Você está visualizando atualmente Conheça as vantagens de ter uma cozinha com ilha

Conheça as vantagens de ter uma cozinha com ilha

Cozinha com ilha: Conheça as vantagens de investir nesse tipo de projeto

O maior erro de quem está planejando uma cozinha é pensar primeiro na decoração e não na funcionalidade do projeto. Afinal de contas, o espaço precisa facilitar a preparação de receitas e a organização dos utensílios. 

Nossa dica para reunir o melhor dos dois mundos – uma decoração incrível e prática para sua rotina – é por meio da cozinha com ilha.

Se você tem uma cozinha compacta, não se preocupe, também é possível fazer uma ilha proporcional à metragem do ambiente que seja funcional. É uma questão de planejar onde colocar cada armário, prateleira e bancada.

E para provar que a cozinha com ilha é a melhor opção para sua casa, hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de projeto: o que colocar, vantagens e ideias incríveis para otimizar o espaço. Confira!

O que colocar na ilha?

A ilha da cozinha precisa ser prática para sua rotina e proporcional ao ambiente. Quanto maior for a ilha, mais itens podem ser incluídos no projeto e o mesmo vale para espaços compactos.

Geralmente são usados os seguintes itens na ilha da cozinha:

  • Cuba;
  • Armários embaixo da bancada;
  • Cooktop; 
  • Coifa;
  • Máquina de lavar louça;
  • Pendentes para iluminar a bancada;
  • Banquetas para refeições rápidas.

Caso tenha espaço, vale a pena incluir todos os itens citados acima no projeto, pois eles ajudam a ganhar espaço na decoração e organizar o ambiente. No caso da cozinha compacta, selecione apenas o que é essencial para sua rotina. Pense em cada detalhe que fará parte da decoração. 

Vantagens da cozinha com ilha

Selecionamos aqui uma lista de vantagens – além de dicas infalíveis – de fazer um projeto de cozinha com ilha. Confira!

1. Modernidade

Se você está procurando por uma decoração moderna, a cozinha com ilha é com certeza a opção certa para você. 

Escolha materiais de qualidade, como o granito para a bancada e faça armários planejados, que destacam ainda mais a modernidade do projeto. 

Você também pode aproveitar para usar cores mais vibrantes na decoração da ilha, como fazer uma bancada vermelha em contraste com os armários brancos e vice-versa.  

2. Funcionalidade

Nós já adiantamos que a cozinha com ilha deixa seu projeto muito mais funcional, por isso, ao planejar seu espaço, pense em como garantir que ele seja mais organizado. 

A bancada, por exemplo, pode servir de mesa para refeições rápidas, como café da manhã. O espaço embaixo da bancada é perfeito para planejar armários funcionais e embutir eletrodomésticos, como uma adega de vinhos ou uma lava louças.

3. Mais espaço na cozinha

É comum ter muitos utensílios e eletrodomésticos na cozinha, mas nem sempre temos o espaço necessário para guardar tudo de forma organizada. A ilha é um complemento do projeto que proporciona esse espaço extra na decoração. 

Com mais espaço, cada coisa fica em seu devido lugar, de modo organizado e limpo – o que consequentemente facilita a rotina na cozinha. 

4. Integração

No lugar de fechar a cozinha com paredes de drywall, o espaço fica aberto com a ilha. Isso permite a unificação da cozinha com a sala de jantar (ou sala de estar) de modo que quem está preparando as refeições consiga se comunicar com as pessoas do outro ambiente.

Com a abertura da cozinha, você também garante mais espaço de circulação. 

5. Organização

Nós já falamos, mas é sempre bom ressaltar: a cozinha com ilha deixa seu espaço muito mais organizado e prático para o dia a dia. 

Com armários, prateleiras e espaço extra para colocar eletrodomésticos, você garante que cada utensílio fique em seu devido lugar. A organização prevalece no espaço!

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora.

Deixe um comentário