cabeçalhoImagem de fundo: via

Já dei dicas de como montar um cantinho em casa para colecionadores de discos de vinil e para amantes do café, mas se tem um cantinho que eu, particularmente, acho indispensável é um cantinho da leitura. Dando uma pesquisada rápida sobre o tema, a gente encontra soluções bem rebuscadas, com estantes sob medida indo do piso até o teto, ou ainda com prateleiras curvas formando desenhos, feitas por marceneiros e que envolvem um orçamento mais volumoso.
Minha intenção é justamente o oposto de tudo isso: quero dar sugestões mais simples, porém eficientes, pra que você tenha como colocar em prática. Até porque eu sei que quanto mais grandioso parece, menos motivação a gente tem pra fazer em casa, né verdade?

Para um bom cantinho de leitura, dois fatores são fundamentais: conforto e uma boa iluminação. Mas não se desespere, porque nenhum desses dois itens requer muito investimento. Basta analisar seu espaço disponível e usá-lo a seu favor.

Disponibilize um cantinho confortável

É fato que nem sempre a gente lê em locais confortáveis; podemos fazê-lo num consultório médico, dentro do ônibus ou no metrô, mas quando a gente relaxa o corpo para a leitura, a mente absorve melhor seu conteúdo e ela passa a ser muito mais prazerosa. Portanto, separe uma poltrona bem macia pro seu cantinho e vale até adicionar alguns itens que farão o local muito mais acolhedor, como um pufe para apoiar os pés, almofadas para as costas e uma manta, pra aproveitar melhor esses dias de friozinho. Quem mora em regiões mais quentes pode providenciar um ventilador ao invés de mantas e uma mesinha lateral para apoiar um copo de suco geladinho.

cantinho da leitura 01Imagens: 12

E gente, quando eu digo um cantinho, é um cantinho mesmo. Não precisa separar um ambiente só pra isso. Onde houver lugar pra uma poltroninha, você já pode criar seu paraíso de leitura. Mas se você tem espaço disponível, considere criar seu cantinho no chão, pra ler deitado e bem relaxado. Um tablado feito de pallets e coberto por futons e almofadas é uma ótima pedida. Ou simplesmente ponha almofadões no chão ou em cima de um tapete e se jogue! Essas, aliás, são boas dicas para quartos infantis; as crianças adoram!

cantinho da leitura 02

cantinho da leitura 03Imagens: 1234

Aproveite a luz natural

Contrariando o que muita gente pensa, a melhor fonte de luz é a natural; é a mais eficiente, mais limpa e ecologicamente correta. Se você mora em casa e tem quintal disponível, uma boa rede numa varanda já é o suficiente. Ou você pode montar um cantinho no jardim para dar um clima mais bucólico. Disponha colchonetes e almofadões sobre a grama e pendure um lençol fininho ou um tecido de voil (que se lê “voal”) pra criar uma cabaninha. Imagina a delícia que é ler ao som dos passarinhos…

cantinho da leitura 04Imagens: 12

Se você mora em apartamento, faça uso da sacada pra montar um cantinho bem aconchegante. Uma cadeira confortável ou pequena poltrona já bastam. Com um banquinho pra colocar os pés e uma mesinha lateral pra servir de apoio, você aproveita a luz natural durante o dia e aposto que nem vai perceber o tempo passar.

cantinho da leitura 05Imagens: 12

E quem não tem sacada? Não tem jeito, a única solução é aproveitar a área próxima às janelas. Posicione uma boa cadeira de costas para ela, um pouco inclinada, de modo que, quando você esteja lendo, o livro capte o máximo da luz que entra.

cantinho da leitura 06Imagens: 12

Use lâmpadas adequadas

Mas e quando a luz natural não estiver disponível? Aí a gente recorre para as fontes artificiais de luz; como estamos falando sobre leitura como passatempo, e como a proposta é criar um local de relaxamento, indico as lâmpadas de tons amarelados, que dão uma ótima sensação de aconchego. Mas cuidado! Não siga essa dica se sua intenção é criar um ambiente de trabalho ou estudo, porque as lâmpadas necessárias para essas outras finalidades são diferentes. Podemos conversar sobre isso em um post futuro.

cantinho da leitura 07Imagens: 12

Se você gosta de ler por hobby (ou quer estimular esse hábito a partir de agora), as lâmpadas que têm luz branco-amareladas são ideais. E procure pelas de LED. Elas são mais caras que as lâmpadas comuns, mas são até 80% mais econômicas que as outras, ideais para esse momento de alta nas taxas de energia que estamos vivendo no país. Além de mais econômicas, a vida útil delas também é bem maior e elas não esquentam o ambiente.

E os livros?

Bem, não há cantinho de leitura sem livros, certo? Mas não pense que é preciso fazer estantes e mais estantes abarrotadas de livros. Uma única prateleira já basta. Eu sou do time que detesta acumular coisa dentro de casa; quando termino de ler um livro, já ponho pra doação porque sei que vai ser muito difícil eu querer lê-lo novamente.

cantinho da leitura 08Imagens: 12

Se você quer manter os livros, tudo bem; caso contrário, procure ficar apenas com aqueles que serão úteis futuramente – e mais uma vez, friso que o assunto aqui é leitura por prazer, e não para trabalho ou estudos. Assim fica mais fácil organizar seu cantinho e você vai se sentir mais motivado para ler com frequência.

Inclua as revistas

Organize suas revistas favoritas num revisteiro, baú ou cesto – use sua criatividade pra improvisar. O importante é que elas fiquem sempre por perto no local que você escolher como seu cantinho de leitura. Isso evita que você tenha que se levantar com frequência para buscar outra revista. Mas se você costuma guardar muitas, a sugestão que eu dou é manter num pequeno revisteiro as edições mais atuais e guardar num armário as mais antigas, que servirão apenas pra consultas posteriores.

cantinho da leitura 09Imagens: 12

Quem se animou pra montar um cantinho da leitura bem gostoso em casa? E quem já tem um? Pode mandar fotos do seu pra inspirar outros leitores, vou adorar recebê-las!

Compartilhe: