Dicas de decoração: como valorizar a mesa de jantar da casa

Dicas de decoração: como valorizar a mesa de jantar da casa

Dicas de decoração: descubra como valorizar a mesa de jantar da sua casa em todas as refeições

Tem gente que não se importa de, na correria do dia a dia, comer de qualquer jeito, frente à bancada da cozinha ou mesmo sentado no sofá. 

Mas sabia que sentar-se à mesa de jantar ou mesa de café é um ato mais que educado, mas que demonstra respeito – não só à família, mas para com o seu corpo também. Podemos fazer estes momentos do dia mais especiais; uma experiência ainda mais alegre e satisfatória. O que acha?

O texto a seguir foi construído pensando em te dar algumas dicas sobre o que seria preciso você fazer para montar uma mesa de refeições perfeita. Levamos em consideração o ambiente caseiro e as diversas ocasiões que podemos ter nele, junto daqueles que mais amamos. Então, inspire-se com o material apresentado a seguir.

decoração mesa de jantar
Blog Camicado

No momento do café da manhã

Café da manhã dificilmente será motivo de evento social. Geralmente, este tempo é vivido sozinho ou em família. É o ato mais simples do dia e que não combina muito com extravagâncias. 

Então, nada de exagerar na mesa do café, combinado? Numa situação como esta, preferencialmente, use louças brancas e sem adornos. Isto ajudará a destacar aquilo que você come, lembrando o quanto é importante refeições mais saudáveis. 

A sua mesa de café da manhã de casa pode receber, é claro, alguns pequenos “agradinhos”. Por exemplo, um guardanapo de pano com um pequeno bordado em volta. Também algum vasinho ou jarra com plantas naturais, como raminhos de flores do campo. E os próprios pãezinhos e biscoitos oferecidos na ocasião podem ser os responsáveis pelos toques de cor na decoração.

mesa posta
Blog Maiara Costa
mesa posta
Revista Viva Decora

No almoço e jantar

Para os brasileiros, almoço e jantar são refeições muito importantes, em que a maioria das pessoas prefere sentar à mesa. Estes momentos do dia já podem ser compartilhados com amigos e colegas de trabalho. 

Claro que em um restaurante, você poderia ver decorações mais pomposas. Já em casa isto já não é necessário. Mas podemos pensar em algo mais elaborado para determinadas ocasiões.

Diferente do café da manhã, almoço e jantar já pedem mesas mais “vivas”. Alguns alimentos serviços nestes horários podem parecer mais apetitosos se servidos em pratos coloridos e até estampados. 

Outra opção seria utilizar outra vez o seu jogo de louças brancas, mas intercaladas com sousplats ou jogo americano e guardanapos coloridos – com anéis, laços ou fitas amarradas ao redor.

decoração mesa de jantar
Klickyes

Obviamente, nestes dois horários você pode manter, na mesa de jantar de casa, copos e até taças altas no lugar das xícaras. E também é permitido ornamentação com centros de mesa – que podem ser feitos de arranjos, velas, cestos de pães e mais. 

Os mesmos podem ficar posicionados bem no meio do móvel, marcados por um trilho de mesa, ou entre as travessas de alimentos, sobre uma toalha comum.

mesa posta
Patricia Junqueira
decoração mesa de jantar
Revista Viva Decora

Em ocasiões especiais

Agora, precisamos te lembrar de que – de acordo com o que recomendam os médicos, entre estas três refeições prolongadas deveríamos fazer outras refeições mais rápidas. 

E, de repente, um simples lanche da tarde pode se tornar um evento muito especial, como um chá de aniversário, por exemplo. E tem coisa mais gostosa do que receber os amigos durante o dia para conversar e matar a saudade?

É para estes momentos que servem aquelas peças de aparelho de jantar mais diferentonas que encontramos nas lojas.

Se fosse como ao exemplo que acabamos de dar, o que você utilizaria na sua mesa de jantar da sala? 

Bem, seria bacana louças estampadas, com cores alegres, lembrando o clima da estação – como em cores cítricas, tipo verde, amarelo e laranja, para o verão. E não podemos nos esquecer das várias peças de sousplat e jogo americano; há muitas opções incríveis à venda e ainda é possível fazer algumas de modo artesanal.

mesa posta
Lari Ribeiro Home

Neste texto vemos diversos exemplos lindos de peças assim. Por exemplo, apoio em madeira recortada em formato de coração. Sousplat feito de tecido bordado, crochê e trama de fibras naturais. E ainda os panos retangulares coloridos, perfeitos para dar mais alegria e estilo a uma decoração de mesa de refeições arrumada para recepcionar os amigos.

decoração mesa de jantar
Revista Viva Decora
mesa posta
Revista Viva Decora

Aqui vai uma última dica: quanto mais à noite e mais convidados tiver em sua casa, mais coloridas, escuras e requintadas devem ser as peças de decoração da sua mesa de jantar. 

Se quiser instigar a fome nas pessoas, use combinações como vermelho e verde; instigar alegria, cores como amarelo dourado e laranja; já a formalidade e o requinte, prata e tons de azul, por exemplo.

decoração mesa de jantar
Revista Viva Decora

Ficou com água na boca para experimentar um desses looks para sua mesa? experimente hoje mesmo!

Essas dicas de como embelezar a mesa de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta