Alerta de Tendência: Tudo pendurado!

Alerta de Tendência: Tudo pendurado!

Pendurar coisas que aparentemente não precisam ser penduradas. Essa é uma tendência gringa que tem nos conquistado cada vez mais. Pode ser só um charme ou pode ser uma solução para quem não pode furar uma determinada parede. Seja qual for o caso, está sendo bastante usado por quem se liga em decoração e é uma técnica bem simples de fazer em casa.

O que pendurar?

Eu diria praticamente tudo que você quiser. Desde coisas pequenas e leves, como porta-retratos, até peças de mobiliário, como mesinhas laterais e estantes. O importante é pensar fora da caixa e usar essa técnica para coisas que originalmente não seriam penduradas. Quer alguns exemplos?

Prateleiras

tendência móveis pendurados 01Imagens: 1234

Já considerou trocar as mãos francesas de suas prateleiras por tiras de corda ou couro? A mudança é simples, mas o efeito é surpreendente. E se engana quem acha que as prateleiras penduradas são instáveis: quanto menor o comprimento da corda, menos ela balança, e como as prateleiras geralmente são apoiadas em dois pontos diferentes, a chance de elas ficarem “bambas” é mínima. Pode apostar!

tendência móveis pendurados 02Imagens: 1234

Estantes

tendência móveis pendurados 03Imagens: 1234

Aqui, o risco do balanço é maior que nas prateleiras; portanto, se você for estabanado(a) como eu, evite instalá-las em locais onde há circulação constante de pessoas, como corredores, por exemplo. Uma opção bem legal para apoiar vasinhos de plantas é fazer furos nas prateleiras com uma serra-copo e “encaixar” os vasos neles. Mais seguro que isso, impossível e o visual fica bem diferente!

Mesinhas laterais

tendência móveis pendurados 03Imagens: 123456

É uma ideia a se pensar. Só use sua mesinha lateral tiver um papel estritamente decorativo. Mas se você costuma usá-la como apoio para livros de cabeceira, despertador ou luminária, pode esquecer. Imagina você acordando no meio da noite, tonto de sono, tateando no escuro pra encontrar sua garrafinha de água, por exemplo, e esbarra no criado-mudo pendurado? Melhor nem pensar no desastre que seria.

Lâmpadas

tendência móveis pendurados 05Imagens: 123456

E é lâmpada mesmo, não luminária. Pendurar o bulbo exposto é uma tendência super em alta e dá um toque bem moderno à sua decoração. Como o fio ficará completamente à vista, prefira usar os de aparência mais bonita para não dar impressão de desorganização; os encapados coloridos são ótimas pedidas, mas use sempre os redondinhos, tá? Não são aqueles divididos em duas partes que vêm nos eletrodomésticos. E pode enrolar o fio em mãos francesas ou outros apoios. O resultado é uma luminária super atual e bonita!

Objetos decorativos

Alguma novidade em pendurar um quadro na parede? Nenhuma. Mas e se o quadro for pendurado “por um fio”, já pensou nisso? Usando essa técnica, você pode pendurar mil coisas: porta-retratos, pratos decorativos, relógios de parede, espelhos.

tendência móveis pendurados 06Imagens: 1234

Aliás, uma particularidade no caso dos espelhos: existe um modelo criado em 1950 pelo arquiteto e designer francês Jacques Adnet (1900-1984), que é um espelho redondo pendurado por uma fita de couro com fivelas que sai de suas laterais. Esse espelho foi concebido por Adnet em parceria com grife Hermes e hoje, é um queridinho da decoração, usado numa releitura moderna do Art Deco daquela época.

tendência móveis pendurados 07bImagens: 1234

O Adnet Mirror, como é chamado, ficou conhecido também como Gubi Mirror, numa referência à Gubi, empresa de design que comercializa o espelho.

Vasinhos e terrários

É fato que há muitos anos, nossas avós, bisavós e tatatatataravós já penduravam plantinhas aos montes; mas hoje em dia, a coisa tá tão gourmetizada em todos os aspectos que até os vasinhos ganharam muito mais estilo nesse quesito. Se você quer dar um ar bem contemporâneo ao ambiente, experimente pendurar plantas individualmente e com bastante cordão. Quanto mais pendurado, mais moderno fica.

tendência móveis pendurados 08Imagens: 1234

Dá pra pendurar terrários também, mas certifique-se de deixá-los a uma altura confortável o suficiente para fazer as regas constantes, que não podem ser exageradas. Prenda bem o vaso para que ele não caia quando bater o menor ventinho!

E você? Tem o que pendurado na sua casa? Gosta dessa tendência?

Este post tem 10 comentários

  1. Amei as referências! Em especial as luminárias, vi umas bem diferentes! Gostei! E as plantas né, penduradas, são sempre incríveis!

    Beijos! Thamyrez

    1. Também adoro plantinhas penduradas! Faz tempo que tô pra comprar fio pra fazer macramê e pendurar uns vasinhos, mas acabo esquecendo no fim das contas 🙁 rsrs
      Bjão!

  2. Olá Manuela!
    Gosto dessa ideia.
    Principalmente dos vasinhos e das lâmpadas.
    Lindo post, beijos!

  3. Manu, adorei o seu post, pois descobri o nome dos espelhos lindos que são pendurados por fivelas. Adnet, não vou esquecer!

    1. rsrs pois é, Fernanda, tenho certeza de que muita gente conhece esse espelho mas não sabe que ele é criação de um arquiteto.
      Brigada pela visita, viu?
      Bjo!

  4. Uma inspiração mais linda que a outra. Tô com vontade de pendurar tudo aqui.. rs
    beijos

Deixe uma resposta

50% de Desconto

Como estímulo para você ficar em casa, estamos oferecendo todos nossos cursos online pela METADE DO PREÇO.

50% de Desconto

Como estímulo para você ficar em casa, estamos oferecendo todos nossos cursos online pela METADE DO PREÇO.