Cozinha pequena: dicas e inspirações para não passar aperto!

Eu sempre digo que o tamanho de um ambiente não é empecilho na hora de decorar. Mas no caso de uma cozinha pequena, a funcionalidade tem que vir em primeiro lugar.

cozinha-pequena-cabecalho

Antes de pensar que a cozinha é a nova sala de estar e querer que ela fique sempre linda, você deve ter em mente que é ali onde você vai preparar comida, manusear panelas quentes e pesadas, lavar louças e guardar mantimentos e utensílios. Ou seja, duas palavrinhas são indispensáveis na hora de montar esse ambiente: praticidade e higiene.

Mas se a falta de espaço na sua cozinha parece um problema pra você, prepare-se para essas dicas e inspirações a seguir!

Layout ideal para cozinha pequena

Talvez essa dica não tenha tanta utilidade para quem more em apartamento, onde os pontos de tomada, água e gás já vêm definidos da maneira mais otimizada. Mas quem mora em casa, muitas vezes não tem essa facilidade, e aí, na hora de montar a cozinha, acaba colocando tudo de qualquer jeito.

O resultado disso pode ser uma cozinha nada prática para o dia-a-dia.

Mas esses esqueminhas que eu desenhei especialmente para o post podem ajudar a distribuir melhor os equipamentos na sua cozinha, de forma que o fluxo de tarefas seja sempre o mais otimizado possível.

cozinha pequena simplichique-layouts

(outros layouts diferentes já caracterizam cozinhas maiores, por isso, só mostrei esses)

Providencie lugares para guardar tudo

Se você já teve curiosidade de ver algum episódio sobre cozinhas do Santa Ajuda, percebeu como é comum as pessoas acumularem utensílios fora do lugar, principalmente no espaço embaixo da pia. Isso é péssimo para o andamento dos trabalhos (já imaginou ter que desmontar tudo pra fora só pra encontrar uma panela?).

Por isso, não deixe de ter locais para guardar tudo que for necessário na sua cozinha. Isso inclui panelas, louças, utensílios e até sua coleção de tupperwares. Veja que não usei, em momento algum, a palavra “armário”, porque é possível organizar seus apetrechos culinários de outras formas.

cozinha pequena 05

Imagem: MIV Interiores

Se você gostar e o pó não for um problema, invista em prateleiras. Elas são mais em conta que armários e deixam tudo sempre à vista, o que pode ser bom na hora de encontrar algo com mais rapidez.

cozinha pequena 13

Imagem: Casa Bem Feita

Só tome cuidado para não deixar os itens bagunçados. Lembre-se de que desordem na cozinha é como uma bola de neve, começa só com um copinho fora do lugar e, quando você pisca o olho, a bagunça já tomou conta geral; numa cozinha pequena, pior ainda.

Uma sugestão é usar aqueles suportes de trilhos para regular a altura das prateleiras. Assim, você pode montar uma estante vertical com alturas personalizadas, conforme o tamanho dos utensílios que você quer guardar.

cozinha pequena 06

Imagem: Wave Avenue

Use cores claras na decoração

Se sua cozinha é muito pequena, usar cores muitos escuras não vai ajudar. Ao contrário, vai piorar a sensação de falta de espaço. Ao usar cores claras, seja nos revestimentos ou nos móveis, o cômodo ganha amplitude visual e dá a impressão de que é maior.

cozinha pequena 09

cozinha-pequena-11

Imagens: Tiny Spaces

Invista em mobiliário inteligente

(não, móvel não pensa)
Mobiliário inteligente é aquele que se adapta às suas necessidades sob qualquer aspecto. Isso inclui móveis desmontáveis, como cadeiras e mesas dobráveis, que podem ser colocados em uso quando for preciso e guardados depois, para liberar mais espaço na sua cozinha pequena.

cozinha pequena 08

Imagem: Tiny Spaces

Cuidado com o material da bancada

Afinal, é nela que você vai manipular alimentos. As de madeira são lindas, mas requerem uma manutenção mais frequente que as demais, porque de tempos em tempos, vai ser preciso reforçar a seladora para que não entre umidade nela.

cozinha pequena 01

Imagem: Small House Bliss

As de inox são as mais higiênicas, mas em compensação, se não forem de boa qualidade, empenam com o passar do tempo. Sempre apoie qualquer coisa quente nela com a ajuda de um descanso. Uma boa dica é usar o tampo inox na região da pia e deixar o restante da bancada em outro material, que pode até ser o mesmo dos armários, como nesse exemplo:

cozinha-pequena-04

Imagem: MIV Interiores

As de pedra (granito, silestone, mármore, etc.) são as mais usadas e, dependendo do material escolhido, são as mais em conta para serem feitas sob medida.

cozinha pequena 17

Imagem: Decorfacil

O que evitar?

Fogão (ou geladeira) de ladinho dos armários

Pense que circulação numa cozinha pequena tem que ser a mais prática possível. Um fogão posicionado “de lado” em relação aos armários só atrapalha o acesso à porta daquele armário; traduzindo em miúdos: espaço perdido, sem falar que o fogão parece que fica solto no meio do nada.

Imagem: Recanto Lagoinha

 Lixeira do lado da geladeira

Não queria nem ter que escrever isso, mas é incrível como tem gente que quer porque quer deixar a lixeira do lado da geladeira. A lixeira tem que ficar o mais longe possível dos alimentos, e isso serve também para aqueles lixinhos de pia. Além de atrair insetos, o mau cheiro pode ficar bem desagradável num lugar onde é preciso ter muita higiene.

cozinha pequena 16

Imagem: Jey Angela

 Fogão do lado da geladeira

Os fabricantes não recomendam deixar fogão e geladeira lado a lado por vários motivos. O fogão naturalmente aquece tudo adjacente a ele (principalmente se você usar bastante o forno) e quando a temperatura externa é alta, é como se a geladeira tivesse que trabalhar dobrado pra resfriar seu interior.

cozinha pequena 15a

Imagem: Airbnb

Com essas dicas, sua cozinha vai ficar muito mais funcional para sua rotina diária, mesmo ela sendo pequena. Ficou com alguma dúvida? Escreva sua pergunta aqui embaixo, no campo dos comentários. Será um prazer ajudar!


Tem mais Simplichique aqui:

5 Reviews on Cozinha pequena: dicas e inspirações para não passar aperto!

    1. Oi Sara, que alegria saber que você vai poder aproveitar minhas dicas! Tô aqui na torcida pra que sua cozinha seja um cantinho cada vez mais aconchegante aí na sua casa!
      Um super beijo!

  1. Eu não sei o lado q deixo o meu fogão. Do lado q sai para o fundo ou p lado q vai p sala e já tem as portas do quarto?

  2. Boa Noite , estou me mudando e não consigo arrumar meus armários de parede , a casa é muito torta .

  3. Boa tarde minha cozinha e comprida conforme o desenho certo ou errado na sequência vem geladeira pia e fogão mas tô achando muito bagunçado me manda mais dicas de como ficar uma cozinha bakana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *