproveitar o máximo deste espaço da casa. 

Geralmente, logo que abrimos a porta do cômodo, a primeira coisa que podemos encontrar, na parede seguindo a folha da porta, é o guarda-roupas. E, em seguida, como protagonista do cenário, veremos o conjunto ‘cama, cabeceira e mesas de cabeceira’.

quarto neutro de casal
Aquiles Nicolas Kílaris

A cama é colocada na parede oposta da porta de entrada justamente para dar aquela sensação de segurança, garantindo que o casal veja se alguém entrar no ambiente. 

Contudo, isto deve ser evitado se na parede em questão não tiver muito espaço ou se ela for para um banheiro – tendo, em seu interior, canos passando. Não se pode colocar cama embaixo de janela, escada ou viga; e nem cama em diagonal no quarto.

Claro que isto tudo não é necessariamente uma regra. Trata-se de sugestões apresentadas pelos projetistas, sabendo sobre o que poderá comprometer o descanso e o sono das pessoas que utilizarem o ambiente.

quarto com cama dossel
Denise Barretto
decoração quarto de casal
Graziella Nicolai

É importante buscar formas de ocupar as outras paredes do quarto do casal também. Principalmente, evitar deixar uma grande quantidade de área vazia no centro deste cômodo. 

E se houver escrivaninha e rack com painel no local, que estas coisas não fiquem de frente para uma janela, o que poderia ofuscar a visão do computador e da televisão. Até mesmo a área aos pés da cama pode ser ocupada por um baú ou recamier.

São medidas usuais para camas de casal:

  • Cama de casal comum com 1,38m de largura e 1,88m de comprimento.
  • Cama Queen Size com 1,58m de largura e 1,98m de comprimento.
  • Cama King Size com 1,93m de largura e 2,03m de comprimento.
decoração quarto de casal
Sthel Fontenelle Arquitetura

Dicas de cores e estampas para decoração de quarto de casal

Devemos sempre lembrar que ambientação de quarto de casal precisa representar dois indivíduos. Mas é claro que é um desafio enorme contentar duas pessoas, mesmo que elas tenham interesses em comum. 

A escolha das cores e estampas para a decoração deste cômodo precisa então se basear em outros fatores. Uma ideia é pensar no tipo de relação que este casal deseja ter.

Se os cônjuges pensam que poderia ter mais carinho entre eles, pode-se colocar mais detalhes na decoração do seu quarto em tonalidades vermelhas, por exemplo. 

Grandes panos em cores frias, como azul, tendem sempre a ajudar aquelas pessoas com problemas de saúde, incluindo dificuldade de descanso. O verde estimula a boa saúde e, por consequência, traz longevidade. E o laranja faria o casal sempre se sentir mais jovem.

quarto de casal moderno
Paula Carvalho

Decorações modernas quase sempre visam integrar, de algum modo, todos os ambientes das casas, fazendo com que os imóveis, como um todo, pareçam ter uma unidade visual. 

Neste caso, pode ser que o quarto do casal receba, no plano de decoração, cores como bege e cinza. E tudo bem isto. Esta pode ser uma situação favorável, permitindo com que a “mensagem das cores” possa ser alterada através da personalização com acessórios.

Quanto às estampas, vemo-las presente em decoração de quarto por meio de revestimento de parede e também em cortinas e roupas de cama. 

Embora pareçam muito românticas, as estampas florais podem desagradar um dos cônjuges ou até os dois, após um tempo. Melhor apostar mais nas estampas geométricas, como listras, ziguezagues, entre outros – com exceção talvez dos poás, ou seja, das bolinhas.

tendência decoração quarto de casal
Marília Veiga Interiores

O quarto de casal tem que ser pensado a dois!

Realmente, é um grande desafio decorar um quarto que será dividido por duas pessoas. Porém, diferente do que acontece com decorações de quarto de irmãos, nos projetos voltados a casais sempre se consegue achar um meio termo que agrada a todos. 

É que a própria filosofia do casamento já diz que deve haver concessões. Quer dizer que cada um será representado, mas abrirá mão de algumas preferências.

A primeira coisa que chama a atenção na decoração de quarto de casal é a divisão interna dos guarda-roupas, com nichos de várias medidas e funções. Quase sempre, aqueles modelos de armários de três portas ou mais são fabricados seguindo este conceito. 

Há espaços de gavetas, prateleiras, sapateira – em muitas alturas -, cabideiro alto e baixo, calceiro e maleiro.

tendência decoração quarto de casal
Aquiles Nicolas Kílaris

Camas box oferecem muito mais possibilidade para o conforto do casal, podendo ter ajustes individuais de coluna. 

Mas é importante conversar com os vendedores para encontrar uma peça que se ajuste às características corporais dos dois usuários; isto quer dizer, encontrar o colchão com a densidade certa. Leve sempre mais em consideração o indivíduo da dupla de maior altura e peso.

São alguns valores de densidade para colchões:

  • para 60 kg e altura de 1,70 m = D26;
  • para 80 kg e altura de 1,70 m = D28;
  • para 90 kg e altura de 1,80 m = D28;
  • para 120 kg e altura de 1,80 m = D33; e
  • para 150 kg e altura de 1,90 m = D40.
cama de casal com colcha
Guardini Stancati Arquitetura + Designer

Devemos ainda destacar um conjunto de peças que não necessariamente precisam ser iguais para casais, dando à decoração do quarto uma ideia de simetria rígida. Estamos falando das mesinhas de cabeceira. 

É que elas podem ser diferentes, mesmo apresentando características de design semelhantes – mesma cor ou mesma proporção. O equilíbrio visual do quarto acabará acontecendo pela personalização da decoração ao redor disso.

Cada indivíduo do casal receberá uma mesinha de uso exclusivo. A mesma poderá ter o acompanhamento de itens ornamentais diferentes. É o caso de luminárias, porta-retratos, vasinhos, livros, caixinhas e mais. 

A ideia é contar um pouco, por meio destas peças, como é a personalidade de cada um. Mas, ao utilizar alguns destes em pares no cenário, pode-se reforçar a ideia de que realmente é um ambiente para casal.

cama para quarto de casal
Cilene Monteiro Lupi

Agora você já tem uma ideia de qual a forma mais correta de começar a decoração de um quarto de casal. Então, reveja as imagens deste texto e use-as como fonte de inspiração.

Essas dicas de decoração para quarto de casal foram criadas pela equipe Viva Decora.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário