You are currently viewing 7 dicas para sua sala pequena parecer muito maior

7 dicas para sua sala pequena parecer muito maior

Quem tem sala pequena ou mora em apartamento sabe o desafio que é ter que aproveitar ao máximo cada cantinho. Nem sempre as soluções estão muito claras, mas muitas delas são bem simples. Por isso, quero compartilhar alguns truques que podem dar a impressão de que sua sala pequena é maior do que ela realmente é.

Prefere ver esse contéudo em formato de vídeo? Não tem problema! Basta dar o play abaixo:

1. Use sofás com pés

como decorar sala pequenaImagem: Scanditalian

O sofá é o principal móvel de uma sala e quanto mais volumoso, maior o incômodo visual que ele pode causar num ambiente muito pequeno. Só o fato de ter pés aparentes que tirem o móvel do chão já é suficiente para dar mais fluidez ao espaço.

Como os pés palito estão super em alta, essa é uma boa oportunidade para apostar nessa tendência e ainda trazer conforto visual para sua sala pequena. Além de disfarçar o tamanho diminuto, um sofá com pés palito ainda vai deixá-la muito mais charmosinha.

como decorar sala pequenaImagem: North Wales Interiors

2. Prefira tapetes grandes

Num primeiro momento, a ideia de usar alguma coisa grande num ambiente pequeno pode não fazer sentido, mas o tapete é parte da área do piso, então quanto maior, mais uniformidade visual ele vai passar para a sala. Tem uma regrinha de moda que exemplifica bem essa dica. Uma calça cigarrete (aquela que deixa a canela à mostra) cria um volume visual que é bem diferente de uma calça comprida, que alonga a silhueta, certo?

como decorar sala pequenaImagem: FHits

Quando um tapete “para” na frente do sofá, ao invés de entrar debaixo dele, cria-se uma descontinuidade visual que ressalta as dimensões do ambiente. Mas quando o tapete avança para debaixo dos móveis, é como se ele estivesse “alongando a silhueta” do piso, sem deixar a gente notar que aquela área é pequena.

como decorar sala pequenaImagens: 12

E outra! É, também, uma questão de segurança; quando o tapete está bem preso debaixo dos móveis, o risco de alguém tropeçar nele, principalmente crianças e idosos, é menor.

3. Tire o que puder do chão

Novamente a questão da área do piso dando a ideia de continuidade. Quanto mais você vê, maior o ambiente parece. Então, o que for possível de sair do chão, prenda nas paredes. Prateleiras, revisteiros e até mesinhas laterais podem deixar seus espaços originais no piso e ficar suspensos.

como decorar sala pequenaImagem: Oh My Dear Blog (via Instagram)

Só cuidado com as profundidades do que você prende na parede, porque móveis muito volumosos darão justamente o efeito contrário: a sala vai parecer abarrotada. No caso das prateleiras, o ideal é usar de 20 centímetros pra menos.

4. Evite estampas grandes nas paredes

Não é problema usar papel de parede ou tecido estampado nas paredes, mas é preciso saber fazer isso de maneira que a estampa não cause confusão visual naquele ambiente.

Por isso, no caso de uma sala pequena, evite usar a mesma estampa em todas as paredes, principalmente se a padronagem dela for muito muito grande e colorida. Tecidos como a chita entram nesse caso; se você quiser muito usar uma estampa assim na sua sala, ponha em apenas uma parede e nas demais, use uma cor que combine com o tecido escolhido, criando um tom sobre tom.

como decorar sala pequenaImagem: Fiona Andersen

5. Mobílie a sala pequena usando só o necessário

Quem acompanha o blog há tempos sabe que essa dica não é novidade por aqui. Bato sempre na mesma tecla porque vejo muita gente querendo fazer coração de mãe em ambientes pequenos, insistindo que sempre vai caber mais uma coisinha.

O fluxo na sua sala pequena vai ser muito mais prático e funcional se você equipá-la com o menor número de móveis possível. É muito difícil andar num ambiente cheio sem se esbarrar ou dar a passagem para outra pessoa poder se movimentar ali dentro.

como decorar sala pequenaImagem: Sritag

Usar somente o necessário é até uma prova de bom gosto, porque quem realmente quer ser elegante não ostenta tudo que tem. E nem vou cair no já batido menos é mais, mas ter apenas aquilo de que você realmente precisa é fundamental para não sobrecarregar o ambiente.

6. Na dúvida, use uma paleta mais calma

Não é proibido usar cores fortes em ambientes pequenos, mas é preciso saber fazer isso. O ideal é você pedir orientação a um arquiteto ou designer de interiores, mas na dúvida, opte por uma paleta mais tranquila. Candy colors são perfeitas para quem quer fugir do branco excessivo e não quer errar no uso das cores.

como decorar sala pequenaImagem: House of Turquoise

7. Iluminação natural: quanto mais, melhor

Mesmo que você siga à risca todas as dicas anteriores, uma sala naturalmente escura pode botar tudo a perder. Se você mora em apartamento, use cortinas bem levinhas, como um voal ou persianas de tela solar, que barram os raios UV mas permitem a entrada de luz. Não use tecidos pesados, muito menos com blackout.

como decorar sala pequenaImagem: Revista Casa e Jardim

E uma dica extra: se seus móveis e paredes são claros, a entrada da luz natural vai ser refletida por essas superfícies de maneira mais eficiente do que se eles forem escuros. Isso vai aumentar a amplitude do cômodo e fazer ele parecer ser ainda maior.

como decorar sala pequenaImagem: House Beautiful


Este post tem 15 comentários

  1. Essa última dica dos móveis claros lembra tanto a casa da minha vó. Minha vó morava num apartamento dos anos 50, então, pode imaginar como é a planta, né? Cozinha grande, sala grande, 1 banheiro, um quarto grande, e um quarto pequeno. Além de 2 cachimbos – um na sala e um no quarto. No cachimbo da sala, minha vó fez uma sala de jantar. Mas o apartamento é em andar baixo e de fundos, então a iluminação do dia é uó. E a minha vó ainda tinha móveis escuros, mega pesados.
    Minha vó perdeu a capacidade de morar sozinha em 2007, e morreu em 2011. Passamos a alugar o imóvel, desde que ela foi morar com minha tia. E nisso, tinha 10 anos que eu não entrava nesse apê. Só que recentemente, ele desalugou, e eu quis ir lá olhar, pq mais pra frente, pretendo morar lá – por ser de 2 quartos. E tomei um susto! Apesar de não ser um exemplo de apartamento iluminado, não era a caverna que eu me lembrava, e o tal cachimbo da sala me pareceu muito maior do que eu lembrava também. Daí caiu a ficha: os móveis pesados da minha vó não estavam lá, e aquele apartamento pede móveis mais leves e claros.
    Foi até engraçado, porque foi uma surpresa mega agradável, esperava uma coisa pior e encontrei algo beeeem melhor! =) E tudo por um “simples” detalhe: a cor dos móveis. Só a cor, pq minha vó nem tinha tanta coisa assim.

    Beijos

    1. Manuela Lopes

      Amei você ter compartilhado essa experiência, Ju! Parece mágica, móveis de cor escura têm esse poder mesmo. Um dia desses, tive a oportunidade de conversar com a Gleice Munhoz, uma decoradora e consultora de Feng Shui que é um amor de pessoa, e ela comentou que cor escura pode trazer muito peso para a harmonia de um ambiente. Ela até deu um exemplo de uma cliente que estava prestes a se separar do marido; quando a Gleice foi lá na casa dela, quase tomou um susto: o quarto do casal era todo escuro, cheio de móvel marrom escuro, lençol preto na cama… foi só ela fazer algumas mudanças que eles voltaram a se entender e estão juntos até hoje!
      Tomara que dê certo de você ir para o apê que era da sua vó; pelo que você disse, me pareceu ter uma planta muito boa!
      Um beijo!

    1. Manuela Lopes

      A minha é bem estreitinha também.
      Fico feliz que tenha gostado das dicas, Fernanda!
      Um beijo grande!

  2. Rê Becker

    Manu, ótimas dicas! Minha casa é espaçosa porém a sala é estreita, se tornando pequena… esta dica do sofá com pés faz todo sentido! Eu não tinha ideia disto mas por sorte compramos um sofá novo e ele tem pezinhos 🙂

    Obrigada pelas dicas, bjos!

    http://www.vidaloucadecasada.com.br

    1. Manuela Lopes

      Sério, Rê? Então você acertou mesmo!! Tão gostoso ir mudando os cômodos da casa, né? Ótimo pra dar uma motivada na hora de decorar o resto rsrs
      Um beijão!

  3. ....

    Estamos de reforma na nossa casa, ela é toda pequenina. Construção bem antiga, ainda bem que vi seu artigo, pois estava prestes a comprar o sofá errado haha

    1. Manuela Lopes

      Que bom que pude ajudar, Eliana! Eu tenho um vídeo que vai te ajudar ainda mais a escolher melhor seu sofá: https://youtu.be/9nxGx8Duqm4
      Beijo grande!

  4. Adriana Oliveira

    Obrigada pelas dicas, Manuela!
    Vou me mudar para um apê super fofo e pequeno.
    Abraços e até breve.
    🙏🏻😉

    1. Manuela Lopes

      Espero que essas informações ajudem bastante na decoração do seu novo apê, Adriana! 😉
      Beijo grande!

  5. yasminfernandes0203@gmail.com

    Amei cada dica ,,, meu apê vai ficar toop

    1. Daniel

      Parabéns pelo post. Eu abri achando que ia ler clichês batidos de “use espelhos” e afins, mas você foi muito além e deu dicas que eu nunca tinha lido antes. Vou me mudar em breve para meu apê novo e já estou cheio de boas ideias depois desse texto. Obrigado!

      1. Manuela Lopes

        Que legal ler esse comentário, Daniel! Fico super feliz que esse artigo tenha te ajudado de verdade.
        Boa sorte nessa nova etapa da sua vida, no apê novo!
        Um abraço!

  6. Aurea dos Santos

    Amei as dicas. Vou me mudar em breve para um apto. de 28 metros. E quero deixa-lo bem clean e parecendo o mais possível. Bjs.

    1. Manuela Lopes

      Que bom que essas ideias te ajudaram, Aurea! Fico super feliz! 🥰
      Um beijo grande e boa sorte no seu novo apê!

Deixe um comentário