Escrivaninha suspensa para área de estudos e de trabalho

Escrivaninha suspensa para área de estudos e de trabalho

Escrivaninha suspensa: aquele toque criativo no seu quarto ou escritório

Dedicação leva os seres humanos a grandes conquistas. Por isso, é importante investir algumas horas do dia para trabalho e estudo. Isto leva não só a ganhos financeiros, como principalmente ganhos de conhecimento – o que, definitivamente, não tem preço.

E para momentos como este, pode-se contar com a “boa e velha amiga” escrivaninha. Saiba mais sobre as vantagens oferecidas por esta linda peça de design.

Escrivaninhas são extremamente úteis

Nem toda decoração residencial necessariamente precisa de uma escrivaninha. Mas é preciso destacar que este tipo de móvel pode, sim, contribuir de modo muito especial para a ambientação de vários cômodos da casa. 

Entra nesta lista sala de estar, quarto infantil, quarto de casal, escritório e até mesmo cozinha e varanda. E seu uso, em todos estes casos, será sempre o mesmo: o servir de bancada de estudos ou de trabalho.

Na maioria das vezes, a escrivaninha de casa dá apoio a um monitor de PC ou a um notebook. Mas este móvel pode ainda ser usado como base para trabalhos manuais, como artesanatos. 

Sendo assim, sua estrutura precisa ser bem forte e com um acabamento bastante resistente. Ela pode ser em madeira maciça – versão mais comum – ou ainda apresentar partes em vidro.

home office
2MArquitetura Arquitetura e Interiores

Qual o real valor das escrivaninhas para a decoração de interiores?

Com uma simples escrivaninha é possível preencher um espaço inteiro – vago e sem utilidade, porém significativo – dentro de casa.  

Por exemplo, um canto especial para as crianças realizarem os deveres da escola. Ou um pequeno escritório para os pais trabalharem fora do expediente. E ainda uma mesa versátil, sendo utilizada, quando necessário, como bancada de refeições ou penteadeira.

escrivaninha
IStudio Arq + Design

Dependendo de como são posicionadas na decoração, as escrivaninhas podem ser um ponto focal de bastante destaque, atraindo, de imediato, a atenção do observador. 

Elas devem fazer conjunto com uma boa cadeira – de medidas compatíveis e formato ergonômico. E ainda podem receber acréscimos ornamentais – como uma luminária de mesa articulada, vasinhos de plantas, caixinhas e porta-trecos.

mesa de estudos
Mutabile Arquitetura e Design Gráfico

De fato, de acordo com o seu design e frequência de uso, as escrivaninhas podem ser as estrelas das decorações. Em certos casos, elas praticamente orientam as atividades permitidas em um cômodo e ou até ajudam a ditar o seu estilo. 

Podem fazer par com outros móveis existentes no mesmo local – em mesma cor e textura. Ou ainda apresentarem um design diferenciado, com é o caso das escrivaninhas suspensas.

bancada de estudos
Revista Viva Decora e Buji Decoração Reuso

Qual o diferencial das escrivaninhas suspensas?

A maioria das escrivaninhas a venda atualmente nas lojas possui um tampo e dois ou quatro pés de apoio. Em alguns casos, elas vêm também com um nicho inferior com gavetas e espaço para guardar a CPU de um computador. 

Porém, pode-se projetar modelos de escrivaninhas sob medida com um sistema de sustentação diferenciado. Um exemplo é as tais escrivaninhas suspensas.

escrivaninha
MIS ARQUITETURA E INTERIORES

A área vazia sob a mesa de estudos ou de trabalho precisa ser larga e alta o suficiente para caber o assento da cadeira mais as pernas de quem ali sentar. Quanto mais espaço livre tiver no local, mais a pessoa se sentirá confortável para realizar as suas tarefas. 

Por isto é que se diz que as escrivaninhas suspensas seriam mais vantajosas – sendo práticas e de visual leve, jamais comprometendo demais a decoração.

Escrivaninhas deste tipo são muitos fáceis de montar – e muito baratas também. Bastaria apenas uma simples tábua suspensa por braçadeiras ou cabos metálicos; cordas de fibras; ou ainda apoiada sobre ripas parafusadas na parede. 

Por não possuírem partes que vão até o piso, deixam a área do chão livre para gaveteiros, puffs, baús de brinquedos e mais.

escrivaninha suspensa
Renata Romeiro e Cristina Bozian
quarto de estudos
D&D Show

Na hora de montar a sua escrivaninha suspensa, esteja você atento aos mais diferentes detalhes. Acima de tudo, certifique-se de que a forma de sustentação escolhida para a mesa, de fato, garante a estabilidade e a resistência do conjunto. 

Segundo, que a altura do tampo vai ficar mesmo de acordo com os padrões indicados – preferencialmente em torno de 75 cm. 

Observe as imagens apresentadas neste texto. Elas mostram várias boas sugestões de escrivaninhas suspensas. 

Veja como algumas foram utilizadas em salas, circulações e quartos de hóspedes. E não deixe de perceber as sugestões de materialidade bem acessíveis – como é o caso das mesinhas feitas com pallets.

bancada para trabalho
Revista Viva Decora

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta