Mobiliar e decorar apartamento pequeno vai ser moleza com essas dicas. Confira!

Quem mora em apartamento pequeno sabe o sufoco que é mobiliar seus cômodos; comprar um móvel novo, às vezes, pode parecer um verdadeiro dilema. Não dá para simplesmente preencher o espaço de qualquer forma; é preciso observar alguns fatores para que seus espaços pequenos se tornem práticos no seu dia-a-dia.

Nesse artigo, vou dar 5 dicas práticas para que seu apartamento pequeno pareça maior e, com isso, seus ambientes funcionem da maneira mais adequada para você.

1. USE ESPELHOS

É possível que você até já tenha ouvido essa dica em vários blogs e sites de decoração, mas o que eles talvez não tenham lhe dito é que não é qualquer espelho que faz mágica no seu apartamento pequeno. Não adianta querer que um simples Adnet ou um espelho pequeno causem o efeito de amplitude no seu ambiente, porque isso não vai funcionar.

O que realmente vai trazer a sensação de amplitude é revestir boa parte de uma parede com espelhos – se possível, a parede inteira, do piso até o teto. Saiba que, dependendo das medidas da sua parede, você não vai conseguir ter um espelhão único; ele vai ter emendas. O legal é usar essas emendas a seu favor, criando um desenho harmonioso, como no exemplo a seguir.

Vale até optar por acabamento em bisotê, se forem poucas peças (se forem muitas, prefira usar a borda reta mesmo, para não causar poluição visual).

2. EVITE MESA DE CENTRO

Acredite, a famosa mesinha de centro é uma verdadeira vilã em apartamento pequeno. Por menor e mais inofensiva que possa parecer, não se engane: ela vai “roubar” preciosos centímetros da sua sala, que são fundamentais para garantir uma circulação adequada por ali.

Aqui no meu apê, eu optei por não ter uma mesinha de centro para poder comprar um sofá com assentos retráteis; ou seja, dei preferência para o conforto. E a danada da mesinha nunca me fez falta.

apartamento pequeno

Ah, Manu, mas eu gosto de receber visitas e elas nunca têm onde apoiar copos ou xícaras…
A solução pode ser várias mesinhas laterais (que podem, inclusive, estar nos dois lados do sofá, e não apenas em um deles) e apoios para braços de sofá, se ele for reto, assim como o meu. Esses equipamentos são bastante úteis e seguros. Eu sempre apoio taças de vinho neles e nunca derrubei nenhuma.

3. PREFIRA BANCADA DE REFEIÇÕES

Vamos tirar da cabeça que sua cozinha/copa/sala de jantar precisa de uma mesa? Se seu apartamento pequeno não tem espaço, não adianta querer passar um camelo pelo buraco da agulha. É muito mais jogo optar por uma bancada de refeições do que tentar espremer uma mesa e deixar cadeira presa, o que não faz sentido nenhum.

Olha o apê da simplichiquete Michelle Melo. Eu montei esse espaço para ela e uma das soluções foi justamente abrir mão de uma mesa. Como são apenas ela e o marido, uma bancada de refeições já atende aos dois de maneira confortável.

apartamento pequeno

Vale lembrar que cada caso é um caso, tá? Essa alternativa serviu para o estilo de vida dela, mas pode ser que não sirva para você. Em todo caso, deixo aqui como uma ideia a ser aproveitada.

4. APROVEITE SUA SACADA

Muito apartamento pequeno tem aquelas sacadinhas minúsculas, até charmosinhas, e o morador não usa, achando que ela não tem espaço para nada. Isso se chama desperdício! Se lá dentro, o espaço é contadinho, por que não aproveitar essa pequena área externa para desafogar os outros ambientes?

Uma ótima sugestão é colocar mesinhas do tipo bistrô, com uma ou duas cadeiras, caprichar no paisagismo e transformar aquela micro sacada num lugar super gostoso para tomar seus cafés da manhã, fazer um lanche ou até apreciar um bom vinho numa noite fria.

apartamento pequeno

Se não quiser colocar móveis (ou não tiver tanto espaço assim), basta colocar vários futons no chão e usar a sacada como espaço de relaxamento. Ler um bom livro, tomar um suquinho ouvindo música ou simplesmente passar o tempo ali com seu notebook ou smartphone são apenas algumas das várias atividades que você pode executar nela. Aposto que fazer tudo isso do lado de dentro do apê não teria a mesma graça.

5. INVISTA EM EQUIPAMENTOS PRÁTICOS

O que parece luxo pra uns pode ser necessidade em espaços muito pequenos. Quando a área é limitada, todo e qualquer artifício que otimize a utilização adequada daquele espaço é mais que bem vinda. Vou dar alguns exemplos práticos do que seria um ótimo investimento em apartamento pequeno.

Lava e Seca: máquinas do tipo front load, ou seja, aquelas em que você coloca as roupas pela parte da frente do eletrodoméstico (e não por cima) são excelentes para o bom aproveitamento do espaço. Isso porque como a parte de cima do equipamento não possui abertura, ele pode ser usado de diversas maneiras na mobiliação do ambiente. Fazer uma bancada acima dela é uma das mais comuns, e sabemos que em lavanderias muito pequenas, uma bancada a mais ajuda muito na execução de tarefas.

Marcenaria sob medida: não tem como comparar a otimização de um espaço com móveis soltos e com marcenaria sob medida. O espaço funciona muito mais quando tudo está no seu devido lugar, sem nenhum centímetro de móvel faltando, sem nada saindo do lugar ou atrapalhando em outros. Sim, tudo isso custa muito mais, mas o custo-benefício é absurdamente melhor quando você usa móveis sob medida, especialmente em espaços pequenos.

Tampos para tanques: em lavanderias muito pequenas, uma solução interessante é cobrir a área do tanque, se ele não for usado diariamente, para prolongar a superfície de bancada. Aliás, tenha isso sempre em mente: bancada demais nunca é demais. Quando for preciso usar o tanque, basta abrir o tampo. Essa abertura pode ser feita de várias maneiras, isso precisa ser estudado com seu marceneiro; ela pode, inclusive, ser retirada e colocada quando for preciso.

 

DICA BÔNUS PARA APARTAMENTO PEQUENO

apartamento pequeno

É claro que eu não poderia deixar de fora dessa lista o meu ebook sobre apartamento pequeno. Escrevi esse ebook como uma forma de ajudar quem tem muita dificuldade em decorar espaços pequenos, sobretudo apartamentos. Nele, eu reuni os 7 maiores erros que as pessoas cometem ao decorar ambientes pequenos e mostro como é possível corrigir esses erros, deixando seu espaço muito mais prático, funcional e confortável.

apartamento pequeno

Além disso, comprando meu ebook você colabora com a manutenção do Simplichique e me permite criar conteúdos cada vez mais melhores! Para adquirir sua cópia, basta clicar no botão abaixo.

apartamento pequeno

Compartilhe: