Áreas externas: aproveite o verão ao ar livre

Áreas externas: aproveite o verão ao ar livre

Verão, sol e calor! Para uns, uma época infernal; para outros, uma maravilha. Goste ou não, temos que lidar com ele de qualquer jeito. E junto com ele, vêm as férias para muita gente; portanto, essa é uma ótima época para você desfrutar das áreas externas da sua casa ou, no caso dos apartamentos, das sacadas. Trouxe várias inspirações pra gente curtir e deixar nossos jardins ou varandas muito mais alegres e aconchegantes. Vamos ver?

Quintais

Quem mora em casa e tem o privilégio de ter um quintal à sua disposição, agora é a hora de aproveitá-lo. É melhor que você prefira móveis específicos para áreas externas, porque eles estarão à mercê das intempéries (chuva, vento, sol, frio, calor) e nem todo móvel suporta essas variações climáticas; se tiver estofados, use aqueles que são impermeáveis. Cuide sempre de sua área verde pois ela traz conforto térmico pra sua residência (imagina o calor que ia ser se ao invés de graminha tivesse piso cimentado no seu quintal?).

áreas externas 01 simplichique

áreas externas 07 simplichique

áreas externas 14 simplichique

Se você prefere não ter toda sua área livre coberta por grama, experimente usar outros materiais permeáveis, como pedriscos e seixos, mas nunca pavimente 100% do seu quintal. Quando chover bastante, a água não terá para onde escoar e isso acaba gerando uma série de problemas urbanos (que poderemos discutir em outra ocasião, ok?). Uma outra opção seria usar decks de madeira ou até placas de cimento, que é um material muito mais em conta.

áreas externas 06 simplichique

áreas externas 05 simplichique

áreas externas 04 simplichique

áreas externas 02 simplichique

 Imagens: 123 – 4 – 5 – 6 – 7

Varandas e Terraços

Muitas casas não possuem áreas livres disponíveis para quintais e jardins, então as varandas cobertas e terraços são a solução para quem quer ter áreas verdes em casa. Aqui vale a mesma dica dos móveis para áreas externas, mas se sua varanda for coberta, já existe a possibilidade de utilizar outros materiais como, por exemplo, tapetes e almofadas. Se o espaço for muito reduzido, monte o ambiente só com o essencial para você – um cantinho gostoso de leitura é uma ótima pedida. Mas se for mais amplo, traga mesas e cadeiras e faça refeições nela; já imaginou tomar um café da manhã ou um chá da tarde na varanda que você quase nunca usa?

áreas externas 09 simplichique

áreas externas 10 simplichique

áreas externas 20 simplichique

áreas externas 24 simplichique

áreas externas 131 simplichique

áreas externas 133 simplichique

áreas externas 191 simplichique

 Imagens: 123 – 4 – 5 – 6 – 7

Sacadas de apartamentos

Quem mora em apartamento tem que se contentar com as sacadas como opção de área externa. Aqui, a dica é procurar trazer o verde em vasos e floreiras – e pode abusar deles porque quanto mais plantinhas, mais vida elas trazem pra sua casa. Não tem paciência para cuidar? Tudo bem, decore com plantas artificiais mesmo. O que importa é que você tenha uma opção de espaço “ao ar livre”, mesmo que seja fechado. Aliás, se sua sacada for completamente fechada com janelas, você tem mais liberdade de decoração do que nos outros dois casos mostrados, os quintais e as varandas. Use tapetes, sofás, redes e até móveis para áreas internas (só tome cuidado com a exposição ao sol, pois alguns móveis de madeira não toleram isso muito bem).

áreas externas 18 simplichique

áreas externas 194 simplichique

áreas externas 211 simplichique

áreas externas 212 simplichique

áreas externas 213 simplichique

Muitos apartamentos têm sacadinhas só pra constar mesmo, daquelas que não cabem quase nada. Mas nem por isso você vai deixar de aproveitar a época mais quente do ano “fora de casa”, né? Procure mesinhas menores, tipo aquelas de bistrô, elas são um charme e atendem bem quando a gente precisa. Se realmente sua sacada for minúscula, experimente usar futons, almofadas e mantas jogadas no chão mesmo e monte um espaço de relaxamento como você nunca imaginou! Leve luminárias coloridas, coloque velinhas aromáticas nelas e depois me diga se sua sacadinha não virou o local mais gostoso do seu apartamento depois disso?

áreas externas 214 simplichique

áreas externas 232 simplichique

 Imagens: 12 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7

Independente do tipo da sua área externa, se é quintal, varanda ou sacada, minha sugestão é que você aproveite essa época do ano para desfrutar desse ambiente. Leve um livro pra ler, ouça uma boa música, tome um suco geladinho, enfim; aproveite da forma que você mais gostar. Convide algum amigo ou parente e ofereça um lanche ou até mesmo uma refeição ao ar livre. Se você não tem esse hábito, experimente uma vez. Permita-se. Vai ser gostoso mudar a rotina dessa forma. Depois me fala se não foi uma delícia esse momento?

Este post tem 4 comentários

  1. Lindas inspirações Manuela! Essas imagens comprovam que não precisa de muito espaço pra ter um cantinho fofo. Amei todos!
    Beijos

  2. Ai quanta ideia linda! Eu tenho um pátio enorme de grama mas ele ainda tá meio abandonado, não conseguimos dar atenção pra ele ainda mas quero futuramente fazer um cantinho com churrasqueira, mesa, banco, árvore….redes! Como é gostoso ter um lugar assim, né Manu?!

    Bjoossss!

    http://www.vidaloucadecasada.com.br

Deixe uma resposta