Você está visualizando atualmente Tendências de cores 2022 e 2023 para interiores

Tendências de cores 2022 e 2023 para interiores

Saiba quais tonalidades estão em alta na decoração de interiores e use as tendências de cores a seu favor!

As tendências de cores 2022 podem nos ajudar a decidir quais tonalidades usar. Afinal de contas, escolher as cores de um ambiente pode parecer uma tarefa complicada, porque são tantas opções que a gente fica perdida sem saber nem por onde começar.

De uma maneira geral, tenho visto 4 tipos de tonalidades como as grandes apostas de 2022 e 2023: verdes, azuis, tons terrosos e lavanda, todas elas aparecendo em suas versões sujas ou empoeiradas. Umas mais, outras menos.

Mas além dessas quatro tonalidades, ainda podemos esperar outras cores, que já têm sido vistas em mostras de arquitetura, arte e até moda, que eu comento no final desse artigo.

Verdes

Começando com os verdes, que várias empresas adotaram como suas cores do ano de 2022. A gente vê como tendência verdes que são mais próximos das tonalidades que existem de verdade na natureza. Não são verdes artificiais; são verdes mais naturais e revigorantes.

Como são cores elegantes para usar em interiores, penso que essas tonalidades de verde são uma ótima opção de fazer algo diferente sem exageros. Perfeito pra quem quer trazer um toque de cor à decoração mas tem medo de deixar o espaço colorido demais.

https://www.traditionrolex.com/40

Minha sugestão é evitar os verdes mais quentes e vivos, e usar verdes mais desbotados, sejam eles claros ou escuros. Tonalidades como sálvia, verde militar e qualquer tonalidade mais acinzentada de verde estão super em alta e são cores mais fáceis de usar do que os verdes quentes e saturados.

Não foi à toa que a Sherwin-Williams escolheu como cor do ano 2022 Neblina Perene, um verde acinzentado bastante acolhedor e versátil, podendo ser usado em composições que variam de calmas e relaxantes até combinações mais ousadas e coloridas. 

Neblina perene cor do ano 2022
Sherwin-Williams/Divulgação

A Suvinil apostou num verde oliva como cor de 2022, o Eclipse. Eles apresentam a cor como um tom fresco, mas engraçado como ela me gera uma sensação muito mais de calor do que de frescor. De qualquer modo, é um verde mais energético, que também casa com uma grande variedade de cores, embora eu ache que as possibilidades de uso dela sejam um pouco mais limitadas, já que esse tipo de verde tende a ser mais contemporâneo. 

eclipse suvinil cor do ano 2022
Suvinil/Divulgação

Além dos verdes mais sujos, uma excelente aposta para 2022 e 2023 é o verde esmeralda, um verde frio, mais tradicional. Um verde que impacta pela sua grandeza, e sim, um verde atemporal, que vem sendo cogitado como um grande protagonista em interiores nos próximos anos. 

tendências de cores 2022
Projeto: Naomi Abe / Foto: Romulo Fialdini

Tons terrosos

Tons terrosos continuam sendo apontados como grandes tendências de cores 2022, mas existe muito mito por trás desse assunto. Muita gente pensa que tom terroso é o mesmo que tons neutros… ou pior: que tons terrosos são apenas marrom e bege. Existe uma variedade incrível de tons terrosos. É que a gente já associou cor de terra a marrom. Mas desde leves e sutis beges e tons de areia, passando por amarelos e alaranjados queimados, caramelo, terracota, argila, sépia, chocolate… até tons de rosa e coral e verdes que puxam pro marrom também são vistos como tons terrosos. 

Exemplos de tons terrosos

Ou seja, se você quiser, pode criar uma composição de cores muito rica usando apenas tons terrosos. E essa realmente tem sido uma super tendência em interiores. A edição de 2021 da CasaCor São Paulo foi a prova disso. Grande parte dos ambientes montados pelos profissionais explorou paletas terrosas – e nem por isso, os ambientes tinham as mesmas cores, hein… pelo contrário!

Mas o fato é que as cores terrosas prometem continuar sendo muito usadas, porque elas provocam uma grande sensação de acolhimento e representam uma conexão com a natureza, como eu falei nesse vídeo aqui, onde citei as 10 principais tendências de decoração de 2022.

Se você quiser montar um ambiente explorando tons terrosos, procure diversificar a paleta de cores, para tornar o ambiente mais convidativo e menos óbvio. As cores terrosas quentes confortam e acalentam, e são perfeitas para criar ambientes aconchegantes. A paleta chamada Maneira, que faz parte do estudo de tendências de cores de 2022 da Sherwin-Williams, é uma excelente fonte de inspiração pra isso. 

tons terrosos tendência
Paleta Maneira – Colormix Tendências 2022 da Sherwin-Williams/Divulgação

Lavanda

Uma cor que vem sendo apontada desde 2019 por especialistas em previsão de tendências é a cor lavanda. E eu aposto que você pensou agora na cor Very Peri da PANTONE, não foi? Mas já havia estudos bem mais antigos de outras empresas de previsão de tendências que apontavam tons de lavanda para 2022 e 2023.

Essa é uma cor que muitas pessoas acham difícil de usar em interiores, mas que realmente pode ter muita relevância na composição de espaços decorados, porque é fácil usar essa cor para transmitir sensações de tranquilidade e espiritualidade, tão necessários nos tempos de hoje.

Tons de lilás e violetas, usados sem cores opostas, são boas opções quando seu objetivo é criar ambientes delicados.

tendências de cores 2022
Projeto: Mira Studio / Foto: Lília Mendel

Mas veja como o mesmo tom de lilás ganha outra cara quando usado num contexto diferente.

Foto: Robert Brantley

Azul

Azul é sempre uma cor coringa na decoração. Afinal, quem é que não gosta de azul? Tons suaves de azul são uma boa escolha para interiores, porque naturalmente eles tranquilizam e relaxam.

A gente viu a Coral eleger Melodia Suave como sua cor do ano 2022, que traduz perfeitamente essas sensações que eu acabei de descrever. Um azul suave, inspirado na imensidão do céu, que desperta tranquilidade, otimismo e renovação.

tendências de cores 2022
Coral/Divulgação

Tendências de cores 2022 e 2023: combinações retrô

Por fim, tem uma tendência que tá bombando ao redor do mundo e deu pra ter um gostinho dela nas mostras de decoração aqui do Brasil no ano passado. Combinações de cores fortes, quase como um color block, só que com uma pegada bem retrô.

O retrô tá voltando com força, principalmente as decorações inspiradas nos anos 70. Se você quiser montar um ambiente com esse conceito, invista em paletas formadas pela união de cores mais vivas e ousadas, como amarelo mostarda, laranja queimado, verde oliva e até roxos profundos e azuis.

ambiente retrô
Projeto: Kika Tiengo / Foto Renato Navarro

Rosas queimados também podem conferir um ar bem retrô, principalmente nos revestimentos de banheiros e também nas louças… pois é, aquele banheiro da casa da vó agora é uma tendência forte.

tendências de cores 2022
Projeto: Folds Inside / Foto: Roques O’Neil Photography

Todas essas tendências de cores que a gente tá vendo em alta agora podem ajudar você na hora de montar uma paleta para qualquer ambiente. E se seu cliente não mostrar preferência por nenhuma cor em especial, conhecer essas tendências vai facilitar suas escolhas.

O que você achou dessas tonalidades? Comente aqui embaixo!

Este post tem um comentário

  1. Francys

    Simplesmente lindíssima, eu quero

Deixe um comentário