A cozinha é um ambiente muito importante em qualquer arquitetura. No Brasil, ela é considerada o “coração da casa”.

É onde as pessoas se reúnem para nutrir seus corpos e para confraternizar com a família e amigos. Por isso é que ela deve receber a atenção dos arquitetos e designers de interiores, desde a fase de projeto à reforma ou atualização da decoração.

Com a atual onda dos “espaços gourmet”, as pessoas estão investindo muito mais não só em salas de jantar, mas em armários e eletrodomésticos para as cozinhas.

E já que o status desse ambiente está elevado, vale todo o esforço para deixá-lo mais bonito e atraente – além de mais prático para o dia-a-dia.

“Os detalhes não são detalhes. Eles fazem o design.” – Charles Eames.

A seguir, estão expostas ideias bem criativas que podem lhe inspirar a organizar e decorar melhor o lar. Aproveite a leitura e deixe sua cozinha mais linda com essas dicas.

Organize sua cozinha

Manter a cozinha limpa e organizada faz toda a diferença na hora de transformar o visual da casa. Acredite, essa tarefa é necessária para deixar o cômodo mais harmônico e lindo.  Depois disso, é só separar tudo que é necessário e desnecessário.

Quais os objetos, móveis e utensílios que, realmente, estão em bom estado e podem ser usados com frequência?

Identificar o que deve ser mantido e o que desse ser jogado fora é um passo muito importante na organização de uma cozinha!

Não se pode exagerar na quantidade de itens específicos nessa área. Para facilitar a rotina, deve-se adquirir apenas o estritamente necessário. Os profissionais até dizem que a lógica é simples. Quanto menos coisas as pessoas tiverem, menores são as chances de elas terem um lar bagunçado.

Acumular itens só dificulta a organização dos ambientes!

Deve-se ter não só a atenção na qualidade e na quantidade de objetos que se acumula, mas também como e onde são guardados.

Na cozinha, por exemplo, louças e utensílios precisam ficar em prateleiras ou recipientes de fácil acesso, separados por utilidade ou por hábito.  Essas coisas serão usadas diariamente. Então, quanto mais prático for de acessá-las, melhor.

Imagem: Farelo Criativo
 
Imagem: Casa Aberta

Aparelhos elétricos, como batedeiras e cafeteiras, tendo espaço adequado, podem ficar sobre a bancada. Eles, inclusive, podem ser um complemento na decoração da cozinha!

Imagem: Vitral Arquitetura 
 
Imagem: Paula Correa Pereira 

Quanto ao restante da organização, é interessante apostar em cestos, caixas e nichos. Eles são perfeitos para guardar todo o tipo de coisa.

Se os itens são muito pequenos e poderiam ficar jogados nas gavetas de qualquer jeito, basta um separador desses que nada parecerá bagunçado.

Dentro dos armários, eles otimizarão os espaços. E sobre as prateleiras, reforçarão as possibilidades decorativas.

Decore sua cozinha

Agora que a cozinha está organizada, é vez da decoração. Sim, vale a pena apostar na decoração de interiores para deixar a cozinha mais linda – e até limpa. É muito fácil um ambiente parecer mais moderno quando há peças mais caras e com estilo, como armários modulados, cooktops, e outros. Agora, peças mais simples, como fruteiras e quadrinhos, são o que melhor dá personalidade à casa, deixando-a a sua cara.

Imagem: Carol Tasiro

Em tempos de crise, a criatividade vale ouro! Artigos feitos no sistema DIY – “do it yourself”, ou “faça você mesmo” – estão em alta na decoração de cozinhas.

Desse processo, podem surgir lustres feitos de escorredores de massa, lousas de tábuas de carne, vasos de garrafas de vidro, e suportes para colheres de latas de refrigerante. Também tem as estantes montadas com caixotes de feiras. Enfim, são muitas opções.

Imagem: Casa Aberta

Lembrando que o humor é bem-vindo em toda a casa, em particular nas cozinhas!

Cozinhas combinam com itens descontraídos e de resgate emocional. Lembranças de viagens ou peças antigas – herdadas ou garimpadas em feiras de artigos retrô – são boas soluções de decoração.

Artesanatos, apesar de, em maioria, serem pouco sofisticados, também podem deixar esse ambiente lindo. E sobre as mesas e balcões, jogos de toalhas, pratos e panelas dão sempre mais cor e vida.

Imagem: Casa Aberta
 
Imagem: Belissa Corral
 

Colora e ilumine sua cozinha

A cozinha deve ser ao mesmo tempo limpa, organizada, bem decorada, prática e funcional. Os materiais usados em armários, paredes, pisos e bancadas devem ser escolhidos levando em conta tudo isso. Mas, também há o fator gosto e economia, que influenciaram diretamente nesta escolha.

Afinal, quais seriam as melhores opções de revestimento? Atualmente, muitos projetistas têm investido no aço inox. Mas, há mais opções no mercado. Existem azulejos e armários com todo tipo de acabamento, cor e textura.

As propostas contemporâneas são mais coloridas. Por quê? Porque a ideia é deixar os ambientes menos monótonos e mais alegres, estimulando a criatividade e as boas ideias das pessoas. E as cozinhas mais bonitas são, justamente, aquelas mais coloridas.

Imagem: Studio Scatena Arquitetura

Quem não quer ou não pode arriscar em grandes transformações pode investir em soluções mais simples para o lar.

Adesivos para azulejos ou pastilhas adesivadas dão cor e exigem pouco reparo. Também existem as tintas e resinas especiais para cobrir revestimentos cerâmicos, como a epóxi. E o resultado final é tão perfeito que você juraria que ganhou m casa uma reforma completa.

Imagem: Abreu Coimbra Arquitetura

Há opções semelhantes para os armários. Eles podem ser reformados com a aplicação de tinta para fórmica ou com adesivos, por exemplo.

Já o toque final fica com as luminárias. É importante saber escolher a iluminação da cozinha. Para as superfícies de mesas de jantar e ilhas o ideal são as luminárias pendentes.  As zonas de preparo dos alimentos devem receber luz focal.

No centro do ambiente o melhor é a luz difusa. E, naquele espaço da parede que fica entre os balcões e os armários suspensos, as fitas em LED podem criar efeitos belíssimos.

Imagem: Hiperbato Arquitetura

Estas dicas para deixar a cozinha linda foram criadas pela equipe Viva Decora.

Compartilhe: