Um balão nada mágico
O valor do tal balão é realmente de assustar!

Um balão nada mágico

Existe um momento difícil na vida de quem comprou um imóvel na planta, e esse dia chegou para mim: o pagamento do balão. Ontem recebi a fatura do meu primeiro balão e só tive uma vontade grande de chorar.

Quando minha irmã me perguntou o que exatamente era um balão, eu fiquei sem resposta, digo isso honestamente. “É uma forma lúdica que eles usam para chamar uma parcela bem gorda que vem de tempos em tempos”, foi a forma menos traumática que encontrei de explicar. Mas refletindo depois, esse nome faz muito sentido. Um balão é, em geral, algo lindo, esplendoroso, que mexe com o imaginário da gente…

balãoImagem: via

… mas se cair em algum lugar de repente, é catástrofe na certa!

balão compra de imóvelImagem: via

Quando minha corretora (e, por sinal, ela foi excelente desde o início) me mostrou todas as possibilidades de pagamento, ela fez questão de me explicar como funcionaria. São 33 parcelas fixas mensais + seis parcelas semestrais (os tais balões), tudo isso fora o sinal que eu dei de entrada. Esse dinheiro todo é só o que eu pago à construtora até o momento de entrega do imóvel. Depois disso, começa o financiamento com o banco (que no meu caso é a Caixa Econômica mesmo). Ufa! Não é fácil, viu… mas ainda piora!

Tem um detalhe fatal nisso tudo: o balão sempre tem um valor constrangedoramente muito mais alto que a parcela. No meu caso esse valor é dez vezes maior (vou dar um momento para vocês se recuperarem). É isso, meus amigos: dez vezes maior!

balão compra de imóvelImagem: via

Trocando em números, se supormos que minha parcela mensal é R$ 1.000, meus balões custam R$ 10.000 cada um. É aí que entra a tal catástrofe. Se você não tiver um bom planejamento, uma boa organização financeira ou um bom cardiologista… nem sei onde isso vai dar!

Por mais organizada que eu me considere com relação a dinheiro, fui pega desprevenida e tive que me virar pra pagar esse balão. É importante se programar antecipadamente, e garantir que você vai ter condições de arcar com o valor tanto das mensalidades fixas quanto dos balões. No meu caso, é um valor semestral, então eu já deveria ter separado ao longo desse período o valor pré-estabelecido.

balão compra de imóvelImagem: via

Conheço caso de pessoas que tiveram que pegar empréstimos e até vender bens para conseguir dar conta dos balões antes que tudo virasse uma grande bola de neve.

Por isso, se organize antes! A menos que você ganhe na loteria, o dinheiro não vai cair do céu de repente, então já faça suas contas levando em consideração suas contas + mensalidade + um valorzinho pra economizar para o próximo balão. Rapidinho os meses passam, então sugiro cortar os gastos desnecessários para não levar o mesmo susto que eu!

Banner mariEntre em contato com Marina: marinalopes.jor@gmail.com

Deixe uma resposta

50% de Desconto

Como estímulo para você ficar em casa, estamos oferecendo todos nossos cursos online pela METADE DO PREÇO.

50% de Desconto

Como estímulo para você ficar em casa, estamos oferecendo todos nossos cursos online pela METADE DO PREÇO.