Pense rápido: qual é o projeto que você tem namorado ultimamente no Pinterest? No meu caso, são uns vasinhos de cápsulas de café espresso reaproveitas que são ímãs de geladeira, não sei se você já viu.

Pois o tema do mês de abril do DIY Coletivo trabalha esse conceito: tentar fazer algum projeto que é super a cara do Pinterest, que você olha e fica sonhando com ele na sua casa, mas que nunca teve oportunidade de executar.

Suculentas e cactos são uma febre naquela rede social, isso eu não posso negar. E já vi tanta coisa criativa por lá com essas plantinhas que fico curiosa em saber se apesar de coisas lindas, essas ideias são viáveis. Quem nunca viu no Pinterest suculentas plantadas em rolhas, por exemplo? Então, uni o útil ao agradável e decidi testar se vasinhos de cápsulas realmente funcionam.

Esse projeto é bem simples, mas eu encontrei uma dificuldade muito grande em uma das etapas. A boa notícia é que solucionei o problema e vou dividir com vocês minha experiência, pra ninguém passar por isso.

Antes de mais nada, é preciso abrir e higienizar muito bem todas as cápsulas.

As cápsulas da Dolce Gusto têm uma base interna por baixo do papel alumínio. É bom retirar tudo pra não mofar as raízes das plantas. Para retirar: empurre o alicate pelo buraquinho dela com força; ela vai levantar um pouco o papel alumínio. Rasgue o papel e puxe até sair tudo. Quando o papel sair, a base também sairá sozinha.

vasinhos de cápsulas de café

Agora veio a parte complicada: encontrar uma cola que grudasse na cápsula. Lembra da minha guirlanda? Usei cola quente naquele projeto e foi bem fácil de desmontar tudo depois. Não use cola quente com essa cápsula porque ela não segura!

Testei outros tipos de cola: super bonder, cola universal, durepoxi líquido e NADA funcionou. Quando eu já tava desistindo do projeto, arrisquei com a fita banana e inacreditavelmente funcionou. Um macete: dê uma lixada (com lixa de unha mesmo) na parte que for colar, pra deixar a superfície áspera. O adesivo da fita vai aderir melhor.

vasinhos de cápsulas de café

Usei 2 ímãs na minha cápsula, mas com as plantas que coloquei, elas não ficaram muito pesadas. Se você usar espécies mais pesadinhas, é bom testar pra ver se precisa de mais um ímã, para não correr o risco de um dia, sua planta cair.

Com ajuda de uma colher de chá, tirei as plantas dos vasinhos originais e transplantei tudo para as cápsulas. Depois, coloquei umas pedrinhas por cima, pra dar mais um charme.

vasinhos de cápsulas de café

Sim, faz um pouquinho de sujeira, mas quem tem o costume de mexer com plantas sabe como é. Se sua cápsula sujar por fora, não se esqueça de dar uma limpadinha nela antes de colocá-la na sua geladeira.

Olha como essas simples plantinhas deram outra cara pra esse canto na minha cozinha!

vasinhos de cápsulas de café

vasinhos de cápsulas de café

Botei meus vasinhos de cápsulas na porta, mas depois troquei de lugar. Estou deixando na lateral da geladeira, para não derrubar nenhuma acidentalmente, ao lado dos temperos. Mas me fala se não ficaram lindinhos?

vasinhos de cápsulas de café

Em breve, eu volto pra contar como essas plantinhas de Pinterest se comportaram aí. Enquanto isso, convido você a conferir os projetos das outras meninas da equipe com esse tema! Só tem lindeza, e claro, tudo muito a cara do Pinterest. Espia só e clique nas respectivas imagens pra ver o passo a passo delas.

vasinhos de cápsulas de café
vasinhos de cápsulas de café
plantas

Tudo isso foi pra te mostrar como é gratificante ter em nossa casa um projeto que a gente fica admirando por muito tempo mas nunca coloca em prática. Faça! Crie alguma coisa que é a cara do Pinterest e que você sempre quis ter; depois, poste foto do seu projeto nas redes sociais em modo público, usando a hashtag #diycoletivo e marcando o perfil @diycoletivo, seja no Face ou no Insta. Nós todas vamos amar ver seu projeto!diy coletivo logo

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook e seguir o Instagram.

Compartilhe: