A cozinha é um ambiente muito importante em qualquer arquitetura. No Brasil, ela é considerada o “coração da casa”.
É onde as pessoas se reúnem para nutrir seus corpos e para confraternizar com a família e amigos. Por isso é que ela deve receber a atenção dos arquitetos e designers de interiores, desde a fase de projeto à reforma ou atualização da decoração.
Com a atual onda dos “espaços gourmet”, as pessoas estão investindo muito mais não só em salas de jantar, mas em armários e eletrodomésticos para as cozinhas.
E já que o status desse ambiente está elevado, vale todo o esforço para deixá-lo mais bonito e atraente – além de mais prático para o dia-a-dia.
“Os detalhes não são detalhes. Eles fazem o design.” – Charles Eames.
A seguir, estão expostas ideias bem criativas que podem lhe inspirar a organizar e decorar melhor o lar. Aproveite a leitura e deixe sua cozinha mais linda com essas dicas.
Organize sua cozinha
Manter a cozinha limpa e organizada faz toda a diferença na hora de transformar o visual da casa. Acredite, essa tarefa é necessária para deixar o cômodo mais harmônico e lindo. Depois disso, é só separar tudo que é necessário e desnecessário.
Quais os objetos, móveis e utensílios que, realmente, estão em bom estado e podem ser usados com frequência?
Identificar o que deve ser mantido e o que desse ser jogado fora é um passo muito importante na organização de uma cozinha!
Não se pode exagerar na quantidade de itens específicos nessa área. Para facilitar a rotina, deve-se adquirir apenas o estritamente necessário. Os profissionais até dizem que a lógica é simples. Quanto menos coisas as pessoas tiverem, menores são as chances de elas terem um lar bagunçado.
Acumular itens só dificulta a organização dos ambientes!
Deve-se ter não só a atenção na qualidade e na quantidade de objetos que se acumula, mas também como e onde são guardados.
Na cozinha, por exemplo, louças e utensílios precisam ficar em prateleiras ou recipientes de fácil acesso, separados por utilidade ou por hábito. Essas coisas serão usadas diariamente. Então, quanto mais prático for de acessá-las, melhor.


Aparelhos elétricos, como batedeiras e cafeteiras, tendo espaço adequado, podem ficar sobre a bancada. Eles, inclusive, podem ser um complemento na decoração da cozinha!


Quanto ao restante da organização, é interessante apostar em cestos, caixas e nichos. Eles são perfeitos para guardar todo o tipo de coisa.
Se os itens são muito pequenos e poderiam ficar jogados nas gavetas de qualquer jeito, basta um separador desses que nada parecerá bagunçado.
Dentro dos armários, eles otimizarão os espaços. E sobre as prateleiras, reforçarão as possibilidades decorativas.
Decore sua cozinha
Agora que a cozinha está organizada, é vez da decoração. Sim, vale a pena apostar na decoração de interiores para deixar a cozinha mais linda – e até limpa. É muito fácil um ambiente parecer mais moderno quando há peças mais caras e com estilo, como armários modulados, cooktops, e outros. Agora, peças mais simples, como fruteiras e quadrinhos, são o que melhor dá personalidade à casa, deixando-a a sua cara.

Em tempos de crise, a criatividade vale ouro! Artigos feitos no sistema DIY – “do it yourself”, ou “faça você mesmo” – estão em alta na decoração de cozinhas.
Desse processo, podem surgir lustres feitos de escorredores de massa, lousas de tábuas de carne, vasos de garrafas de vidro, e suportes para colheres de latas de refrigerante. Também tem as estantes montadas com caixotes de feiras. Enfim, são muitas opções.

Lembrando que o humor é bem-vindo em toda a casa, em particular nas cozinhas!
Cozinhas combinam com itens descontraídos e de resgate emocional. Lembranças de viagens ou peças antigas – herdadas ou garimpadas em feiras de artigos retrô – são boas soluções de decoração.
Artesanatos, apesar de, em maioria, serem pouco sofisticados, também podem deixar esse ambiente lindo. E sobre as mesas e balcões, jogos de toalhas, pratos e panelas dão sempre mais cor e vida.


Colora e ilumine sua cozinha
A cozinha deve ser ao mesmo tempo limpa, organizada, bem decorada, prática e funcional. Os materiais usados em armários, paredes, pisos e bancadas devem ser escolhidos levando em conta tudo isso. Mas, também há o fator gosto e economia, que influenciaram diretamente nesta escolha.
Afinal, quais seriam as melhores opções de revestimento? Atualmente, muitos projetistas têm investido no aço inox. Mas, há mais opções no mercado. Existem azulejos e armários com todo tipo de acabamento, cor e textura.
As propostas contemporâneas são mais coloridas. Por quê? Porque a ideia é deixar os ambientes menos monótonos e mais alegres, estimulando a criatividade e as boas ideias das pessoas. E as cozinhas mais bonitas são, justamente, aquelas mais coloridas.

Quem não quer ou não pode arriscar em grandes transformações pode investir em soluções mais simples para o lar.
Adesivos para azulejos ou pastilhas adesivadas dão cor e exigem pouco reparo. Também existem as tintas e resinas especiais para cobrir revestimentos cerâmicos, como a epóxi. E o resultado final é tão perfeito que você juraria que ganhou m casa uma reforma completa.

Há opções semelhantes para os armários. Eles podem ser reformados com a aplicação de tinta para fórmica ou com adesivos, por exemplo.
Já o toque final fica com as luminárias. É importante saber escolher a iluminação da cozinha. Para as superfícies de mesas de jantar e ilhas o ideal são as luminárias pendentes. As zonas de preparo dos alimentos devem receber luz focal.
No centro do ambiente o melhor é a luz difusa. E, naquele espaço da parede que fica entre os balcões e os armários suspensos, as fitas em LED podem criar efeitos belíssimos.

Estas dicas para deixar a cozinha linda foram criadas pela equipe Viva Decora.

amei as dicas de organização e decoração, com certeza deixam a cozinha ainda mais linda
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Muito bom… Detalhes que fazem toda a diferença na cozinha. Sou admirador deste espaço. Uma cozinha bem projetada aproveita melhor todo o espaço por menor que seja. Parabéns pelas dica.
Parabéns, adorei as dicas para cozinhas.
Fico feliz que tenha gostado, Celina! 🙂