Você gosta de sofá de veludo? Ele anda super em alta, e aparece agora numa releitura bem mais moderna que seus antepassados lá dos anos 70. Naquela época, o veludo se fazia presente nos estofados com o cotelê, aquele estriadinho. Hoje, ele retoma seus momentos de glória na versão lisa, sem estrias, mais limpo e, por incrível que pareça, versátil.
Imagem: Cision
Fato: o veludo é um tecido bem quente. Quem mora em regiões frias pode tirar proveito disso; não é o caso da maior parte do país que, quando muito, “sofre” com temperaturas acima de 10 graus no inverno. Climatizar o ambiente pode ser uma solução, se você quer muito ter um sofá de veludo e mora num lugar quente.
Imagem: Pinterest
Quando a gente pensa em veludo, associa logo a sofisticação. Mas a verdade é que um sofá de veludo pode se adaptar a diferentes estilos de decoração, não necessariamente os mais opulentos. Sofás de linhas retas, por exemplo, têm características mais cosmopolitas e conversam bem com decorações minimalistas e até descontraídas.
Se você quer um modelo diferenciado, escolha um sofá com detalhes em capitonê. Há quem ache esse acabamento cafona, mas tudo vai depender do contexto em que seu sofá estiver inserido. É possível criar uma composição moderninha com ele; use uma cor bem vibrante e decore o ambiente num estilo mais despojado.
Sofá de veludo verde, principalmente os mais escuros, estão super em alta esse ano. Em vez de investir em um novo, vale a pena mandar trocar o revestimento do seu sofá; fica muito mais barato, se você gosta de acompanhar as tendências de decoração.
Verde-musgo é o campeão da temporada. Apesar de parecer difícil de combinar, ele pode virar a estrela de um ambiente neutro, quebrando a monotonia do lugar. Vai muito bem com tons terrosos e cores claras, principalmente branco.
Mesclado com toques de dourado no ambiente, compõe muito bem uma decoração glam e feminina. Ótima alternativa para usar no lugar do tradicional rosa e que funciona demais.
Imagem: Apartment Therapy
Nuances mais clarinhas de verde, como o oliva, aquecem o ambiente. Perfeitos para quebrar a frieza de cores como o azul marinho, cinza e até preto. Além de ser mais tranquilo de combinar que o verde-musgo também.
Imagem: Home Decor Ideas
Cores vibrantes e alegres, como o fúcsia e o amarelo, destacam o móvel e criam um ponto focal na sala. Dica boa para quem quer desviar a atenção para algum canto inacabado ou detalhe, como uma viga, por exemplo.
Inclusive, nesse link, eu já dei várias dicas de como usar sofá amarelo na decoração.
Sofás cor de vinho criam uma estética mais sóbria, quase introspectiva. Fica muito elegante combinado com cores neutras, como o branco, o gelo e o cinza.
Se seu ambiente for escuro, procure usar estampas alegres, como as florais, para equilibrar o conjunto e amenizar a frieza. Nesse caso, prefira cores neutras no seu sofá, como o cinza. É a opção mais fácil de combinar de todas.
Dicas para limpar sofá de veludo – e de tecidos em geral
Talvez você não saiba, mas sofás juntam muito ácaro com o passar do tempo, tanto quanto nossos colchões e tapetes. Não apenas os de veludo, mas os de tecido, de uma forma geral, requerem mais atenção na sua higienização.
► Uma vez por semana, passe o aspirador de pó para retirar a sujeirinha mais visível. Se você tem gatos muitos peludos como eu, talvez esse intervalo precise ser menor. Eu passo aspirador no meu a cada 2 ou 3 dias e, ainda assim, sai bastante pelo.
Imagem: Blog da Dr. Lava Tudo
► Se você não tem aspirador, pode usar luvas de borracha limpas. Daquelas que a gente compra no supermercado, sabe? Elas removem pelos com muito mais facilidade que o aspirador de pó, só que depois, você vai precisar varrer tudo (por isso que eu ainda prefiro o aparelho). O problema é que elas não retiram sujidades com eficiência, como farelos de comida.
► Se precisar tirar alguma mancha do seu sofá de tecido, inclusive veludo, faça isso na mesma hora que ela aparecer; quanto antes você limpar, maiores as chances de ela sair completamente. Uma receitinha infalível da Dr. Lava Tudo, empresa especializada em limpeza e impermeabilização de estofados (e parceira do Simplichique), é usar 1 litro de água morna com 1/4 de vinagre branco. Passe delicadamente essa mistura na mancha com um pano úmido, nunca esfregue e siga a direção das fibras do tecido. Leia essa matéria pra aprender mais dicas práticas como essa e veja aqui o que NUNCA fazer na hora de limpar seu sofá.
Imagem: Blog da Dr. Lava Tudo
► Duas vezes por ano, é bom você contratar um serviço de limpeza profunda pra deixar seu sofá limpo; quem sofre com problemas respiratórios deveria ter essa como uma prioridade na manutenção da casa. Eu já experimentei por duas vezes os serviços de limpeza e impermeabilização da Dr. Lava Tudo e continuo recomendando a empresa pela excelência no trabalho.
Fiz uma resenha em vídeo contando com detalhes como foi, se você ainda não viu e tem curiosidade de saber como é o serviço antes de contratá-lo, assista ao vídeo. Eu asseguro, como dona de casa, arquiteta e blogueira, que nunca tinha visto um trabalho tão bom e profissional. E coisa boa, a gente tem mais que recomendar mesmo.
Em parceria com o blog, a Dr Lava Tudo está disponibilizando um cupom de desconto de 12% em qualquer serviço contratado pelo site. Se você tem interesse, digite SIMPLICHIQUE no campo do código promocional. Aproveite! 😀

Eu adquiri recentemente um sofá em veludo e muito me incomoda as marcas que ficam nele, quando passamos a mão, por exemplo. Às vezes, acho que ele tem dois tons de cores, por exemplo. Será que isso vai diminuir com o tempo? Há alguma forma de diminuir essa impressão?
Tenho essa mesma sensação.
Oii, li que você tem gatos.. eles não arranham o sofa de veludo? Estava pensando em comprar, impermeabilizado mas estou com medo dos meus gatos destruirem
Oi Fernanda! Olha, eles até arranham; o meu sofá é de camurça sintética, mas eu deixo um arranhador vertical pra eles bem perto do sofá. Resultado: eles nunca tentaram arranhar meu sofá! Outro truque que você pode testar é borrifar vinagre de álcool no sofá. Os gatos não gostam do cheiro, mas é bom testar antes em uma parte escondida (por ex: as costas do sofá) pra ver se o vinagre não vai manchar o tecido.
Detestei sofá de veludo