Especiaria Antiga: a cor do ano 2019 da Eucatex | Simplichique
Especiaria Antiga: a cor do ano 2019 da Eucatex

Especiaria Antiga: a cor do ano 2019 da Eucatex

Especiaria Antiga é a tonalidade eleita como a cor do ano 2019 pela Eucatex. Atendendo a vários pedidos, nesse artigo, vou apresentar para você a Cor do ano 2019 da Eucatex e falar um pouco sobre os grupos de cores que serão tendências, escolhidos pela marca.

ESPECIARIA ANTIGA: SAIBA TUDO SOBRE A COR DO ANO

Essa tonalidade é bem interessante porque ela consegue ter várias facetas diferenciadas. De acordo com a empresa, Especiaria Antiga nos remete às nossas raízes, reavivando as memórias da época colonial, em que as casas eram pintadas com cal e as madeiras, tingidas por pigmentos naturais, como o urucum, o açafrão, a cochonilha e o anil.

especiaria antiga

Além dessa ligação com a terra, outra característica da cor Especiaria Antiga é que ela consegue ser étnica e ao mesmo tempo elegante. Ou seja, temos uma cor refinada e exótica. E claro, como o próprio nome sugere, o tempo todo ela nos faz referência ao mundo colorido e encantador dos temperos, e nesse contexto, a gente lembra do mundo oriental, de onde partiram as melhores especiarias para várias regiões do planeta. Por esse motivo, a cor do ano de 2019 estimula a elegância e a criatividade e pode muito bem ser usada tanto nas paredes de dentro de casa quanto nas fachadas.

especiaria antiga

A cor reforça aquilo que a gente já vinha observando como uma forte tendência, que é o uso dos tons terrosos. Inclusive, eu tenho um vídeo no meu canal onde eu falo só sobre isso, depois confira as análises que eu fiz lá também.

Só que a cor Especiaria Antiga tem um diferencial em relação aos tons terrosos: ela é mais rosada, tem nuances de vermelho e rosa, mas não aquele vermelho vivo, vermelho sangue, e sim vermelhos mais opacos, mais fechados. Por isso, a principal sensação que ela nos proporciona é a de acolhimento. Ela não é tão avermelhada como o terracota e nem tão alaranjada quanto a cor tijolo; ela tá num meio termo entre essas duas tonalidades.

especiaria antiga

Por todos esses significados que a cor nos traz, minha sugestão é que você use a cor Especiaria Antiga em salas de estar e jantar, cozinhas e quartos. É uma cor que abraça e que incentiva o convívio social. Afinal, quem é que não gosta de estar com pessoas queridas reunidas em um jantar em casa, bem temperado não apenas com condimentos, mas também com muita alegria e diversão?

Além do carro-chefe, a Eucatex também elegeu quatro grupos de cores como tendências para 2019 e agora, vou falar sobre cada um deles. Todos os grupos possuem cinco cores e mais a cor do ano, Especiaria Antiga.

GRUPO 1: RAÍZES ANDINAS

O primeiro grupo se chama Raízes Andinas. Esse grupo celebra a fusão de dois contextos: a despojada década de 70 e a pluralidade cultural dos povos andinos. Por isso, essa tendência é marcada pelo excesso de texturas, cores e elementos que contam história. São cinco cores solares e terrosas que fazem um contraponto a um azul mais frio, quase roxo.

especiaria antiga

cor do ano 2019

GRUPO 2: CONCRETO ROMÂNTICO

O segundo grupo de cores de tendências para 2019 da Eucatex é o Concreto Romântico. Esse grupo trabalha uma mescla do retrô romantista, resgatado lá da década de 80, ao estilo moderno atual, simbolizado pelo concreto da vida urbana. Esse grupo é delicado e também contemporâneo; é como uma tentativa de aquecer o cinza das metrópoles, levando conforto e vida para dentro de casa.

especiaria antiga

especiaria antiga

GRUPO 3: AREIAS DO TEMPO

O terceiro grupo é o Areias do Tempo. Essa tendência se divide entre o chique e o casual. É uma paleta bem charmosa, que traz frescor e elegância. Ela representa a dualidade da ação do tempo sobre todas as coisas; o velho e o novo; o usado e o intacto; a madeira virgem e a madeira desgastada. Por isso, a paleta consegue ser natural e tecnológica ao mesmo tempo.

cor do ano 2019

especiaria antiga

GRUPO 4: CAOS GEOMÉTRICO

Finalmente, o último grupo de cores é o Caos Geométrico, uma tendência que ressalta o geometrismo no design através de uma releitura moderna do retrô e a adaptação de conceitos desconstruídos nos detalhes. É uma paleta divertida, iluminada e bem glamorosa. De acordo com a marca, essa tendência procura misturar o minimalismo dos traços a cores dinâmicas.

cor do ano 2019

especiaria antiga

Agora comente aqui embaixo o que você achou da Especiaria Antiga como a aposta da Eucatex para 2019 e com qual grupo de cores você mais se identificou.

v

Deixe uma resposta