Eis aqui uma tendência que me fascina! O uso da madeira crua. Confesso que não costumo seguir todas as modinhas (não só em decoração, mas em tudo) mas quando eu gosto, gosto de verdade. A madeira crua faz sucesso na gringa, principalmente entre os adeptos do estilo escandinavo e, aos poucos, vai entrando em cena aqui em terras tupiniquins também.

A intenção ao usar a madeira no seu tom mais cru é transformar a rusticidade do material numa leitura mais moderninha. E para conseguir esse resultado, é interessante usar madeiras claras e limpas, como o MDF, que é uma opção bastante acessível no mercado. Esse efeito não se aplica a madeiras escuras ou de demolição, por exemplo.

madeira crua 01Imagens: 123

Notem como a madeira sem acabamento traz uma sensação de amplitude e de leveza aos ambientes. Já falei em outros posts que cores claras tendem a ampliar e cores escuras, a reduzir visualmente. Isso também se aplica ao tom da madeira. Já imaginaram como ficariam pesados esses mesmos cômodos com uma madeira escura?

madeira crua 02

madeira crua 03Imagens: 1234

Outra vantagem é que, por não possuir acabamentos, o serviço acaba ficando mais em conta. Porém, se você resolver colocar a mão na massa e executar um projeto em MDF, saiba que acabamento não é a mesma coisa que tratamento. Apesar de não ser colorida ou de ter qualquer revestimento, ela precisa ser lixada e impermeabilizada para garantir maior duração e beleza.

madeira crua 05

madeira crua 06Imagens: 1234

Combinar a madeira crua a elementos coloridos também fica super charmoso. O contraste de tonalidades e texturas acaba virando um diferencial; portanto, amantes de cores também podem usar esse recurso para trazer mais alegria à decoração! Eu, particularmente, prefiro dessa forma. #alokadascores

madeira crua 04Imagens: 12

E nem precisa pintar muito para destacar um móvel de madeira crua: percebam como simples pontos de cor pink deram uma cara nova ao conjunto de mesa e bancos nessa sala de jantar, à esquerda. No outro caso, temos prateleiras de MDF apoiadas por suportes de couro, numa outra tendência da qual já falei nesse post. A mistura dá super certo e traz um aspecto de modernidade, mas nada exagerado, ou seja, tudo equilibrado: tendências, formas, texturas e cores, todas juntas ao mesmo tempo, mas sem pesar. Não é o máximo?

madeira crua 08Imagens: 12

E nem só de móveis vive essa tendência! Usar a madeira crua para fazer objetos decorativos é super fácil e o resultado é sensacional. Para arrematar o ‘visu’, faça detalhes bem coloridos e pronto, você tem uma peça super descolada para decorar sua casa. E barata, que é o melhor de tudo. Você encontra facilmente esses objetos em lojas de artesanato a precinhos bem em conta (viram o dispenser de cápsulas de café expresso que eu comprei em uma dessas lojas e postei no Instagram?).

madeira crua 07Imagens: 12

Para amantes de DIY, a madeira crua é uma mão na roda. Hoje em dia, podemos encontrar placas de MDF em lojas de bricolagem e materiais de construção, mandar cortar no tamanho da nossa necessidade e executar projetos personalizados em casa. Um simples nicho de madeira pode fazer as honras de um criado-mudo modernete. Ou até mesmo uma bancada de estudos. Estamos cansados de saber da versatilidade dos nichos; a onda agora é usá-los assim, totalmente “pelados”.

madeira crua 09Imagens: 123

Onde comprar:

E antes que vocês me digam que é difícil encontrar móveis em madeira crua, fiz uma pesquisa em várias lojas e separei alguns móveis para inspirarem vocês.

(Preços à vista pesquisados em abril de 2015)

onde comprar 00a

 

1 – Estante baixa
2 – Nicho 35 x 35
3 – Baú multiuso
4 – Rack com 3 nichos e gaveta
5 – Escrivaninha 1,50 x 0,65
6 – Arara
7 – Buffet
8 – Armário aéreo

E vocês, que acham dessa tendência? Usam, usariam ou nunquinha jamais?

Compartilhe: