Painel para TV: como usar na decoração de casa

Painel para TV: como usar na decoração de casa

Descubra as vantagens de um painel para TV na decoração de casa

A televisão é uma das tecnologias mais fascinantes dos tempos modernos. Ela definitivamente revolucionou as formas de comunicação no mundo.

Invadiu as casas das pessoas, mudou sua forma de pensar a vida, e alterou completamente as decorações de interiores.

Outra coisa que aconteceu em função do surgimento desse aparelho foi a criação de novas peças de design, como o rack e o painel para TV.

painelKatia Llaneli

O que é rack e painel para TV?

Antigamente, o ponto focal principal de uma sala era um sofá, uma lareira, um piano ou outro elemento de decoração. Mas houve uma invasão de novas tecnologias em interiores. E, com isso, esse grupo de objetos passou a ficar em segundo plano, se voltando para um novo elemento de destaque nas composições: a televisão.

Quando os primeiros modelos de televisão passaram a ser comercializados, o aparelho possuía uma caixa tão grande e tão pesada que tinha de ficar direto no chão. Depois, com o passar dos anos, os fabricantes melhoraram seus produtos.

Então, as novas TVs começaram a apresentar telas maiores; contudo, suas caixas são mais leves e finas. Ou seja, elas podem ser fixadas ao alto!

painelSpaze Arquitetura e Interiores

É muito mais confortável para os olhos humanos olhar para tela de uma televisão posicionada num ponto, entre 1,20 m e 1,40 m do piso. Só que para isso, foi necessário pensar numa forma de elevar tal aparelho.

A primeira possibilidade cogitada foi colocá-los sobre um tipo de móvel especial; assim surgiram os racks. E num segundo momento, quando as telas vendidas ficaram grandes demais, pensou-se em fixá-las às paredes.

E para conseguir fixar os atuais televisores mais ao alto é necessário um suporte. Todos os modelos de suportes vendidos no mercado são feitos de metal – alguns possuem a possibilidade de articulação – e devem ser presos às paredes com a ajuda de buchas e parafusos.

A desvantagem disso é que pode danificar tais superfícies. Então, uma alternativa melhor talvez seja usar um painel para TV!

painel para tvSCOPO DESIGN MÓVEIS PLANEJADOS

Quais os modelos de painel para TV que existem?

Percorrendo as lojas de móveis, é possível encontrar vários modelos diferentes de painéis para TV à venda. Alguns são vendidos em conjunto com racks e outros, separadamente.

A maioria destas peças é feita de MDF – uma chapa lisa com tamponamento branco, preto ou imitando madeira maciça. Alguns painéis vêm com detalhes em frisos. E tem também aqueles com nichos e prateleiras integradas.

painel para tvGustavo Motta

Onde mais usar painel para TV além da sala de estar?

Quase todos os painéis para TV disponíveis no mercado são pensados para serem utilizados especialmente em decorações de sala de estar. Contudo, sabe-se que, hoje em dia, televisão é algo que muita gente não vive sem.

E esse tipo de cliente de arquitetura e design é justamente o que vai solicitar instalação de TV não só na sala, mas também em outros pontos da casa. E será que esta ideia ainda é válida?

painel para tvAndrea Petini

Sabe-se que hoje em dia existem muitos outros aparelhos de comunicação.

É comum ver as pessoas carregarem para todo o lado smartphones e tablets. Mas, a TV ainda é uma ótima “janela para o mundo”.

painel para tvBordin & Soares

E o bom é que, com a popularização de seu uso, os fabricantes puderam oferecer modelos a preços mais em conta. Então, acabou ficando mais viável ter TV em outros ambientes da casa além da sala de estar.

painel para tvAndrea Del Monaco

É visto nas propostas de interiores TVs instaladas também em quartos, varandas, escritórios, cozinhas e, em casos menos comuns, banheiros. Para cada uma destas situações é desenhado um modelo adequado de painel.

Algumas peças são mais verticais e outras horizontais. Tem as que fazem conjunto com rack ou mesa de trabalho. Com prateleiras na parte superior, luz embutida, espaço para o ar-condicionado, e mais.

painel para tv

Bernal Projetos

Como escolher o modelo certo de painel para TV?

O primeiro motivo de porque ter um painel para TV em casa já foi dito antes, dar suporte à televisão sem danificar a parede da sala. O segundo motivo que poderia ser destacado é a possibilidade de otimização de espaço neste ambiente.

Como isso é possível? Pois bem, se a TV não precisa ficar no chão, quer dizer que toda a área livre que sobrar de piso pode ser utilizada pelo decorador para pôr, em planta, outros móveis. Ou seja, otimização!

painel para tvMariana Lazarini Prado Generoso

O painel certo para casa é aquele que, número um, tenha um sistema de instalação que não vá danificar a estrutura do imóvel, além de forte suficiente para suportar a TV.

Também tem que ser proporcional ao tamanho da tela do aparelho, nem pequeno e nem grande demais – talvez com uma margem de uns 25 a 30 cm ao redor. E que tenha um design condizente com a decoração local.

painel para tvDegradê Decoração

A maioria dos painéis para TV apresenta linhas retas e acabamento liso e brilhoso. Acontece que existe também os com bordas curvas, textura rústica e acabamento opaco. Tem opções para todos os gostos e estilos de ambientações!

Escolha nas lojas um modelo que combine com a linguagem da sua casa; a paleta de cores do cômodo onde a peça será instalada; e com o rack com que ela fará conjunto, se esse for o caso.

Estas dicas de decoração com painel para TV foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta