Como decorar sala de estar: veja dicas!

Como decorar sala de estar: veja dicas!

A sala de estar é o cartão de visitas de qualquer casa. Por isso, ela deve lhe abraçar toda vez que você chegar da rua. Ela precisa ser convidativa e prática, simples e chique. Tudo isso e mais um pouco, você vai aprender a partir de agora.

Como escolher o sofá

O principal móvel desse tipo de cômodo é o sofá, então vou falar um pouquinho sobre ele. A sala de estar é um ambiente de convivência, e os sofás são os melhores móveis para acomodar pessoas confortavelmente.

Se você quiser dar um ar contemporâneo para sua sala de estar, esqueça os conjuntos de dois e três lugares. Eles são sempre a solução mais comum e óbvia, e tudo que é óbvio não tem lugar de destaque na decoração.

Se sua sala for pequena, o melhor é ter apenas um sofá de 3 lugares e mais uma poltrona ou puff para dar apoio e funcionar como assento extra. Mas se tiver espaço e você quiser usar mais de um sofá, minha dica é usar dois modelos idênticos, um de frente para o outro, e mais duas poltronas entre esses sofás. Termine a composição com uma bela mesa de centro e mesinhas laterais onde for necessário.

como decorar sala de estar
Decor D’home

O tipo de sofá que você vai escolher para sua sala vai depender do tamanho dela. Se ela for pequena, a melhor opção é usar um sofá de assentos retráteis, mas aqui, muita atenção. Existem vários tipos de sofás com assentos retráteis. Alguns esticam o assento com apoio no chão, através de rodízios. Esses são bem mais resistentes e você pode sentar na ponta do assento quando ele estiver totalmente pra fora.

como decorar sala de estar
Madeira Madeira/Divulgação

Em outros modelos, o assento sai sem apoio e ele fica pra fora sem apoiar no chão. Esse tipo de sofá precisa de uma estrutura interna reforçada e se o sofá for de boa qualidade, ele até aguenta uma pessoa sentada na ponta, como o que eu tenho aqui no meu apê. Mas com o uso e o esforço que a pessoa faz para se levantar, a estrutura pode ir cedendo com o tempo. Visualmente, esse tipo de sofá retrátil é melhor para salas pequenas porque ele é menos volumoso.

como decorar sala de estar
Acervo Pessoal

Se você tem dúvidas quanto ao posicionamento do sofá na sala, esse vídeo vai te ajudar.

Sala de estar e TV

Em muitas casas e apartamentos, a sala de estar também é a sala de tv. Se esse for o seu caso, vou dar algumas dicas que vão ajudar.

como decorar sala de estar
Carol Tasiro

O rack é uma peça essencial nesses casos, ele vai dar um suporte a todo o aparato eletrônico necessário. Prefira modelos mais longilíneos, que têm todo o tampo numa altura só. Evite racks muito altos e com variação de altura no tampo, porque visualmente, eles são muito carregados e podem dar a sensação de que são um bloco compacto e espremido, isso pode aumentar a sensação de aperto. Os racks com até 55 centímetros de altura são os mais indicados.

como decorar sala de estar

Outro problema muito conhecido de quem usa a sala de estar como sala de tv são os famigerados fios pendurados. Não importa quantos organizadores de fios você use pra amarrar a macarronada; eles sempre vão passar ideia de bagunça na sua sala. Não tem jeito, a solução é: ou usar painel ou embutir um conduíte dentro da parede.

Existem modelos de rack que já vêm com painel acoplado, são opções com ótima relação custo-benefício. Isso, claro, se você quiser pendurar a tv, porque ela pode muito bem ficar apoiada em cima do rack. Só que ao colocar a tv na parede ou no painel, você ganha todo o espaço do tampo do rack para aproveitar como quiser, então é uma boa pedida para salas pequenas.

 

como decorar sala de estar
Viva Decora

Como escolher a cortina da sala

Um item decorativo que dá um belo acabamento em qualquer sala de estar é a cortina. Nesse quesito, temos uma infinidade de opções, e cada uma delas vai dar uma característica ao ambiente.

O tecido mais comum e conhecido é o voal. É um tecido bem leve e translúcido, e a leveza dele é justamente sua principal característica. Cortinas de voal são bem delicadas e podem ser usadas, inclusive, em outros ambientes.

como decorar sala de estar
Casa Abril

Especificamente na sala de estar, existem tecidos mais nobres, como o linho e a seda, que têm um caimento muito mais elegante e, por isso, conferem um ar de requinte ao cômodo.

como decorar sala de estar
Ikea/Divulgação

Uma dúvida muito comum com relação a cortinas é o comprimento ideal que elas devem ter. Então, lápis e papel na mão pra anotar essa dica! Se não tiver nenhum móvel embaixo da cortina, o mais indicado é que ela vá até o chão. Mas o tecido nunca deve sobrar na parte de baixo; isso afeta diretamente o caimento dela e a cortina sempre vai parecer bagunçada.

como decorar sala de estar
Construindo Decor

Por outro lado, se você conseguir ver muita área de parede atrás dela quando ela estiver toda fechada, o efeito visual que isso vai causar não será muito legal. Sabe a calça pula-brejo? Pois é o mesmo raciocínio para a cortina. O mais indicado é que ela sempre vá até o piso, mas não chegue a tocá-lo. É interessante deixar pelo menos um dedinho de distância entre a bainha e o chão.

Na parte de cima, o varão é bastante conhecido; é um suporte tubular por onde a cortina vai correr, seja através de argolas ou de ilhoses. Além do varão, também é possível pendurar a cortina por trilho, e ele pode estar embutido no forro de gesso, essa é a opção mais bonita na minha opinião. Ou o trilho pode ser exposto, ou seja, sem ser embutido. Nesse caso, é legal ter um cortineiro ou um bandô para esconder essa estrutura e dar um acabamento mais bonito para a cortina.

como decorar sala de estar
Cortina Cortina/Divulgação

Se você quer decorar sua de estar mas não faz a menor ideia de como começar, baixe agora meu eBook gratuito.

como decorar sala de estar

Ele tem espaços em branco para gente preencher e eu quero convidar você para preencher junto comigo, numa live aqui no canal dia 21 de fevereiro, às 20 horas, horário de Brasília. Então, olha aqui embaixo do vídeo, na área de comentários, que você vai encontrar o link pra baixar seu ebook de decoração para ambientes e aprender tudo sobre isso junto comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *