You are currently viewing 7 coisas que deixam o ambiente antiquado

7 coisas que deixam o ambiente antiquado

Confira 7 coisas que podem deixar a decoração do ambiente antiquado

O que será que deixa a decoração de um ambiente antiquada? Confira aqui 7 coisas que deixam o ambiente antiquado e podem estar acabando com a sua decoração. Será que você tem alguma dessas aí na sua casa?

Primeiro, precisamos deixar claro que antigo e antiquado são dois conceitos diferentes. O antigo tem sim sua beleza artística, quase como um poema que reverencia o passado. Tem sido uma grande tendência de decoração buscar referências antigas e trazer isso de uma forma repaginada: é o que a gente chama de releitura. Isso sim faz sentido. Mas, antiquada é aquela coisa que parou no tempo, não evoluiu. Já se tornou obsoleta e, por isso, não se encaixa mais no contexto estético de hoje.

Combinar todos os móveis

Uma das coisas que definitivamente não contribui em nada na decoração de qualquer ambiente é combinar todos os móveis entre si. Você já reparou como ambientes criados por profissionais parecem sempre ser criativos e inovadores? É porque a gente sabe que a pior coisa na decoração de um ambiente é que ele pareça óbvio. E é exatamente isso que acontece quando se combinam todos os móveis.

móveis combinando deixam ambiente antiquado
Acervo pessoal

Nossa primeira reação é pensar que esse ambiente assim, todo combinado, parece mais um mostruário de loja de móveis. E nem as lojas mais modernas fazem isso hoje. O segredo para decorar bem qualquer ambiente é fazer com que as coisas conversem entre elas, mas de uma forma criativa, fora da caixa. Evite usar peças com o exato acabamento no ambiente todo; procure diversificar suas escolhas para deixar o ambiente sempre vivo e diferenciado.

Piso alinhado na diagonal

Outra coisa que pode deixar o ambiente bem antiquado diz respeito ao desenho do piso. Se você vai decorar um ambiente do zero, inclusive escolhendo os revestimentos, procure não deixar as placas dispostas na diagonal. Esse tipo de paginação gera muita informação ao ambiente, principalmente se o rejunte tiver uma cor muito diferente do piso.

E por ter muito mais recortes, essa disposição fica mais movimentada. Pode parecer bobagem, mas esse é o tipo de coisa que influencia nossa percepção de maneira inconsciente, ou seja, você não repara de propósito, mas ela está ali, atrapalhando de alguma forma e você não percebe exatamente o que é. A paginação reta dos pisos frios é bem mais atual e discreta; por isso, ela te deixa mais livre para criar a decoração desse espaço sem tantas restrições.

piso na diagonal deixa o ambiente antiquado
Foto Erin Kinney

Fica pior ainda quando se coloca moldura de granito seguindo o desenho das paredes. Essas molduras destacam demais o piso e deixam o cômodo com uma cara bem antiquada. Isso limita suas opções na hora de decorar. Se no ambiente já tem tudo isso e trocar o piso estiver fora de cogitação, minha melhor sugestão é tentar esconder o máximo de área de piso que você conseguir usando tapetes

coisas que deixam o ambiente antiquado
Foto Viva Real/Reprodução

Cerâmicas diferentes

Ainda sobre revestimentos cerâmicos, se você estiver escolhendo quais revestimentos usar no ambiente, evite usar revestimentos de estampas diferentes. Quando a gente tem mais de um tipo de revestimento cerâmico no mesmo ambiente, a sensação de desarmonia é muito grande. Isso era bastante comum antigamente, mas, hoje, não é mais usado.

Se quiser criar um destaque em algum local específico com um ladrilho diferenciado, deixe a estampa apenas no ladrilho e no resto, use um revestimento mais discreto. Mesmo que os dois revestimentos cerâmicos sejam da mesma cor, mas de desenhos diferentes, é melhor evitar.  A impressão que dá é de que não houve planejamento naquele espaço; que as coisas foram sendo feitas de qualquer jeito, e isso é péssimo para a decoração de qualquer ambiente. 

cerâmicas diferentes deixam o ambiente antiquado
Acervo pessoal

Se na sua casa tem algum ambiente onde foram usados mais de um revestimento cerâmico e você não gosta disso, e nem quer quebrar pra colocar um novo, a sugestão é usar algum outro tipo de revestimento por cima dele, que pode ser uma pintura epoxi ou ainda nivelar toda a parede com massa e colocar o acabamento que você quiser depois. Textura de cimento queimado pode ser um deles.

Pintura descascando

Tem coisa mais feia do que pintura descascando? Certamente é um dos maiores indicativos de desleixo com a decoração de um ambiente. Se na sua casa, tem algum lugar com pintura rachada, resolva o quanto antes, porque essa é uma das coisas que definitivamente deixam todo o espaço com cara de antiquado.  Fiz um artigo falando só sobre isso, dá uma conferida clicando aqui

pintura descascando
Acervo pessoal

Plafons antigos

Será que aí na sua casa tem alguma luminária de teto deixando o ambiente antiquado? Esse é o tipo de coisa que a gente nunca lembra de trocar, porque fica lá em cima, grudada no teto, a gente nem repara neles no dia a dia. Mas pode ter certeza de que uma luminária antiga, que não conversa com o restante do ambiente, tem um grande potencial para tirar a beleza de toda a decoração daquele espaço. Se ela estiver em mau estado, enferrujada ou quebrada em algum ponto, fica ainda pior. De que adianta você investir na decoração de todo o cômodo se tem uma coisinha ali no teto que não tá contribuindo com a estética? 

Se o imóvel for antigo, existe uma grande chance de que as luminárias de teto também sigam esse padrão. E se a decoração que você pensou para o ambiente não for condizente com a aparência dele, é melhor trocar por modelos mais modernos, ou até mais discretos, se sua intenção for destacar outros pontos desse espaço.

plafons deixam o ambiente antiquado
Acervo pessoal

Tem mais um detalhe: o plafon, principalmente de sobrepor, é o tipo de coisa que a gente nunca lembra de fazer uma manutenção mais profunda. Recomendo tirar a cada 3 meses para fazer uma boa limpeza, por fora e por dentro, porque eles costumam atrair insetos pela luz – eles caem lá dentro mas não conseguem sair. 

coisas que deixam o ambiente antiquado
Banco gratuito de imagens Getty Images

Sanca com muito detalhe

Não tem nada que sobrecarregue o aspecto de qualquer cômodo do que uma sanca rebuscada, cheia de detalhes. Por chamarem muita atenção, essas sancas atraem nosso olhar até elas, e isso faz com que a gente pense que o ambiente é mais baixo do que realmente é. Ou seja, se o pé-direito do ambiente for menor que 2,80m, é muito, mas muito provável que as sancas estejam causando um efeito bem negativo na decoração daquele espaço. Isso sem falar que, por ter muitas voltas e detalhes, elas geram bastante informação visual no ambiente. 

sanca com muitos detalhes
Foto Habitíssimo/Reprodução

Se tiver iluminação embutida, ela vira quase que um farol, chamando ainda mais atenção quando a luz está acesa. É muito mais elegante e atual usar sancas retas, sem detalhes, ou até fazer o forro sem sanca, mais discreto, só tabicado mesmo. Isso independente do estilo da decoração, viu? 

coisas que deixam o ambiente antiquado
Foto Habitíssimo/Reprodução

Mesmo se sua ideia for deixar esse ambiente mais antigo mesmo, ou mais clássico, você pode fazer isso sem sobrecarregar essa aparência. Quando você carrega a decoração em um ponto do ambiente, em outro você precisa dar uma amenizada. Então, sanca rebuscada é o tipo de coisa a se evitar. 

Se já tem no ambiente que você está decorando, e não der pra tirar, aqui vão alguns conselhos:

  • Se tiver iluminação embutida na sanca, tire. É melhor trabalhar a iluminação pontual, com alguns spots, e principalmente usar luminárias na parte de baixo do ambiente, ou seja, piso e móveis. 
  • Pinte o teto todo da mesma cor das paredes desse ambiente, para dar uma leve camuflada. 
  • Crie um ponto focal importante que atraia o olhar para a parte de baixo. Isso vai amenizar um pouco o efeito chamativo das sancas.

Grafiato

Não tem nada que deixe um ambiente mais antiquado na decoração de interiores do que parede com grafiato. Esse tipo de acabamento fica bem em fachadas ou em muros externos, mas na parte de dentro dos ambientes, não dá. E pior ainda quando inventam de usar uma cor muito forte – além da textura, a cor intensa chama ainda mais atenção.

grafiato
Foto Habitíssimo/Reprodução

Pra quem não sabe, o grafiato é uma textura de acabamento em ranhuras, e eu arrisco a dizer que muita gente que opta pelo grafiato é porque não conhece outras alternativas. Também já vi muita gente dizendo que fez grafiato porque a parede tinha infiltração e o grafiato resolveu. Isso não é real, o grafiato, nesse caso, vai ser só um paliativo. Sem contar que, quando você resolver tirar, vai dar muito trabalho! Então já sabe, grafiato ficou lá nos anos 90, deixa ele lá mesmo.

grafiato deixa o ambiente antiquado
Foto Dicas Decor/Reprodução

Agora me conte uma coisa: na sua opinião, o que é que deixa um ambiente com cara de antiquado? Se tiver alguma coisa que não citei, comenta aqui embaixo que vai ser bem interessante ler sua resposta!

Deixe um comentário