Design de cozinha: tendências apontadas para o ano de 2021

Design de cozinha: tendências apontadas para o ano de 2021

3 novidades nos projetos de design de cozinha para 2021

O avanço das tecnologias, cedo ou tarde, sempre chegam a nossa casa. Elas impactam o visual e o funcionamento de todos os ambientes. Mas, com certeza, tal transformação é mais bem percebida na cozinha, local que pede constante atualização. 

E onde as pessoas colocam mais das suas finanças, visando mais praticidade nas suas tarefas diárias. As novidades nunca param. Veja o que será tendência para a cozinha em 2021.

decoração cozinha industrial
Nanoprice Marmoraria Online

#1 Revestimentos de pisos e paredes

Vamos começar falando dos pisos e das paredes das cozinhas. Nos últimos anos, o mercado começou a oferecer muito mais opções de revestimentos. Os azulejos sempre são uma boa alternativa. 

Para 2021, voltam as peças quadradas, que já há muitos anos não eram aplicadas às decorações. Sobretudo as peças brancas, que haviam deixado de ser moda assim que as peças coloridas e estampadas passaram a ser vendidas de forma mais acessível para o consumidor.

design de cozinha
Voga Assessoria e Mídias Sociais

Uma prática bastante utilizada fora do Brasil é a de revestir apenas a faixa de parede sobre a pia, entre os balcões e os armários aéreos, o que na Arquitetura é chamado de back splash. Isto deu mais oportunidade para que as pessoas investissem em peças mais resistentes – portanto, de mais valor – para as áreas que realmente precisam de proteção. 

Pois bem, dada esta explicação, esclarecemos que a tendência dos últimos anos foi a aplicação de back splash em pastilhados de vários materiais. Sai a moda as pastilhas em vidro, de gramatura menor, e vem com força total os pastilhados em cerâmica, principalmente imitando tijolinhos. Claro que existem outras opções. E uma forte tendência para 2021 também é cobrir estas zonas com placas de pedra natural, como o mármore.

cozinha neutra
SA Engenharia e Arquitetura

Mas quando se decide aplicar azulejos às paredes da cozinha, pode-se buscar com os fabricantes peças semelhantes, mas de resistência maior, para o chão. Claro que existem outras alternativas mais modernas. 

Por exemplo, os porcelanatos – que, inclusive, podem imitar tábuas de madeira –, utilizados também na sala, dando uma ideia de continuidade e maior amplitude aos ambientes.

Por fim, temos as opções dos pisos monolíticos, ou seja, daqueles pisos que não possuem juntas e emendas. Eles são feitos com um único material, uma de massa feita de cimento ou epóxi, ficando numa aparência final lisa e brilhante, fácil de limpar. 

E esses pisos são, portanto, perfeitos para cozinhas; podem ainda receber um tratamento artístico personalizado; sendo apontados como tendência para 2021.

modelos de cozinha
Bender Arquitetura

#2 Estilos de móveis

Os móveis planejados, principalmente aqueles feitos sob medida, ainda serão a melhor alternativa de móveis para cozinha em 2021. As peças em MDF com revestimento externo imitando madeira natural ainda irão aparecer bastante nas lojas. 

Claro que a previsão para 2020 era explorar mais as opções de cores para estes ambientes. Mas parece que 2021 pede mais sobriedade.

Acredita-se que muitos projetos de interiores apresentarão soluções de móveis brancos para cozinhas, mas com acabamento muito mais resistente. Por exemplo, a laca, grande pedida do ano anterior, deve aparecer no próximo também.

Já outras cores que dominaram as propostas de interiores em 2020, e que deverão ser utilizadas também nas cozinhas em 2021, são o azul e o verde. E não podemos nos esquecer do preto – do absoluto escuro até o cinza. 

Porém, quem preferir sair desta linha neutra pode optar por móveis coloridos, sim. Só que a tendência para os próximos projetos de cozinhas será mesmo a utilização de módulos em tons claros.

cozinha colorida
Ana Cano Milman

Quanto ao estilo destas peças, as linhas mais retas e design simples permanecerão em alta. Mas os projetistas têm sugerido alternativas. 

Assim, já que os módulos de armários aparecerão em cores neutras, pode-se pensar em aplicar à eles mais detalhes – que não comprometam seu visual moderno ou façam o ambiente compacto parecer menor. Seria o caso dos detalhes sutis de frisos aplicados às portas dos móveis de cozinhas americanas.

decoração cozinha rústica
Adriana Giacometti

#3 Opções de bancadas

Já é de se imaginar que, se para pisos e armários haverão novas alternativas de revestimento, para bancadas também serão utilizados outros materiais em 2021. 

Os clientes obviamente sempre irão cogitar utilizar primeiro as chapas de pedras – como é o caso do Silestone, uma mistura muito resistente de quartzo e resina. Mas acredita-se que será mais bem explorada também a ideia das bancadas moldadas em concreto.

Leve em consideração tudo o que dissemos; tire disto bons ensinamentos; e das imagens deste texto mais ideias de decoração. Então, reflita sobre o que você gosta e o que poderia aplicar à cozinha da sua casa.

materiais de bancada para cozinha
Cosentino
cozinha branca
AnaCris Ambientes

Essas dicas para decorar a cozinha em 2021 foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta