Praça no Inverno: a cor do ano 2020 da Coral

Praça no Inverno: a cor do ano 2020 da Coral

Praça No Inverno foi divulgada essa semana a cor do ano 2020 da Tintas Coral. Um verde acinzentado, sutil, que foi inspirado nas cores de um amanhecer tranquilo e renovador.

Como já é de praxe, a escolha da cor do ano 2020 foi baseada em um estudo bastante aprofundado não apenas de tendências, mas de comportamento. E o que se percebeu foi muito interessante.

A gente vive o tempo inteiro conectado. A gente chama táxi, agenda consultas e até faz supermercado através da internet. A inteligência artificial está cada vez mais avançada; carros que dirigem sozinhos, robôs que tomam conta de idosos… e olhando por essa perspectiva, o cenário pode até assustar.

É por isso que muitas pessoas estão procurando resgatar as antigas relações no mundo real. Sair do online por alguns instantes e olhar à volta, apreciar coisas simples, se importar com os outros e com a natureza. Transformar nossas casas em lugares alegres, receptivos, locais para nos encantarmos.

Foi desse pensamento que veio o tema do Colour Futures 2020, o estudo global que a AkzoNobel (empresa que detém a marca Coral) faz todo ano e que resulta nas escolhas das paletas que serão tendência e na própria cor do ano. E o tema para 2020 é “o que nos faz humanos”.

A inspiração da escolha de Praça no Inverno

praça no inverno

A escolha da cor Praça no Inverno como cor do ano 2020 retrata justamente a essência desse tema. A gente não consegue mais voltar atrás para refazer nossa história, tirar a tecnologia de nossas vidas. O que a gente precisa agora é nos encontrar como humanos em meio a esse novo cenário.

Por isso, a inspiração da cor do ano 2020 veio do alvorecer, uma esperança que se renova a cada dia, uma chance de fazer algo novo e diferente e que nos torna mais humanos.

Calma, claridade, delicadeza e fluidez. Características da cor do ano 2020 que também fazem parte das nossas necessidades humanas.

As paletas de cores tendências para 2020

Além de Praça no Inverno como cor do ano 2020, a Coral trouxe quatro paletas de cores que representam influências atuais no comportamento da nossa sociedade. Todas elas muito interessantes, acompanhe comigo.

Tendência 1: as pessoas querem se importar

Depender de tecnologia e estar conectado todo o tempo na internet e nas redes sociais significa que, na verdade, a gente sente falta do que realmente importa: nosso bem estar, nossas relações, nossas comunidades, o ambiente construído e o mundo natural.

Cada vez mais, vemos um desejo intenso de fortalecer laços no mundo real, de nos reconectarmos com pessoas, com a natureza e de nos questionar como podemos contribuir de alguma forma com a sociedade.

Ao criar casas onde podemos desfrutar de boa comida, sono reparador e contato com o mundo natural, podemos nutrir as relações que realmente importam para nós.

coral cor do ano 2020

#1 – Uma casa para cuidar

Dessa tendência, surgiu a paleta Cuidar. Uma paleta suave e fresca que nos permite criar espaços onde podemos nos relacionar com nós mesmos, com pessoas queridas, com a natureza, com nossos lares e com o ambiente construído.

coral cor do ano 2020

O conjunto de neutros suaves e leves, junto com Praça no Inverno, lembra o horizonte numa manhã de neblina. As cores escolhidas para a paleta Cuidar são calmas, aconchegantes, essenciais para a criação de espaços para nosso bem estar.

Tendência 2: as pessoas querem se divertir

Estar todo o tempo conectado nas redes sociais também nos faz querer ter instantes de diversão. É como uma maneira de escapar do mundo moderno e experimentar momentos alegres.

As pessoas querem parar de se levar muito à sério. Queremos quebrar normas, experimentar nossa vitalidade. Queremos entender o que significa estar vivo.

A casa pode ser um lugar que nos permite ter prazer em experiências em tempo real, que alegram nossos sentidos e nos fazem sentir verdadeiramente vivos.

coral cor do ano 2020
coral cor do ano 2020

#2 – Uma casa para se divertir

A paleta Divertir traz uma energia transformadora para a casa, criando espaços que nos permitem estar abertos a experiências lúdicas. É uma paleta com astral jovem e vital, moderno e casual.

coral cor do ano 2020

Inspirada pelas cores do horizonte num dia claro de verão, junto com Praça no Inverno, ela mistura tons suaves com blocos menores de cores mais fortes, o que deixa a paleta bem excêntrica.

Tendência 3: as pessoas querem se reconectar

Num mundo agitado, corrido e digitalizado, parece cada vez mais difícil sentir calma. Por isso, as pessoas estão procurando fazer um verdadeiro detox da vida moderna, eliminando distrações desnecessárias para podermos dar uma pausa e contemplarmos o que significa ser humano.

As pessoas estão buscando um espaço de silêncio e contemplação, de magia e inspiração. Um lugar onde possamos nos concentrar em nosso propósito e nossos valores.

Há um desejo crescente por lares onde podemos viver de forma simples e focar nas coisas que valorizamos, sem distrações sem sentido. Precisamos de espaços onde podemos encontrar estabilidade e renovar nossas energias.

praça no inverno
praça no inverno

#3 – Uma casa para se reconectar

Assim, surgiu a paleta Reconectar, um conjunto sutil de cinzas que evoca o horizonte claro de um dia frio de inverno, com Praça no Inverno no centro. Essa paleta oferece um modo simples de viver, que é o luxo em sua forma mais pura.

coral cor do ano 2020

Tendência 4: as pessoas querem ser criativas

O aumento da globalização, da mecanização dos processos e da tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas nos mostra que estamos perdendo as habilidades de nossos ancestrais.

O que nos diferencia dos robôs é a nossa capacidade de criar com o toque humano. Ao mesmo tempo em que estamos buscando por mais criatividade, olhamos para nosso passado para combater os efeitos da vida moderna.

Em casa, isso se traduz numa necessidade por espaços onde possamos contar histórias e nos expressar. Casas que nos ajudem a determinar quem somos, que nos permitam ser únicos.

praça no inverno
coral cor do ano 2020

#4 – Uma casa para criar

É nesse contexto que nasce a paleta Criar, uma paleta rica e saturada inspirada nas cores de um dia quente de outono. As tonalidades incluem verdes-floresta e ocres da terra, bem como tons mais claros, intermediários, como a cor do ano 2020, Praça no Inverno.

praça no inverno

Inspirações de “Praça no Inverno” na decoração

Essa cor é bastante democrática. Ela cai bem em contextos bem diferentes. Usada sozinha, ela transmite sensação de frescor, de amplitude e até de introspecção. Ótima para compor ambientações mais minimalistas.

como usar a cor do ano 2020
como usar a cor do ano 2020
Imagens: 1 e 2

Para usá-la como protagonista, crie contrastes com superfícies de branco puro. Madeiras podem aquecer o visual da composição, deixando o ambiente mais aconchegante.

Imagens: 1 e 2

Combinada a outras tonalidades, ela faz um contraponto interessante. Pode quebrar excessos de cores mais saturadas e deixar a composição mais refrescante.

cor praça no inverno
Casa Vogue

Já que é um verde bem discreto, puxado para tons de cinza, experimente mesclar Praça No Inverno com tons de rosa antigo para uma combinação delicada e feminina.

como usar a cor do ano 2020
lovelyving

Uma combinação clássica e que nunca sai de moda é o verde + azul. Essa paleta é bem tranquila e calmante, perfeita para usar em quartos e ambientes de relaxamento. Use Praça no Inverno com azuis mais suaves ou pálidos.

praça no inverno
Hello Lovely Studio

Claro que ela também permite combinações mais ousadas. Se você não tem medo de se arriscar nas cores, veja como fica a tonalidade usada com tons vivos de amarelo e madeiras escuras!

Por ser uma tonalidade delicada, é uma boa opção para colorir móveis sem deixar o ambiente pesado. Uma maneira criativa, apesar de discreta, de fugir dos armários brancos ou amadeirados e trazer um toque de cor ao ambiente.

praça no inverno
praça no inverno
Imagens: 1 e 2

Você gostou da escolha de Praça no Inverno como cor do ano 2020 pela Coral? E com qual das 4 paletas você mais se identificou? Me conte!


Este post tem 2 comentários

  1. Rs acho que meu esposo está conectado ao universo, ano passado misturamos a tinta coral branco neve que tem um tom acinzentado com a bisnaga verde e deu acordo que vc mostrou. Minha parede já está pintada

    1. Que lindo, Elizabeth! Essa cor é bem sutil e pode até trazer uma sensação de frescor e tranquilidade.
      Parabéns por ter levado mais um tiquinho de cor para sua casa! 💚

Deixe uma resposta