Um tapete colorido pode ser o primeiro passo para você começar a inserir toques de cor dentro de casa. Conheço muita gente que gosta, mas que, ao mesmo tempo, morre de medo de usar cores na decoração.
Como o tapete é uma peça móvel, essa pode ser uma boa oportunidade de começar a se acostumar com a ideia de ter um ambiente colorido. Comece por um modelo pequeno, depois vá aumentando seu tamanho aos poucos; quando você menos perceber, já estará pensando em colocar um tapetão estampado na sua sala.
Imagem: The Project Agency
Para facilitar as coisas, vou dar 5 dicas que ajudarão você a decorar sua casa usando um tapete colorido. Bora conferir?
COMO USAR TAPETE COLORIDO?
1. APOSTE NO TOM SOBRE TOM
A melhor maneira de começar a usar uma peça cheia de cores e informações é olhar para o seu ambiente e descobrir quais são as tonalidades existentes nele. Qual nuance se destaca mais? Dessas, qual você quer eleger para ser a predominante?
Imagem: Interior Collective
Com base em suas respostas, escolha um tapete cujas cores principais estejam presentes em quase toda sua extensão. Não precisa ser a cor exata; pode ser semelhante, mas que remeta ao que já existe no seu ambiente. Isso é fazer o tom sobre tom e, dessa forma, vai ser muito difícil ele não combinar na sua casa.
2. APROVEITE A FRIEZA DOS AMBIENTES
Se a ambientação de seus espaços é excessivamente neutra, você já tem uma grande chance de não errar na escolha do tapete colorido. Pense que neutro combina com tudo; a estamparia, nesse caso, vai entrar como um grande diferencial na decoração, fazendo seu tapete brilhar como estrela principal.
3. CRIE UM MIX DE ESTAMPAS
Se engana quem acha que padrões diferentes não conversam entre si. Muito pelo contrário! Criar um mix de estampas vai deixar o local muito mais descolado e moderno.
Se você tiver medo na hora de combinar, usar a técnica do tom sobre tom é uma boa opção. Outra dica é mesclar estampas chamativas com algumas mais delicadas, para que o conjunto fique bem equilibrado. Por exemplo: étnica + geométrica; arabescos + poás; listras + étnicas; e assim por diante.
4. FAÇA SOBREPOSIÇÃO COM TAPETE COLORIDO
Há quem não goste por causa da praticidade (ou melhor, pela falta dela), mas se você quer muito introduzir um tapete colorido na sua decoração, essa pode ser uma solução eficiente para camuflar um pouco sua exuberância. Ao sobrepor tapetes, você deixa de ter mais de um item e passa a ter um único. Visualmente, o resultado fica um pouco mais disfarçado e a chance de você se acostumar àquele toque de cor é maior.
Imagem: Nous Decor
Você pode fazer a sobreposição de duas maneiras. A primeira é usar o tapete colorido por baixo. Nesse caso, coloque em cima dele um modelo bem mais neutro, se possível, até monocromático.
Imagem: Apartment Therapy
Se você já curte uma decor mais colorida, então minha sugestão é por o tapete colorido por cima de algum outro, de cor bem contrastante. Vale usar o mix de estampas nesse caso também, para criar um efeito super moderno e cheio de personalidade.
Imagem: Style Me Pretty
5. NÃO FUJA DO SEU ESTILO
Nenhuma das dicas anteriores vai adiantar se você não respeitar seu estilo. Não tente impor uma situação que não lhe representa. Só não confunda estilo com cor. Estilo é o conjunto de características que definem sua personalidade; é a maneira como você traduz tudo isso na decoração da sua casa.
Imagem: Living Hours
Quer um exemplo prático? A Gabi, do blog Casa da Caubi, tem um estilo super despojado e divertido; é impossível não reconhecer essas qualidades na decoração da casa dela. E o tapete pixelado reforça tudo isso, dando mais personalidade ainda.
Imagem: @casadacaubi (via Instagram)
Portanto, independentemente se você segue a linha retrô, moderna, minimalista ou qualquer que seja, é possível introduzir toques de cor sem descaracterizar seu jeito de ser. Aqui no blog, eu já mostrei vários ambientes de decoração escandinava com toques de cor.
Imagem: Fresh Ideen
Pesquise paletas que lhe agradem (um site excelente que recomendo é o Design Seeds), veja qual delas combina mais com seu estilo e procure por um tapete que corresponda à sua expectativa. Evite seguir tendências nesse caso, porque provavelmente, você vai se arrepender depois e o investimento não terá valido a pena.
E quando você quiser mudar, experimente tirar o tapete do chão e pendurá-lo na parede, como um grande mural… o efeito é lindo!

Olá!!!
Vou pedir uma ajudinha em uma dúvida que tenho em relação a colocar um tapete na minha sala.
Na foto número 5 , tenho sofá ao lado da parede da esquerda e na frente tem um corredor como esse da foto. Só que meu sofá ele ultrapassa o limite do corredor. Coloco um tapete até o limite de onde começa o corredor e ele ele ficará mais centralizado no sofá, vai ficar faltando um pedaço na esquerda e na direita do sofá ou coloco um do tamanho do sofá que vai ultrapassar a parede e vai ficar em um pedaço do corredor.
Não sei se consegui explicar rs. Beijos