Você sabe a diferença entre uma cuba de sobrepor e uma cuba de apoio? Conhecer as características principais de cada modelo é extremamente importante para que você escolha o tipo de cuba mais adequado para o seu projeto.
Pensando nisso, hoje trouxemos os 5 principais tipos de cubas para você conhecer mais sobre eles e encontrar a peça certa para compor um banheiro bem decorado e funcional. Confira.

Cuba de sobrepor: delicadeza nos detalhes
A cuba de sobrepor é instalada acima da bancada, porém, diferente do modelo de apoio, ela não fica 100% apoiada na superfície, apenas o acabamento dela fica visível.
É possível instalar uma cuba de sobrepor com uma tonalidade diferente da bancada, como forma destacá-la na decoração. Portanto, se a pedra for de mármore bege, considere a utilização de uma cuba branca. No caso de uma bancada cinza, uma cuba na cor ébano fosco (um tom de preto) pode ser uma opção interessante.

Cuba de apoio: design que impressiona
Muitos confundem a cuba de sobrepor com a cuba de apoio, mas é sempre bom lembrar que são modelos distintos. A cuba de apoio é posicionada diretamente sobre a bancada, sem necessidade de recortar a pedra para encaixá-la; apenas um furo para a passagem do sifão.
Por estar apoiada, a cuba de apoio também faz parte da decoração, então é importante escolher a cor que mais combina com a estética do espaço. Um ambiente clássico, por exemplo, pode contar com uma cuba cinza (de uma tonalidade neutra) e, no caso de ambientes mais modernos, experimente usar a cor Sálvia, um verde suave, exclusividade da Deca.

Cuba de embutir: minimalista e prática
A cuba de embutir, como o nome sugere, é instalada por baixo da bancada, por isso, o modelo não fica aparente no projeto.
É importante conhecer as dimensões da cuba de embutir antes de instalar a bancada, pois será necessário fazer o recorte para encaixá-la adequadamente e garantir um acabamento de alta qualidade na peça.

Cuba de piso: opção certa para ambientes compactos
Se você valoriza a praticidade e a simplicidade na composição do banheiro, recomendamos o uso da cuba de piso. Esse modelo dispensa a instalação de bancada, pois a cuba já possui a estrutura para ser fixada no chão do banheiro.
Um ponto importante sobre a cuba de piso: a saída do esgoto precisa ser no chão para que a instalação da cuba seja bem feita. Então verifique a hidráulica do espaço antes de investir nesse modelo.
A cuba de piso é popular em projetos minimalistas, que prezam por uma decoração simples e despojada.
No entanto, atente-se à cor da cuba, para garantir que o modelo esteja adequado ao projeto. Na dúvida, opte pelas cores clássicas: branco, ébano ou cinza.

Cuba de semi encaixe: adicione um toque de cor e estilo na decoração
Por fim, apresentamos a cuba de semi encaixe, um modelo que está ganhando notoriedade nos projetos por conta de seu estilo refinado, com um leve toque vintage.
A cuba de semi encaixe é instalada de forma parcial na bancada, de modo que toda sua parte frontal fique exposta – e o restante permanece embutido. Como o próprio nome indica: ela fica semi encaixada na pedra. É uma opção que ajuda a otimizar espaço em banheiros pequenos com muito charme.

Com essas dicas, fica muito mais fácil escolher o modelo de cuba certo para seu projeto, não é mesmo? Depois que escolher a cuba, você pode passar para o segundo passo: escolher a torneira para banheiro de acordo com o seu projeto.
