02/01/2017

A gente sempre faz aqueles rituais pra começar o ano bem e ter saúde, dinheiro, amor; come lentilha no Réveillon, pula onda, toma banho de arruda, mas esquece que o lugar onde a gente mora precisa das mesmas energias boas.

Não adianta estar de bem consigo mesmo e ser influenciado negativamente pelo local que você habita. Ele também precisa de cuidados para que sua convivência seja sempre a melhor possível. Uma casa bem harmonizada lhe transmitirá boas sensações e o resultado disso será qualidade de vida muito melhor.

começar o ano bem

Foto: Fernanda e Sharon Fotografia

Tente colocar em prática essas dicas que preparei especialmente para que você possa aproveitar ao máximo sua casa da melhor forma possível e depois em conte o que achou da experiência.

1. USE O QUE GANHOU NO NATAL

Minha dica aqui é que você já ponha no uso o que ganhou no Natal, ao invés de deixar tudo guardado para uma “ocasião especial”. Esqueça essa de “guardar para uma ocasião especial”. Minha sogra é adepta dessa prática e eu posso dizer que, infelizmente, ela deixa de vivenciar coisas cotidianas muito boas por causa disso.

Acessórios de jantar, de cozinha, objetos decorativos; se você ganhou algum presente para a casa, USE. Usar coisas novinhas traz uma satisfação momentânea; é como se a gente aproveitasse muito mais aquela situação naquele momento e isso gera felicidade, mesmo que de forma inconsciente.

começar o ano bem

Imagem: El Mueble

Além disso, seus presentes guardados (principalmente tecidos) podem ir se deteriorando com o tempo e, quando finalmente você resolver usá-los, eles já não estarão mais com cara de novos. Isso se não tiverem estragado, manchado ou sido devorado por traças.

2. FAÇA AROMATIZADORES CASEIROS

Aromaterapia é uma prática que eu já adotei há muitos anos na minha casa e posso afirmar com toda certeza de que é uma das melhores formas de você se sentir bem naquele espaço.

começar o ano bem

E não ache que isso é frescura. Sentir um cheirinho agradável em casa faz com que seu cérebro associe sempre que aquele lugar é uma delícia; começar o ano com essa sensação é muito gostoso para seu humor.

começar o ano bem

Imagem: Decorar com diversão

É possível fazer aromatizadores naturais com ingredientes que você já tem em casa. Algumas frutas e especiarias são excelentes e você pode ir trocando de acordo com sua preferência ou criar um perfume personalizado, experimentando itens novos.

3. BORRIFE ÁGUA DE LENÇOL PARA COMEÇAR O ANO COM A CASA PERFUMADA

Além dos aromatizadores para espalhar pela casa, uma boa dica é borrifar água de lençol nos colchões. Essa água é específica para tecidos e não mancha nem estraga seus lençóis; você encontra em qualquer loja de artigos para cama.

começar o ano bem

Imagem: Living Design

Quando for deitar, dê umas borrifadas no seu lençol; não exagere, é só pra deixar sua cama levemente perfumada. Alguns aromas, como a lavanda, por exemplo, são relaxantes. Perfeitos para sentir na hora de dormir.

Mas também podem ser usados em outros ambientes da casa. Eu borrifo nas capas de almofadas do meu sofá e fica uma delícia! Uma ótima dica pra esperar aquela visita querida.

4. DESFAÇA-SE DE TUDO QUE NÃO QUISER MAIS

Desapego. Ô palavrinha tão difícil de ouvir. Pior ainda de colocar em prática, hein? Ainda bem que eu não tenho esse problema; amo desapegar das coisas, me faz um bem danado. E essa é a melhor época pra fazer isso; assim, sua casa pode começar o ano mais limpa e espaçosa.

Dê uma boa olhada nos seus armários; fuce em todas as gavetas, caixas, prateleiras, tire tudo do lugar e olhe bem para tudo aquilo. Não basta pensar no que você tem, é preciso ver tudo na sua frente pra determinar o que vai servir e o que é entulho.

começar o ano bem

Foto: Getty Images

Coisas que você costuma usar com frequência podem ficar; o resto, separe. Se aquele objeto parado há muitos anos tiver valor sentimental e você não quiser se desfazer dele, use a dica do item 1: ponha em uso. E não me refiro ao uso tradicional; aquela toalha de mesa lindíssima que você ganhou em 2001 e só usou uma vez pode virar um painel de cabeceira, um mural atrás do sofá, um quadro. Invente algum uso praquilo, mas invente. Caso contrário, doe ou venda.

5. CRIE O HÁBITO DE DEIXAR A CASA SEMPRE ORGANIZADA

Confesso que essa é a dica mais difícil pra mim. Não porque sou desorganizada, pelo contrário! O problema é que não moro sozinha e muita coisa que eu faço, o marido desfaz. E eu sei que não é por mal, é um mau hábito dele.

Nada melhor que começar o ano criando bons hábitos, então. Coisas simples mas que ajudam muito a manter a casa em ordem. Abriu um produto novo? Jogue logo fora a embalagem ao invés de deixar em cima da mesa. Levantou do sofá? Recoloque as almofadas no lugar. Chegou da rua? Vá trocar de roupa no quarto e já guarde tudo em seus respectivos lugares; especialmente os sapatos.

começar o ano bem

Imagem: Facilisimo

A gente cria um hábito praticando aquilo todo santo dia. Observe com atenção o que você tem feito para que sua casa fique desorganizada, anote num caderno e comece a mudar essas atitudes. Com muita determinação, se policie pra deixar de fazer essas coisas. Mostre essas anotações também para todo mundo com quem você mora e converse com elas para que elas também criem os mesmos hábitos bons.

Assim, sua casa vai permanecer organizada sempre e você não precisa perder tempo desfazendo o que outra pessoa fez de errado. Eu já dei quatro dessas dicas práticas nesse post aqui que podem ajudar nesse sentido.

6. ESPALHE POTINHOS COM SAL GROSSO PELA CASA

Sal grosso é excelente para tirar energias ruins da casa. Esteticamente, é muito versátil. Dá pra criar belos arranjos decorativos com ele e começar o ano com a casa “limpa”.

começar o ano bem

Imagem: Pinterest

Minha dica é usar potinhos de vidro reaproveitados, que você pode customizar como quiser, e preencher com sal grosso para enfeitar. Vale até colocar uma velinha apoiada nele.

começar o ano bem

Imagem: Yellow Bliss Road

Nesse vídeo, eu dou uma sugestão muito barata de como você pode personalizar um potinho de vidro com macramê. Fica lindo para incrementar o recipiente cheio de sal grosso e sua casa ainda vai ganhar um belo objeto de decoração.

7. TIRE O COMPUTADOR DO SEU QUARTO

Computador é o pior equipamento eletrônico pra se ter no quarto onde você dorme. Quando seu notebook fica no modo stand by, é provável que algumas luzinhas fiquem ainda acesas e isso, apesar de parecer inofensivo, impede uma noite de sono perfeito. Pior ainda: ele gera um campo eletromagnético que influencia negativamente no seu relaxamento.

Imagem: Home 2 You

Se você usa notebook, certamente existem outros locais mais adequados onde você pode usá-lo. Se você usa desktop, considere achar um cantinho para criar um mini home office que não seja no seu quarto. Mas se realmente não tiver jeito, dos males, o menor: posicione o equipamento a, no mínimo, 2 metros da sua cama. Não é o ideal mas ajuda um pouco.

'começar

Imagem: Mundo Educação

Aqui tem uma matéria interessante sobre o assunto, recomendo que você leia para entender o porquê de não ter computador no quarto.

E então, vamos começar o ano de 2017 com a casa saudável?


Tem mais Simplichique aqui:

Arquivado em: Ambientes, Decoração, Texto
Tags: , , , , ,

Deixe seu comentário