Esse apartamento, que fica na Espanha, é a prova de que mesclar cores só traz alegria a um ambiente. Não precisa ter medo; é só ir equilibrando as coisas. Uma misturinha aqui, uma parede neutra ali… e assim, tudo fica bem harmonioso.
O projeto de interiores é do studio Masfotogénica que, inclusive, assina ambientações maravilhosas (momento tiete).
Eu bato sempre na mesma tecla: base neutra é a melhor maneira de não errar em um ambiente muito colorido. Veja como as paredes dessa sala são brancas. Isso ajuda a quebrar um pouco do excesso de tonalidades vibrantes espalhados ao longo do cômodo.
Uma dica que podemos aprender com essa sala é eleger uma peça na hora de colorir o cômodo para, a partir dela, definir o restante. Nesse caso, o sofá azul é o carro-chefe do ambiente; com isso, temos uma parede azul bebê bem clarinha, uma mesinha de centro turquesa, tapete com detalhes em tons de azul e vários objetos em cores que complementam e contrastam com as tonalidades escolhidas.
Um recurso muito legal para explorarmos é brincar com alturas diferentes de móveis e objetos. Observe como isso é feito nas mesinhas de centro: uma, bem mais baixinha que a outra, comporta um vaso vertical bem alto, mas que fica praticamente nivelado com a mesa maior. Isso equilibra visualmente todo o conjunto e dá mais dinamismo à decoração.
Todo o mobiliário é retrô (e não vintage, como já li em outros sites), o que, de certa forma, traz um quê de diversão ao projeto. Na mesma sala, temos um papel de parede anos 70 com o geometrismo bem característico do estilo retrô, que dá muito mais expressividade àquele cantinho.
Pratos coloridos foram usados como elementos decorativos, tanto apoiados em prateleiras quanto presos na parede. Isso levou um pouco mais de cor à parede clara e esse contraste reforçou o equilíbrio da distribuição de cores vibrantes. O segredo é não concentrar tudo num único ponto e sim, espalhar ao longo do ambiente.
Do lado oposto à mesa de jantar fica o hall de entrada. Note que o papel de parede cobriu, inclusive, as tampas do quadro de luz. Esse recurso é excelente para disfarçar objetos que não têm nenhum valor estético, porque camufla aquilo que não queremos ver e cria uma uniformidade visual. Fica aqui a dica!
A cozinha entra como um “respiro” da profusão de cores excessivas das salas. Com mobiliário predominantemente branco, alguns toques bem pontuais de cores e estamparia nas cadeiras trazem o colorido ao local, remetendo à decoração mais despojada do ambiente anterior mas, ao mesmo tempo, equilibrando todo o conjunto.
Em um dos quartos, mais uma vez vemos a base bem neutra (branca) harmonizando a decoração do apartamento, como um todo. Uma ideia bem bacana para quem curte viajar é fazer um grande mural de mapa e marcar, com alfinetes, as cidades que já visitamos.
Novamente, o azul entra em cena no quarto principal. A diferença da sala é que aqui, ele é usado numa posição quase que monocromática, sendo a estrela do ambiente. O papel de parede valoriza a cama e cria uma grande área focal, que atrai nosso olhar para contemplá-la.
Mesmo sendo um apartamento pequeno (65 m²), pela planta humanizada a gente percebe como todos os espaços foram bem aproveitados, e como todas as cores estão bem distribuídas.
Imagens: Masfotogénica
Viu como não é complicado usar cores? Conte aqui nos comentários o que você achou da decoração desse apartamento!
Tem mais Simplichique aqui:

Manu,
Imagino sua casa igualzinho a essa. Tão colorida e fofa!
Beijos e sucesso!!!
A minha é coloridinha tb, mas confesso que ainda tem alguns ambientes que não estão do jeito que eu queria! 🙁 rs
Beijão pra vc!
Lindo, Manuela, apartamento jovem, cheio de luz e com uma mescla de objetos sensacional. Cheio de detalhes interessantes. Achei lindas as cadeiras da cozinha e a zona da sala de jantar com as cadeiras diferentes. Nota mil nos quesitos criatividade e bom gosto! Bj
Verdade, Val! Esse studio assina projetos lindíssimos, todos com a mesma pegada. Gosto muito do trabalho deles!
Beijo!